AS FORMAS DE VIVÊNCIA DA COMPETITIVIDADE PELOS ESTUDANTES NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Nathalia Medeiros
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cardoso,Danielly Santos dos Anjos, Costa,Laís Miranda Crispim, Santos,Regina Maria dos, Santos,Laíze Samara dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462017000300895
Resumo: Resumo O estudo que deu origem a este artigo foi do tipo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de analisar a vivência da competitividade pelo graduando de enfermagem. A coleta de dados foi realizada no período de março a maio de 2015. Os sujeitos foram vinte estudantes de graduação em enfermagem de duas instituições de ensino superior de Maceió, Alagoas. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada para levantamento das informações e posterior análise temática. O referencial teórico adotado para análise dos dados partiu da concepção de competição de Caniato e Rodrigues, que tem suas bases teóricas e filosóficas na psicanálise freudiana e na teoria crítica da Escola de Frankfurt, em especial Adorno e Horkheimer. Percebeu-se que a competitividade é parte da vivência dos estudantes por ser considerada uma característica inerente ao ser humano, que naturalmente convive com ela no sistema capitalista. Esse comportamento competitivo pôde ser aguçado na graduação de acordo com o ambiente, a personalidade/índole e situações experienciadas. Constatou-se a existência de um conflito, pois os estudantes viam a competitividade como uma necessidade ante o ‘mercado’ de trabalho, mas a consideravam uma característica de caráter mais negativo.
id FIOCRUZ-2_3566f74ef5e63a2b0117fd03e3e6668f
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462017000300895
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling AS FORMAS DE VIVÊNCIA DA COMPETITIVIDADE PELOS ESTUDANTES NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMeducação em enfermagemcomportamento competitivoenfermagemResumo O estudo que deu origem a este artigo foi do tipo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de analisar a vivência da competitividade pelo graduando de enfermagem. A coleta de dados foi realizada no período de março a maio de 2015. Os sujeitos foram vinte estudantes de graduação em enfermagem de duas instituições de ensino superior de Maceió, Alagoas. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada para levantamento das informações e posterior análise temática. O referencial teórico adotado para análise dos dados partiu da concepção de competição de Caniato e Rodrigues, que tem suas bases teóricas e filosóficas na psicanálise freudiana e na teoria crítica da Escola de Frankfurt, em especial Adorno e Horkheimer. Percebeu-se que a competitividade é parte da vivência dos estudantes por ser considerada uma característica inerente ao ser humano, que naturalmente convive com ela no sistema capitalista. Esse comportamento competitivo pôde ser aguçado na graduação de acordo com o ambiente, a personalidade/índole e situações experienciadas. Constatou-se a existência de um conflito, pois os estudantes viam a competitividade como uma necessidade ante o ‘mercado’ de trabalho, mas a consideravam uma característica de caráter mais negativo.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462017000300895Trabalho, Educação e Saúde v.15 n.3 2017reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00069info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Nathalia MedeirosCardoso,Danielly Santos dos AnjosCosta,Laís Miranda CrispimSantos,Regina Maria dosSantos,Laíze Samara dospor2017-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462017000300895Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2017-10-02T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv AS FORMAS DE VIVÊNCIA DA COMPETITIVIDADE PELOS ESTUDANTES NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title AS FORMAS DE VIVÊNCIA DA COMPETITIVIDADE PELOS ESTUDANTES NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
spellingShingle AS FORMAS DE VIVÊNCIA DA COMPETITIVIDADE PELOS ESTUDANTES NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Martins,Nathalia Medeiros
educação em enfermagem
comportamento competitivo
enfermagem
title_short AS FORMAS DE VIVÊNCIA DA COMPETITIVIDADE PELOS ESTUDANTES NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_full AS FORMAS DE VIVÊNCIA DA COMPETITIVIDADE PELOS ESTUDANTES NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_fullStr AS FORMAS DE VIVÊNCIA DA COMPETITIVIDADE PELOS ESTUDANTES NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_full_unstemmed AS FORMAS DE VIVÊNCIA DA COMPETITIVIDADE PELOS ESTUDANTES NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_sort AS FORMAS DE VIVÊNCIA DA COMPETITIVIDADE PELOS ESTUDANTES NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
author Martins,Nathalia Medeiros
author_facet Martins,Nathalia Medeiros
Cardoso,Danielly Santos dos Anjos
Costa,Laís Miranda Crispim
Santos,Regina Maria dos
Santos,Laíze Samara dos
author_role author
author2 Cardoso,Danielly Santos dos Anjos
Costa,Laís Miranda Crispim
Santos,Regina Maria dos
Santos,Laíze Samara dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Nathalia Medeiros
Cardoso,Danielly Santos dos Anjos
Costa,Laís Miranda Crispim
Santos,Regina Maria dos
Santos,Laíze Samara dos
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
comportamento competitivo
enfermagem
topic educação em enfermagem
comportamento competitivo
enfermagem
description Resumo O estudo que deu origem a este artigo foi do tipo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de analisar a vivência da competitividade pelo graduando de enfermagem. A coleta de dados foi realizada no período de março a maio de 2015. Os sujeitos foram vinte estudantes de graduação em enfermagem de duas instituições de ensino superior de Maceió, Alagoas. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada para levantamento das informações e posterior análise temática. O referencial teórico adotado para análise dos dados partiu da concepção de competição de Caniato e Rodrigues, que tem suas bases teóricas e filosóficas na psicanálise freudiana e na teoria crítica da Escola de Frankfurt, em especial Adorno e Horkheimer. Percebeu-se que a competitividade é parte da vivência dos estudantes por ser considerada uma característica inerente ao ser humano, que naturalmente convive com ela no sistema capitalista. Esse comportamento competitivo pôde ser aguçado na graduação de acordo com o ambiente, a personalidade/índole e situações experienciadas. Constatou-se a existência de um conflito, pois os estudantes viam a competitividade como uma necessidade ante o ‘mercado’ de trabalho, mas a consideravam uma característica de caráter mais negativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462017000300895
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462017000300895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00069
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.15 n.3 2017
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115634585665536