COMUNIDADE DE PRÁTICA E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcolino,Taís Quevedo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fantinatti,Eliane Nascimento, Gozzi,Alana de Paiva Nogueira Fornereto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000200643
Resumo: Resumo O cuidado em saúde mental é dependente de recursos humanos qualificados para responder dinamicamente às necessidades dos usuários dos serviços. A qualificação desse cuidado pela reflexão sobre os processos de trabalho é essencial para a efetivação da mudança para uma perspectiva comunitária e biopsicossocial. A comunidade de prática é um referencial teórico-metodológico que fomenta a aprendizagem colaborativa por meio do engajamento mútuo em projeto comum e da negociação de significados. A pesquisa teve por objetivo sistematizar a utilização da comunidade de prática para melhoria do cuidado em saúde mental via revisão sistemática no Portal de Periódicos da Capes e na Biblioteca Virtual em Saúde, em março de 2015. De 19 artigos encontrados, nove foram selecionados para análise. Os estudos avaliaram positivamente a comunidade de prática para melhorar os serviços oferecidos à população, oferecer capacitação com especialistas e implementar novos métodos de trabalho. Destacaram-se fragilidades (recursos financeiros, desalinhamento inicial entre os participantes, conflitos grupais) e potencialidades (engajamento real dos participantes; participação virtual; acesso a especialistas; integração de profissionais, usuários e familiares num único projeto; necessidades formativas em contexto). Espera-se elucidar possibilidades para a criação de estratégias formativas e investigativas para educação permanente em saúde mental.
id FIOCRUZ-2_8ba0ac399aa6be8e6d30ed5f8aaea4e2
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462018000200643
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling COMUNIDADE DE PRÁTICA E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICAsaúde mentaleducação permanentecomunidade de práticarecursos humanos em saúdeprática profissionalResumo O cuidado em saúde mental é dependente de recursos humanos qualificados para responder dinamicamente às necessidades dos usuários dos serviços. A qualificação desse cuidado pela reflexão sobre os processos de trabalho é essencial para a efetivação da mudança para uma perspectiva comunitária e biopsicossocial. A comunidade de prática é um referencial teórico-metodológico que fomenta a aprendizagem colaborativa por meio do engajamento mútuo em projeto comum e da negociação de significados. A pesquisa teve por objetivo sistematizar a utilização da comunidade de prática para melhoria do cuidado em saúde mental via revisão sistemática no Portal de Periódicos da Capes e na Biblioteca Virtual em Saúde, em março de 2015. De 19 artigos encontrados, nove foram selecionados para análise. Os estudos avaliaram positivamente a comunidade de prática para melhorar os serviços oferecidos à população, oferecer capacitação com especialistas e implementar novos métodos de trabalho. Destacaram-se fragilidades (recursos financeiros, desalinhamento inicial entre os participantes, conflitos grupais) e potencialidades (engajamento real dos participantes; participação virtual; acesso a especialistas; integração de profissionais, usuários e familiares num único projeto; necessidades formativas em contexto). Espera-se elucidar possibilidades para a criação de estratégias formativas e investigativas para educação permanente em saúde mental.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000200643Trabalho, Educação e Saúde v.16 n.2 2018reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00112info:eu-repo/semantics/openAccessMarcolino,Taís QuevedoFantinatti,Eliane NascimentoGozzi,Alana de Paiva Nogueira Forneretopor2018-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462018000200643Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2018-07-06T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNIDADE DE PRÁTICA E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title COMUNIDADE DE PRÁTICA E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
spellingShingle COMUNIDADE DE PRÁTICA E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Marcolino,Taís Quevedo
saúde mental
educação permanente
comunidade de prática
recursos humanos em saúde
prática profissional
title_short COMUNIDADE DE PRÁTICA E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full COMUNIDADE DE PRÁTICA E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_fullStr COMUNIDADE DE PRÁTICA E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full_unstemmed COMUNIDADE DE PRÁTICA E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_sort COMUNIDADE DE PRÁTICA E CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
author Marcolino,Taís Quevedo
author_facet Marcolino,Taís Quevedo
Fantinatti,Eliane Nascimento
Gozzi,Alana de Paiva Nogueira Fornereto
author_role author
author2 Fantinatti,Eliane Nascimento
Gozzi,Alana de Paiva Nogueira Fornereto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcolino,Taís Quevedo
Fantinatti,Eliane Nascimento
Gozzi,Alana de Paiva Nogueira Fornereto
dc.subject.por.fl_str_mv saúde mental
educação permanente
comunidade de prática
recursos humanos em saúde
prática profissional
topic saúde mental
educação permanente
comunidade de prática
recursos humanos em saúde
prática profissional
description Resumo O cuidado em saúde mental é dependente de recursos humanos qualificados para responder dinamicamente às necessidades dos usuários dos serviços. A qualificação desse cuidado pela reflexão sobre os processos de trabalho é essencial para a efetivação da mudança para uma perspectiva comunitária e biopsicossocial. A comunidade de prática é um referencial teórico-metodológico que fomenta a aprendizagem colaborativa por meio do engajamento mútuo em projeto comum e da negociação de significados. A pesquisa teve por objetivo sistematizar a utilização da comunidade de prática para melhoria do cuidado em saúde mental via revisão sistemática no Portal de Periódicos da Capes e na Biblioteca Virtual em Saúde, em março de 2015. De 19 artigos encontrados, nove foram selecionados para análise. Os estudos avaliaram positivamente a comunidade de prática para melhorar os serviços oferecidos à população, oferecer capacitação com especialistas e implementar novos métodos de trabalho. Destacaram-se fragilidades (recursos financeiros, desalinhamento inicial entre os participantes, conflitos grupais) e potencialidades (engajamento real dos participantes; participação virtual; acesso a especialistas; integração de profissionais, usuários e familiares num único projeto; necessidades formativas em contexto). Espera-se elucidar possibilidades para a criação de estratégias formativas e investigativas para educação permanente em saúde mental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000200643
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000200643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.16 n.2 2018
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115634800623616