Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Renata Braga Berenguer de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mello, Paula Roberta Callado Bezerra de, Melo, Francisco Vicente Sales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/278
Resumo: A capacidade inovadora desenvolvida por micro e pequenas empresas (MPES) pode ser determinante para o sucesso dessas no mercado. Este artigo objetiva analisar a relação entre o grau de inovação e o nível de gestão de MPES do setor de alimentos e bebidas. Para tanto, a perspectiva holística de inovação proposta pelo radar da inovação desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) foi adotada tendo-se como base as oito dimensões do modelo de excelência em gestão. Por meio de regressão linear múltipla foi possível verificar quais dimensões de gestão impactam o grau de inovação dessas empresas. Os resultados indicam que as dimensões ‘clientes’, ‘sociedade’, ‘informação e conhecimento’ e ‘processos’ são as principais determinantes da inovação nas micro e pequenas empresas estudadas do setor de alimentos e bebidas. O estudo contribui para literatura ao identificar que apesar de todas as dimensões do modelo de excelência em gestão ser indicadas como relevantes no processo de inovação das MPES, para o mercado analisado, essas tendem a sofrer variações, sendo mais relevante a dimensão ‘informação e conhecimento’.
id FIA-1_7dd7a00bdec45d5eda508a571050453d
oai_identifier_str oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/278
network_acronym_str FIA-1
network_name_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository_id_str
spelling Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidasGrau de inovaçãoGrau de gestãoRadar de inovaçãoMicro e pequena empresaA capacidade inovadora desenvolvida por micro e pequenas empresas (MPES) pode ser determinante para o sucesso dessas no mercado. Este artigo objetiva analisar a relação entre o grau de inovação e o nível de gestão de MPES do setor de alimentos e bebidas. Para tanto, a perspectiva holística de inovação proposta pelo radar da inovação desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) foi adotada tendo-se como base as oito dimensões do modelo de excelência em gestão. Por meio de regressão linear múltipla foi possível verificar quais dimensões de gestão impactam o grau de inovação dessas empresas. Os resultados indicam que as dimensões ‘clientes’, ‘sociedade’, ‘informação e conhecimento’ e ‘processos’ são as principais determinantes da inovação nas micro e pequenas empresas estudadas do setor de alimentos e bebidas. O estudo contribui para literatura ao identificar que apesar de todas as dimensões do modelo de excelência em gestão ser indicadas como relevantes no processo de inovação das MPES, para o mercado analisado, essas tendem a sofrer variações, sendo mais relevante a dimensão ‘informação e conhecimento’.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/27810.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i3.278Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 8 No. 3 (2016): Future Studies Research Journal; 138-165Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 8 n. 3 (2016): Future Studies Research Journal; 138-1652175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/278/377Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Renata Braga Berenguer deMello, Paula Roberta Callado Bezerra deMelo, Francisco Vicente Sales2017-01-11T11:15:03Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/278Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2017-01-11T11:15:03Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidas
title Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidas
spellingShingle Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidas
Vasconcelos, Renata Braga Berenguer de
Grau de inovação
Grau de gestão
Radar de inovação
Micro e pequena empresa
title_short Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidas
title_full Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidas
title_fullStr Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidas
title_full_unstemmed Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidas
title_sort Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidas
author Vasconcelos, Renata Braga Berenguer de
author_facet Vasconcelos, Renata Braga Berenguer de
Mello, Paula Roberta Callado Bezerra de
Melo, Francisco Vicente Sales
author_role author
author2 Mello, Paula Roberta Callado Bezerra de
Melo, Francisco Vicente Sales
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Renata Braga Berenguer de
Mello, Paula Roberta Callado Bezerra de
Melo, Francisco Vicente Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Grau de inovação
Grau de gestão
Radar de inovação
Micro e pequena empresa
topic Grau de inovação
Grau de gestão
Radar de inovação
Micro e pequena empresa
description A capacidade inovadora desenvolvida por micro e pequenas empresas (MPES) pode ser determinante para o sucesso dessas no mercado. Este artigo objetiva analisar a relação entre o grau de inovação e o nível de gestão de MPES do setor de alimentos e bebidas. Para tanto, a perspectiva holística de inovação proposta pelo radar da inovação desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) foi adotada tendo-se como base as oito dimensões do modelo de excelência em gestão. Por meio de regressão linear múltipla foi possível verificar quais dimensões de gestão impactam o grau de inovação dessas empresas. Os resultados indicam que as dimensões ‘clientes’, ‘sociedade’, ‘informação e conhecimento’ e ‘processos’ são as principais determinantes da inovação nas micro e pequenas empresas estudadas do setor de alimentos e bebidas. O estudo contribui para literatura ao identificar que apesar de todas as dimensões do modelo de excelência em gestão ser indicadas como relevantes no processo de inovação das MPES, para o mercado analisado, essas tendem a sofrer variações, sendo mais relevante a dimensão ‘informação e conhecimento’.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/278
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i3.278
url https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/278
identifier_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i3.278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/278/377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
dc.source.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 8 No. 3 (2016): Future Studies Research Journal; 138-165
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 8 n. 3 (2016): Future Studies Research Journal; 138-165
2175-5825
reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
instname:Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron:FIA
instname_str Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron_str FIA
institution FIA
reponame_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
collection Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository.name.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045836099190784