EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes,Daniely Quintão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira,Adauto Emmerich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462017000100223
Resumo: Resumo Neste artigo, discutiu-se o processo de construção de uma proposta de educação em saúde para o pré-natal por gestantes e profissionais de saúde com base no referencial teórico de Paulo Freire. Foi realizado um estudo qualitativo apoiado na metodologia da pesquisa-ação em uma unidade básica de saúde do município de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, em 2014. Os dados foram coletados por meio da observação participante, com a gravação em áudio dos encontros. A análise do material ocorreu simultaneamente, e em cada reunião os resultados parciais eram submetidos à avaliação dos participantes, que novamente discutiam e refletiam sobre as conclusões obtidas. Tais avaliações possibilitaram a elaboração de um relatório final do processo com a proposição de ações de transformação da realidade. Os resultados mostraram que profissionais de saúde e gestantes contribuíam diferentemente e complementarmente na escolha de temas para a educação no pré-natal, evidenciando a importância da interação entre servidores e usuários na construção de projetos educativos fundamentados no diálogo. Também foram evidenciados problemas organizacionais e estruturais nos serviços de saúde que dificultavam a realização das atividades, tornando necessárias reflexões-ações que envolvam gestores e administradores do Sistema Único de Saúde, a fim de que a educação se torne uma prioridade.
id FIOCRUZ-2_f2e0158473ac0e7c7603eb7a04c30669
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462017000100223
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIREeducação em saúdecuidado pré-natalpesquisa qualitativaResumo Neste artigo, discutiu-se o processo de construção de uma proposta de educação em saúde para o pré-natal por gestantes e profissionais de saúde com base no referencial teórico de Paulo Freire. Foi realizado um estudo qualitativo apoiado na metodologia da pesquisa-ação em uma unidade básica de saúde do município de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, em 2014. Os dados foram coletados por meio da observação participante, com a gravação em áudio dos encontros. A análise do material ocorreu simultaneamente, e em cada reunião os resultados parciais eram submetidos à avaliação dos participantes, que novamente discutiam e refletiam sobre as conclusões obtidas. Tais avaliações possibilitaram a elaboração de um relatório final do processo com a proposição de ações de transformação da realidade. Os resultados mostraram que profissionais de saúde e gestantes contribuíam diferentemente e complementarmente na escolha de temas para a educação no pré-natal, evidenciando a importância da interação entre servidores e usuários na construção de projetos educativos fundamentados no diálogo. Também foram evidenciados problemas organizacionais e estruturais nos serviços de saúde que dificultavam a realização das atividades, tornando necessárias reflexões-ações que envolvam gestores e administradores do Sistema Único de Saúde, a fim de que a educação se torne uma prioridade.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462017000100223Trabalho, Educação e Saúde v.15 n.1 2017reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00047info:eu-repo/semantics/openAccessFagundes,Daniely QuintãoOliveira,Adauto Emmerichpor2017-01-20T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462017000100223Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2017-01-20T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE
title EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE
spellingShingle EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE
Fagundes,Daniely Quintão
educação em saúde
cuidado pré-natal
pesquisa qualitativa
title_short EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE
title_full EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE
title_fullStr EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE
title_sort EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE
author Fagundes,Daniely Quintão
author_facet Fagundes,Daniely Quintão
Oliveira,Adauto Emmerich
author_role author
author2 Oliveira,Adauto Emmerich
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes,Daniely Quintão
Oliveira,Adauto Emmerich
dc.subject.por.fl_str_mv educação em saúde
cuidado pré-natal
pesquisa qualitativa
topic educação em saúde
cuidado pré-natal
pesquisa qualitativa
description Resumo Neste artigo, discutiu-se o processo de construção de uma proposta de educação em saúde para o pré-natal por gestantes e profissionais de saúde com base no referencial teórico de Paulo Freire. Foi realizado um estudo qualitativo apoiado na metodologia da pesquisa-ação em uma unidade básica de saúde do município de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, em 2014. Os dados foram coletados por meio da observação participante, com a gravação em áudio dos encontros. A análise do material ocorreu simultaneamente, e em cada reunião os resultados parciais eram submetidos à avaliação dos participantes, que novamente discutiam e refletiam sobre as conclusões obtidas. Tais avaliações possibilitaram a elaboração de um relatório final do processo com a proposição de ações de transformação da realidade. Os resultados mostraram que profissionais de saúde e gestantes contribuíam diferentemente e complementarmente na escolha de temas para a educação no pré-natal, evidenciando a importância da interação entre servidores e usuários na construção de projetos educativos fundamentados no diálogo. Também foram evidenciados problemas organizacionais e estruturais nos serviços de saúde que dificultavam a realização das atividades, tornando necessárias reflexões-ações que envolvam gestores e administradores do Sistema Único de Saúde, a fim de que a educação se torne uma prioridade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462017000100223
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462017000100223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00047
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.15 n.1 2017
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115633824399360