Phlebotominae brasileiros: II - Psychodopygus wellcomei, nova espécie antropófila de flebótomo do grupo squamiventris, do Sul do Estado do Pará, Brasil (Diptera, Psychodidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraiha,Habib
Data de Publicação: 1971
Outros Autores: Shaw,Jeffrey J., Lainson,Ralph
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761971000300007
Resumo: Os autores descrevem os adultos de uma nova espécie de flebótomo do gênero Psychodopygus, grupo squamiventris, que ocorre no sul do Estado do Pará, Brasil, baseando-se em 7 exemplares machos e 8 fêmeas, coletados com isca humana ou animal. Os machos têm genitália complexa, bem característica, distinguindo-se fàcilmente das epécies afins. As fêmeas são muito semelhantes às das demais espécies do grupo, separando-se, porém, pelo aspecto dos dutos individuais inteiramente esclerotinizados, pelo número de dentes verticais do cibário, de 12 a 20, e plo comprimento do terceiro segmento antenal: 265 a 332μ. Ratificam o parecer de Martins et al. sôbre a identidade de "L. squamiventris" do Amapá, segundo Forattini, com P. maripaensis, e mostram o que lhes parece ser o aspecto natural da genitália do macho dessa espécie. Acreditam na importância da nova espécie na transmissão de Leishmaniose tegumentar para o homem, salientando ainda os hábitos diuturnos das fêmeas.
id FIOCRUZ-4_09874abd742a393af3f29941faadae1b
oai_identifier_str oai:scielo:S0074-02761971000300007
network_acronym_str FIOCRUZ-4
network_name_str Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
spelling Phlebotominae brasileiros: II - Psychodopygus wellcomei, nova espécie antropófila de flebótomo do grupo squamiventris, do Sul do Estado do Pará, Brasil (Diptera, Psychodidae)Os autores descrevem os adultos de uma nova espécie de flebótomo do gênero Psychodopygus, grupo squamiventris, que ocorre no sul do Estado do Pará, Brasil, baseando-se em 7 exemplares machos e 8 fêmeas, coletados com isca humana ou animal. Os machos têm genitália complexa, bem característica, distinguindo-se fàcilmente das epécies afins. As fêmeas são muito semelhantes às das demais espécies do grupo, separando-se, porém, pelo aspecto dos dutos individuais inteiramente esclerotinizados, pelo número de dentes verticais do cibário, de 12 a 20, e plo comprimento do terceiro segmento antenal: 265 a 332μ. Ratificam o parecer de Martins et al. sôbre a identidade de "L. squamiventris" do Amapá, segundo Forattini, com P. maripaensis, e mostram o que lhes parece ser o aspecto natural da genitália do macho dessa espécie. Acreditam na importância da nova espécie na transmissão de Leishmaniose tegumentar para o homem, salientando ainda os hábitos diuturnos das fêmeas.Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde1971-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761971000300007Memórias do Instituto Oswaldo Cruz v.69 n.3 1971reponame:Memórias do Instituto Oswaldo Cruzinstname:Fundação Oswaldo Cruzinstacron:FIOCRUZ10.1590/S0074-02761971000300007info:eu-repo/semantics/openAccessFraiha,HabibShaw,Jeffrey J.Lainson,Ralphpor2020-04-25T17:45:12Zhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.php0074-02761678-8060opendoar:null2020-04-26 01:59:34.555Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruztrue
dc.title.none.fl_str_mv Phlebotominae brasileiros: II - Psychodopygus wellcomei, nova espécie antropófila de flebótomo do grupo squamiventris, do Sul do Estado do Pará, Brasil (Diptera, Psychodidae)
title Phlebotominae brasileiros: II - Psychodopygus wellcomei, nova espécie antropófila de flebótomo do grupo squamiventris, do Sul do Estado do Pará, Brasil (Diptera, Psychodidae)
spellingShingle Phlebotominae brasileiros: II - Psychodopygus wellcomei, nova espécie antropófila de flebótomo do grupo squamiventris, do Sul do Estado do Pará, Brasil (Diptera, Psychodidae)
Fraiha,Habib
