Escola de Tempo Integral: resultados do projeto na proficiência dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Tufi Machado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Riani, Juliana de Lucena Ruas, Nóbrega, Mariana Calife, Silva, Neimar Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
Texto Completo: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3347
Resumo: Neste trabalho avaliam-se os efeitos do Projeto Escola de Tempo Integral, desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais desde o ano de 2007 nas escolas estaduais mineiras, nos resultados das avaliações em larga escala de Língua Portuguesa e Matemática. Nesse sentido, o projeto tem apresentado resultados positivos ao promover as proficiências dos alunos com defasagens de aprendizagem. O estudo observacional foi baseado nos resultados dos alunos de cerca de 1900 escolas que aderiram ao projeto entre 2006 e 2009, utilizando técnicas baseadas em escore de propensão e modelos multiníveis de regressão.
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spelling 2022-01-24T17:17:08Z2022-01-24T17:17:08Z2014SOARES, T. M. et al. Escola de tempo integral: resultados do projeto na proficiência dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, p. 111-130, jan./mar. 2014. 1809-4465http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/334710.1590/S0104-40362014000100006Neste trabalho avaliam-se os efeitos do Projeto Escola de Tempo Integral, desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais desde o ano de 2007 nas escolas estaduais mineiras, nos resultados das avaliações em larga escala de Língua Portuguesa e Matemática. Nesse sentido, o projeto tem apresentado resultados positivos ao promover as proficiências dos alunos com defasagens de aprendizagem. O estudo observacional foi baseado nos resultados dos alunos de cerca de 1900 escolas que aderiram ao projeto entre 2006 e 2009, utilizando técnicas baseadas em escore de propensão e modelos multiníveis de regressão.This work evaluates the effects of the project ‘Escola em Tempo Integral” (Fulltime school), developed by the government of Minas Gerais since 2007 at public schools, on the results of large scale evaluations of Math and Portuguese. The project is presenting positive results on the improvement of the proficiencies of the students who have a delay in learning process. The observational study was based on the results of students from about 1900 schools that acceded to the project between 2006 and 2009, using techniques based on propensity score and regression multilevel models.Governo e PolíticaCentro de Políticas Públicas e Avaliação da EducaçãoFundação João PinheiroCentro de Políticas Públicas e Avaliação da EducaçãoCentro de Políticas Públicas e Avaliação da EducaçãoEducação básicaAvaliação de políticas educacionaisEscola de Tempo IntegralModelo multinívelEscore de propensãoElementary schoolEvaluation of the educational policiesFull-time schoolMultilevel modelPropensity scoreEscola de Tempo Integral: resultados do projeto na proficiência dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas da rede estadual de Minas GeraisFull-time school: results from the project on the proficiency of elementary school students from the public schools in Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSoares, Tufi MachadoRiani, Juliana de Lucena RuasNóbrega, Mariana CalifeSilva, Neimar Fernandes daporreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILEscola de Tempo Integral.pdf.jpgEscola de Tempo Integral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg6162http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/30c7d7ba-56c7-4eb4-b419-5b37a5001b1a/download880d96f4294786c91cb58eb0cedca1e0MD510ORIGINALEscola de Tempo Integral.pdfEscola de Tempo Integral.pdfapplication/pdf443082http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/b2991552-8462-4b26-9e9f-4731d92c9122/downloade9c836b514e2656c8ca10dc530131b81MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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