Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Roberta de Freitas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dallari, Suely Gandolfi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
Texto Completo: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/264
Resumo: Ao que pese as diferenças nucleares entre os blocos União Europeia (UE) - supranacional e União das Nações Sul-americanas (UNASUL) - intergovernamental, em ambos as competências regionais em matéria sanitária não se sobrepõe às competências dos Estados-membros. No caso da União Europeia os art. 4, §2, k; art. 6, a; art. 168 do Tratado sobre o Funcionamento da UE confere apenas poderes para agir em complemento das políticas nacionais; enquanto na União de Nações Sul-americanas, nos artigos 2º e 3º, f de seu Tratado Constitutivo prevê como objetivo construir, de maneira participativa e consensuada, um espaço de integração, para que de forma consequente os Estados independentes possam garantir o acesso universal aos serviços de saúde às suas populações. Dessa forma, o objetivo é verificar as competências, a constituição histórico-regional, objetivos e potencialidades dessas instituições internacionais, criadas no âmbito desses blocos regionais, em influenciar as políticas regionais e nacionais de saúde. Tendo em vista a ampla gama de instituições internacionais que atuam de forma multisetorial na saúde, o estudo apresenta aqueles órgãos cujas competências são estabelecidas nos tratados constitutivos e decisões presidenciais e resoluções desses blocos. Para isso foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica no âmbito das Instituições da União Europeia e da Unasul. Um importante ponto de questionamento diz respeito à existência ou não de um diálogo entre essas instituições e os cidadãos dos blocos a que pertencem, uma vez que se parte do pressuposto que a democracia deve ser uma regra implícita no ‘jogo’ internacional.
id FIOCRUZ-3_e782c8bd8e11e8960f71b5e9de5055bf
oai_identifier_str oai:ojs.cadernos.prodisa.fiocruz.br:article/264
network_acronym_str FIOCRUZ-3
network_name_str Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
repository_id_str
spelling Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-RegionalAo que pese as diferenças nucleares entre os blocos União Europeia (UE) - supranacional e União das Nações Sul-americanas (UNASUL) - intergovernamental, em ambos as competências regionais em matéria sanitária não se sobrepõe às competências dos Estados-membros. No caso da União Europeia os art. 4, §2, k; art. 6, a; art. 168 do Tratado sobre o Funcionamento da UE confere apenas poderes para agir em complemento das políticas nacionais; enquanto na União de Nações Sul-americanas, nos artigos 2º e 3º, f de seu Tratado Constitutivo prevê como objetivo construir, de maneira participativa e consensuada, um espaço de integração, para que de forma consequente os Estados independentes possam garantir o acesso universal aos serviços de saúde às suas populações. Dessa forma, o objetivo é verificar as competências, a constituição histórico-regional, objetivos e potencialidades dessas instituições internacionais, criadas no âmbito desses blocos regionais, em influenciar as políticas regionais e nacionais de saúde. Tendo em vista a ampla gama de instituições internacionais que atuam de forma multisetorial na saúde, o estudo apresenta aqueles órgãos cujas competências são estabelecidas nos tratados constitutivos e decisões presidenciais e resoluções desses blocos. Para isso foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica no âmbito das Instituições da União Europeia e da Unasul. Um importante ponto de questionamento diz respeito à existência ou não de um diálogo entre essas instituições e os cidadãos dos blocos a que pertencem, uma vez que se parte do pressuposto que a democracia deve ser uma regra implícita no ‘jogo’ internacional.Fundação Oswaldo Cruz Brasília2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/26410.17566/ciads.v5i1.264Iberoamerican Journal of Health Law; Vol. 5 No. 1 (2016): (JAN/MAR. 2016); 179-204Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario; Vol. 5 Núm. 1 (2016): (JAN/MAR. 2016); 179-204Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário; v. 5 n. 1 (2016): (JAN/MAR. 2016); 179-2042358-18242317-839610.17566/ciads.v5i1reponame:Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/264/348Copyright (c) 2016 CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Roberta de FreitasDallari, Suely Gandolfi2016-10-18T11:29:00Zoai:ojs.cadernos.prodisa.fiocruz.br:article/264Revistahttp://www.cadernos.prodisa.fiocruz.brPUBhttp://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/oaicadernos.direitosanitario@fiocruz.br2358-18242317-8396opendoar:2016-10-18T11:29Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional
title Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional
spellingShingle Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional
Campos, Roberta de Freitas
title_short Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional
title_full Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional
title_fullStr Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional
title_full_unstemmed Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional
title_sort Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional
author Campos, Roberta de Freitas
author_facet Campos, Roberta de Freitas
Dallari, Suely Gandolfi
author_role author
author2 Dallari, Suely Gandolfi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Roberta de Freitas
Dallari, Suely Gandolfi
description Ao que pese as diferenças nucleares entre os blocos União Europeia (UE) - supranacional e União das Nações Sul-americanas (UNASUL) - intergovernamental, em ambos as competências regionais em matéria sanitária não se sobrepõe às competências dos Estados-membros. No caso da União Europeia os art. 4, §2, k; art. 6, a; art. 168 do Tratado sobre o Funcionamento da UE confere apenas poderes para agir em complemento das políticas nacionais; enquanto na União de Nações Sul-americanas, nos artigos 2º e 3º, f de seu Tratado Constitutivo prevê como objetivo construir, de maneira participativa e consensuada, um espaço de integração, para que de forma consequente os Estados independentes possam garantir o acesso universal aos serviços de saúde às suas populações. Dessa forma, o objetivo é verificar as competências, a constituição histórico-regional, objetivos e potencialidades dessas instituições internacionais, criadas no âmbito desses blocos regionais, em influenciar as políticas regionais e nacionais de saúde. Tendo em vista a ampla gama de instituições internacionais que atuam de forma multisetorial na saúde, o estudo apresenta aqueles órgãos cujas competências são estabelecidas nos tratados constitutivos e decisões presidenciais e resoluções desses blocos. Para isso foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica no âmbito das Instituições da União Europeia e da Unasul. Um importante ponto de questionamento diz respeito à existência ou não de um diálogo entre essas instituições e os cidadãos dos blocos a que pertencem, uma vez que se parte do pressuposto que a democracia deve ser uma regra implícita no ‘jogo’ internacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/264
10.17566/ciads.v5i1.264
url https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/264
identifier_str_mv 10.17566/ciads.v5i1.264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/264/348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz Brasília
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Iberoamerican Journal of Health Law; Vol. 5 No. 1 (2016): (JAN/MAR. 2016); 179-204
Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario; Vol. 5 Núm. 1 (2016): (JAN/MAR. 2016); 179-204
Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário; v. 5 n. 1 (2016): (JAN/MAR. 2016); 179-204
2358-1824
2317-8396
10.17566/ciads.v5i1
reponame:Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
collection Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos.direitosanitario@fiocruz.br
_version_ 1798942493506535424