title_short Phlebotominae brasileiros: II - Psychodopygus wellcomei, nova espécie antropófila de flebótomo do grupo squamiventris, do Sul do Estado do Pará, Brasil (Diptera, Psychodidae)
title_full Phlebotominae brasileiros: II - Psychodopygus wellcomei, nova espécie antropófila de flebótomo do grupo squamiventris, do Sul do Estado do Pará, Brasil (Diptera, Psychodidae)
title_fullStr Phlebotominae brasileiros: II - Psychodopygus wellcomei, nova espécie antropófila de flebótomo do grupo squamiventris, do Sul do Estado do Pará, Brasil (Diptera, Psychodidae)
title_full_unstemmed Phlebotominae brasileiros: II - Psychodopygus wellcomei, nova espécie antropófila de flebótomo do grupo squamiventris, do Sul do Estado do Pará, Brasil (Diptera, Psychodidae)
title_sort Phlebotominae brasileiros: II - Psychodopygus wellcomei, nova espécie antropófila de flebótomo do grupo squamiventris, do Sul do Estado do Pará, Brasil (Diptera, Psychodidae)
author Fraiha,Habib
author_facet Fraiha,Habib
Shaw,Jeffrey J.
Lainson,Ralph
author_role author
author2 Shaw,Jeffrey J.
Lainson,Ralph
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraiha,Habib
Shaw,Jeffrey J.
Lainson,Ralph
dc.description.none.fl_txt_mv Os autores descrevem os adultos de uma nova espécie de flebótomo do gênero Psychodopygus, grupo squamiventris, que ocorre no sul do Estado do Pará, Brasil, baseando-se em 7 exemplares machos e 8 fêmeas, coletados com isca humana ou animal. Os machos têm genitália complexa, bem característica, distinguindo-se fàcilmente das epécies afins. As fêmeas são muito semelhantes às das demais espécies do grupo, separando-se, porém, pelo aspecto dos dutos individuais inteiramente esclerotinizados, pelo número de dentes verticais do cibário, de 12 a 20, e plo comprimento do terceiro segmento antenal: 265 a 332μ. Ratificam o parecer de Martins et al. sôbre a identidade de "L. squamiventris" do Amapá, segundo Forattini, com P. maripaensis, e mostram o que lhes parece ser o aspecto natural da genitália do macho dessa espécie. Acreditam na importância da nova espécie na transmissão de Leishmaniose tegumentar para o homem, salientando ainda os hábitos diuturnos das fêmeas.
description Os autores descrevem os adultos de uma nova espécie de flebótomo do gênero Psychodopygus, grupo squamiventris, que ocorre no sul do Estado do Pará, Brasil, baseando-se em 7 exemplares machos e 8 fêmeas, coletados com isca humana ou animal. Os machos têm genitália complexa, bem característica, distinguindo-se fàcilmente das epécies afins. As fêmeas são muito semelhantes às das demais espécies do grupo, separando-se, porém, pelo aspecto dos dutos individuais inteiramente esclerotinizados, pelo número de dentes verticais do cibário, de 12 a 20, e plo comprimento do terceiro segmento antenal: 265 a 332μ. Ratificam o parecer de Martins et al. sôbre a identidade de "L. squamiventris" do Amapá, segundo Forattini, com P. maripaensis, e mostram o que lhes parece ser o aspecto natural da genitália do macho dessa espécie. Acreditam na importância da nova espécie na transmissão de Leishmaniose tegumentar para o homem, salientando ainda os hábitos diuturnos das fêmeas.
publishDate 1971
dc.date.none.fl_str_mv 1971-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761971000300007
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761971000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0074-02761971000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Memórias do Instituto Oswaldo Cruz v.69 n.3 1971
reponame:Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
instname:Fundação Oswaldo Cruz
instacron:FIOCRUZ
reponame_str Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
collection Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
instname_str Fundação Oswaldo Cruz
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
repository.name.fl_str_mv Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1669937637939478528