Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozemberg,Brani
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Silva,Ana Paula Penna da, Vasconcellos-Silva,Paulo Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2002000600023
Resumo: A partir de entrevistas com profissionais de um hospital do Rio de Janeiro, avaliamos um conjunto de pressupostos, estratégias, preocupações e racionalidades dos profissionais que produzem mensagens impressas sobre doenças infecciosas. A maioria das produções revelou-se presa a uma lógica linear de comunicação, que pressupõe que a mensagem transmitida geraria um único e só efeito. A comunicação visual é tida como campo de conhecimento que o médico não "domina" mas no qual deposita expectativas, principalmente quando afirma os limites da linguagem escrita frente à clientela não alfabetizada. As preocupações mais freqüentes recaem sobre a "adequação da linguagem" (função denotativa e não semântica da linguagem) e sobre o aumento da "divulgação". As produções de impressos surgem atreladas à experiência profissional do atendimento, mas a inexistência de pesquisas prévias à produção, resulta em simplificações e generalizações sobre as dúvidas e questionamentos mais comuns do paciente, reforçando o estereótipo da clientela a partir de suas carências e necessidades. A interação com a clientela aparece, como exceção, em apenas duas das produções em análise, e amplia a relação dos profissionais com os valores e decisões tomadas em contextos sócio-culturais distintos.
id FIOCRUZ-5_d90c00a34f062e21ffb2e9931c874c76
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-311X2002000600023
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúdePropagandaServiços de SaúdeImpressos AvulsosA partir de entrevistas com profissionais de um hospital do Rio de Janeiro, avaliamos um conjunto de pressupostos, estratégias, preocupações e racionalidades dos profissionais que produzem mensagens impressas sobre doenças infecciosas. A maioria das produções revelou-se presa a uma lógica linear de comunicação, que pressupõe que a mensagem transmitida geraria um único e só efeito. A comunicação visual é tida como campo de conhecimento que o médico não "domina" mas no qual deposita expectativas, principalmente quando afirma os limites da linguagem escrita frente à clientela não alfabetizada. As preocupações mais freqüentes recaem sobre a "adequação da linguagem" (função denotativa e não semântica da linguagem) e sobre o aumento da "divulgação". As produções de impressos surgem atreladas à experiência profissional do atendimento, mas a inexistência de pesquisas prévias à produção, resulta em simplificações e generalizações sobre as dúvidas e questionamentos mais comuns do paciente, reforçando o estereótipo da clientela a partir de suas carências e necessidades. A interação com a clientela aparece, como exceção, em apenas duas das produções em análise, e amplia a relação dos profissionais com os valores e decisões tomadas em contextos sócio-culturais distintos.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2002000600023Cadernos de Saúde Pública v.18 n.6 2002reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X2002000600023info:eu-repo/semantics/openAccessRozemberg,BraniSilva,Ana Paula Penna daVasconcellos-Silva,Paulo Robertopor2002-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2002000600023Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2002-12-13T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúde
title Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúde
spellingShingle Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúde
Rozemberg,Brani
Propaganda
Serviços de Saúde
Impressos Avulsos
title_short Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúde
title_full Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúde
title_fullStr Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúde
title_full_unstemmed Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúde
title_sort Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúde
author Rozemberg,Brani
author_facet Rozemberg,Brani
Silva,Ana Paula Penna da
Vasconcellos-Silva,Paulo Roberto
author_role author
author2 Silva,Ana Paula Penna da
Vasconcellos-Silva,Paulo Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozemberg,Brani
Silva,Ana Paula Penna da
Vasconcellos-Silva,Paulo Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Serviços de Saúde
Impressos Avulsos
topic Propaganda
Serviços de Saúde
Impressos Avulsos
description A partir de entrevistas com profissionais de um hospital do Rio de Janeiro, avaliamos um conjunto de pressupostos, estratégias, preocupações e racionalidades dos profissionais que produzem mensagens impressas sobre doenças infecciosas. A maioria das produções revelou-se presa a uma lógica linear de comunicação, que pressupõe que a mensagem transmitida geraria um único e só efeito. A comunicação visual é tida como campo de conhecimento que o médico não "domina" mas no qual deposita expectativas, principalmente quando afirma os limites da linguagem escrita frente à clientela não alfabetizada. As preocupações mais freqüentes recaem sobre a "adequação da linguagem" (função denotativa e não semântica da linguagem) e sobre o aumento da "divulgação". As produções de impressos surgem atreladas à experiência profissional do atendimento, mas a inexistência de pesquisas prévias à produção, resulta em simplificações e generalizações sobre as dúvidas e questionamentos mais comuns do paciente, reforçando o estereótipo da clientela a partir de suas carências e necessidades. A interação com a clientela aparece, como exceção, em apenas duas das produções em análise, e amplia a relação dos profissionais com os valores e decisões tomadas em contextos sócio-culturais distintos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2002000600023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2002000600023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-311X2002000600023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública v.18 n.6 2002
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1754115721247326208