Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Cláudia Mendes
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/4914
Resumo: Esta dissertação tem objetivos focados na análise da utilização da Internet como fonte de informação durante o processo de decisão de compras do consumidor. O primeiro objetivo é o de rever o processo de decisão de compras e apresentar suas fases de modo a identificar um referencial conceitual que sustente o desenvolvimento do tema proposto. O segundo objetivo é o de apresentar o conceito de sobrecarga de informação e seus efeitos sobre o consumidor. O terceiro objetivo visa discutir conceitualmente a Internet como mídia e fonte de Informação. No quarto objetivo busca-se evidências de que a Internet contribui para o aumento da sobrecarga de informações. O quinto objetivo visa identificar os mecanismos e ferramentas criados para disponibilizar, acessar e facilitar a busca de informações na Internet. Finalmente, com o sexto objetivo, buscou-se identificar um referencial conceitual que ajude a fornecer uma base para o estudo sobre a busca de informações de compras na Internet evidenciando a utilização das ferramentas e mecanismos identificados, durante o processo de decisão de compras, destacando os que possam minimizar a sobrecarga de informação durante esse processo.
id FGV_dbe408a0c480b4d3cb71bff9ff0e93c9
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/4914
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Nogueira, Cláudia MendesEscolas::EAESPGuagliardi, Jose A.Arruda, Maria Cecilia Coutinho deLimeira, Tânia Maria Vidigal2010-04-20T20:15:07Z2010-04-20T20:15:07Z2001-04-27NOGUEIRA, Claudia Mendes. Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2001.http://hdl.handle.net/10438/4914Esta dissertação tem objetivos focados na análise da utilização da Internet como fonte de informação durante o processo de decisão de compras do consumidor. O primeiro objetivo é o de rever o processo de decisão de compras e apresentar suas fases de modo a identificar um referencial conceitual que sustente o desenvolvimento do tema proposto. O segundo objetivo é o de apresentar o conceito de sobrecarga de informação e seus efeitos sobre o consumidor. O terceiro objetivo visa discutir conceitualmente a Internet como mídia e fonte de Informação. No quarto objetivo busca-se evidências de que a Internet contribui para o aumento da sobrecarga de informações. O quinto objetivo visa identificar os mecanismos e ferramentas criados para disponibilizar, acessar e facilitar a busca de informações na Internet. Finalmente, com o sexto objetivo, buscou-se identificar um referencial conceitual que ajude a fornecer uma base para o estudo sobre a busca de informações de compras na Internet evidenciando a utilização das ferramentas e mecanismos identificados, durante o processo de decisão de compras, destacando os que possam minimizar a sobrecarga de informação durante esse processo.This dissertation focus on the Internet as an information source during the consumer decision making process. The first objective reviews this process presenting its phases and its framework. The second one presents the concept of information overload and the effect over the consumer. The third goal is the conceptualization of the Internet as a medium and information source. To achieve the forth objective is presented evidences that Internet contributes to the .growth of information overload. The fifth objective presents the tools and the mechanisms to access, search and find information on the web. Finally , the last objective presents conceptual references to help the study of the information seeking process for buying purposes on the web, presertting to 11s and mechanisms utilization during the process.porProcesso de decisão de compraComportamento do consumidorSobrecarga de informaçõesInternetBusca de informaçãoAdministração de empresasMarketing na internetInternetComércio eletrônicoCompras - Processo decisórioBusca de informações na internet e o processo de decisão de comprasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL1200101490.pdf1200101490.pdfPDFapplication/pdf6897954https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a85b8491-6f71-4750-b69b-64fe512f9571/downloadd3d2e7742a038c14f22d9a4025d5ed54MD51TEXT1200101490.pdf.txt1200101490.pdf.txtExtracted texttext/plain103122https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e64dc372-d6a2-4a86-b972-55dd2f973c79/download33c0ac01bbf0cbc8acac54eb14706845MD56THUMBNAIL1200101490.pdf.jpg1200101490.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2683https://repositorio.fgv.br/bitstreams/475c7fb0-013a-46bf-9349-e032fb0c34e0/downloadcf2e8423ae636e5a8e71b59865734a55MD5710438/49142023-11-08 18:58:07.739open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4914https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T18:58:07Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras
title Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras
spellingShingle Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras
Nogueira, Cláudia Mendes
Processo de decisão de compra
Comportamento do consumidor
Sobrecarga de informações
Internet
Busca de informação
Administração de empresas
Marketing na internet
Internet
Comércio eletrônico
Compras - Processo decisório
title_short Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras
title_full Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras
title_fullStr Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras
title_full_unstemmed Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras
title_sort Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras
author Nogueira, Cláudia Mendes
author_facet Nogueira, Cláudia Mendes
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Guagliardi, Jose A.
Arruda, Maria Cecilia Coutinho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Cláudia Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Limeira, Tânia Maria Vidigal
contributor_str_mv Limeira, Tânia Maria Vidigal
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de decisão de compra
Comportamento do consumidor
Sobrecarga de informações
Internet
Busca de informação
topic Processo de decisão de compra
Comportamento do consumidor
Sobrecarga de informações
Internet
Busca de informação
Administração de empresas
Marketing na internet
Internet
Comércio eletrônico
Compras - Processo decisório
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Marketing na internet
Internet
Comércio eletrônico
Compras - Processo decisório
description Esta dissertação tem objetivos focados na análise da utilização da Internet como fonte de informação durante o processo de decisão de compras do consumidor. O primeiro objetivo é o de rever o processo de decisão de compras e apresentar suas fases de modo a identificar um referencial conceitual que sustente o desenvolvimento do tema proposto. O segundo objetivo é o de apresentar o conceito de sobrecarga de informação e seus efeitos sobre o consumidor. O terceiro objetivo visa discutir conceitualmente a Internet como mídia e fonte de Informação. No quarto objetivo busca-se evidências de que a Internet contribui para o aumento da sobrecarga de informações. O quinto objetivo visa identificar os mecanismos e ferramentas criados para disponibilizar, acessar e facilitar a busca de informações na Internet. Finalmente, com o sexto objetivo, buscou-se identificar um referencial conceitual que ajude a fornecer uma base para o estudo sobre a busca de informações de compras na Internet evidenciando a utilização das ferramentas e mecanismos identificados, durante o processo de decisão de compras, destacando os que possam minimizar a sobrecarga de informação durante esse processo.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:15:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA, Claudia Mendes. Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2001.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/4914
identifier_str_mv NOGUEIRA, Claudia Mendes. Busca de informações na internet e o processo de decisão de compras. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2001.
url http://hdl.handle.net/10438/4914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a85b8491-6f71-4750-b69b-64fe512f9571/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e64dc372-d6a2-4a86-b972-55dd2f973c79/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/475c7fb0-013a-46bf-9349-e032fb0c34e0/download
bitstream.checksum.fl_str_mv d3d2e7742a038c14f22d9a4025d5ed54
33c0ac01bbf0cbc8acac54eb14706845
cf2e8423ae636e5a8e71b59865734a55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799582761380478976