Epidemiologia do desenvolvimento cognitivo de escolares em Jequié, Bahia, Brasil: procedimentos de avaliação e resultados gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Darci Neves
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Borges,Ana Patrícia V., Pereira,Paula Sanders, Chalhub,Anderson Almeida, Happé,Francesca, Silva,Rita C. Ribeiro, Assis,Ana Marlúcia O., Blanton,Ronald E., Parraga,Isabel M., Reis,Mitermayer G., Almeida Filho,Naomar M., Barreto,Maurício L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2002000300016
Resumo: Este artigo descreve metodologia, aplicação e utilidade do teste das Matrizes Progressivas de Raven e do Teste de Sondagem Intelectual (TSI), comparando-os ainda com o rendimento escolar do aluno, em Jequié, Bahia. O Raven, que avalia o raciocínio não-verbal, foi aplicado a 374 escolares (7 a 17 anos). Somente 231 TSI foram respondidos porque requeriam habilidades de leitura e escrita. Foram coletadas notas escolares para todos os participantes. Um questionário avaliando recursos da escola e perfil do professor foi respondido por duzentos professores. Os escores dos testes Raven e TSI apresentaram uma boa correlação entre si (r = 0,53, p < 0,001) porém menor com as médias escolares (r = 0,22, p < 0,001 e r = 0,12, p < 0,07 respectivamente). Os escores do Raven e do TSI apresentaram baixas correlações com os conceitos escolares. A média de escores, tanto no teste Raven como no TSI, foi maior entre os meninos, sendo superior o desempenho das meninas nas notas escolares. De maneira geral o nível de desempenho cognitivo encontrado está aquém do esperado em crianças do grupo de idade analisada.
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