Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigênio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702013000200481 |
Resumo: | Pesquisas em ensino de ciências têm apontado a importância de uma discussão sobre a natureza da ciência. Um meio de se veicular uma concepção mais real da natureza da ciência seria os professores adotarem uma atitude filosófica sobre os conceitos que denotam entidades inobserváveis. No caso de conceitos já abandonados pelas teorias científicas - como o de flogisto - é comum apresentar que foram descartados porque nada representaram empiricamente. Porém, na época da utilização do conceito de flogisto, ele se inseria numa rede teórica que era explicativa e justificava a sua adoção. Este artigo defende a ideia de que a adoção de posições filosóficas perante conceitos científicos precisa ser respaldada pelo conhecimento acerca da história do conceito. |
id |
FIOCRUZ-7_9824a4676467a381905d3a783ac3445b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-59702013000200481 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-7 |
network_name_str |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigêniorealismoensino de ciênciasAntoine Laurent de Lavoisier (1743-1794)Pesquisas em ensino de ciências têm apontado a importância de uma discussão sobre a natureza da ciência. Um meio de se veicular uma concepção mais real da natureza da ciência seria os professores adotarem uma atitude filosófica sobre os conceitos que denotam entidades inobserváveis. No caso de conceitos já abandonados pelas teorias científicas - como o de flogisto - é comum apresentar que foram descartados porque nada representaram empiricamente. Porém, na época da utilização do conceito de flogisto, ele se inseria numa rede teórica que era explicativa e justificava a sua adoção. Este artigo defende a ideia de que a adoção de posições filosóficas perante conceitos científicos precisa ser respaldada pelo conhecimento acerca da história do conceito.Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702013000200481História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.20 n.2 2013reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0104-59702013005000006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marcos Rodrigues dapor2015-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S0104-59702013000200481Revistahttp://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hscience@coc.fiocruz.br1678-47580104-5970opendoar:2015-10-26T00:00História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigênio |
title |
Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigênio |
spellingShingle |
Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigênio Silva,Marcos Rodrigues da realismo ensino de ciências Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) |
title_short |
Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigênio |
title_full |
Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigênio |
title_fullStr |
Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigênio |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigênio |
title_sort |
Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigênio |
author |
Silva,Marcos Rodrigues da |
author_facet |
Silva,Marcos Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Marcos Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
realismo ensino de ciências Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) |
topic |
realismo ensino de ciências Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) |
description |
Pesquisas em ensino de ciências têm apontado a importância de uma discussão sobre a natureza da ciência. Um meio de se veicular uma concepção mais real da natureza da ciência seria os professores adotarem uma atitude filosófica sobre os conceitos que denotam entidades inobserváveis. No caso de conceitos já abandonados pelas teorias científicas - como o de flogisto - é comum apresentar que foram descartados porque nada representaram empiricamente. Porém, na época da utilização do conceito de flogisto, ele se inseria numa rede teórica que era explicativa e justificava a sua adoção. Este artigo defende a ideia de que a adoção de posições filosóficas perante conceitos científicos precisa ser respaldada pelo conhecimento acerca da história do conceito. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702013000200481 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702013000200481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-59702013005000006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.20 n.2 2013 reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhos instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
collection |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
repository.name.fl_str_mv |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hscience@coc.fiocruz.br |
_version_ |
1754115678057529344 |