As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bossle, Marilia Bonzanini
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nascimento, Luí­s Felipe Machado do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351
Resumo: O comércio justo visa estabelecer uma relação comercial e de cooperação entre os elos de uma cadeia produtiva, estimulando a produção sustentável e promovendo ganhos proporcionais entre os envolvidos. Estudos anteriores analisaram outros aspectos do processo de produção do algodão agroecológico. Este trabalho teve por objetivo analisar a comercialização dos produtos da Justa Trama, bem como as relações entre os elos finais desta cadeia de produção. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com visitas à sede da Justa Trama, em Porto Alegre, e entrevista com a sua presidente. A entrevista seguiu um roteiro com perguntas abertas que abordaram aspectos relacionados à comercialização dos produtos da cadeia e sobre como se dá a relação entre produtores, comerciantes e consumidores. O estudo permitiu identificar que as trocas realizadas na cadeia vão além das transações de mercado. A aprendizagem, disseminação do conhecimento e transparência nas relações apareceram como fortes caracterí­sticas das organizações.  A Justa Trama exerce um papel muito importante na comunidade onde está inserida. Com relação à comercialização dos produtos a maior parte das vendas são feitas em lojas alternativas ou feiras temáticas. Destaca-se o papel dos consumidores para o crescimento do comércio justo e da Justa Trama.
id FMU-2_48eff9fda60c7f03770b6a609c5f5500
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/351
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing ofINTERORGANIZATIONAL RELATIONSHIPS IN JUSTA TRAMA NETWORK AS A SUCCESS FACTOR IN THE PRODUCTION AND MARKETING OF ECOLOGICAL COTTON PRODUCTSRELACIONES INTERINSTITUCIONALES EN LA RÉD JUSTA TRAMA COMO UN FACTOR DE ÉXITO EN LA PRODUCCIÓN Y COMERCIALIZACIÓN DE LOS PRODUCTOS HECHOS CON ALGODÓN ECOLÓGICOComércio justoCadeia do algodão agroecológicoRelações interorganizacionaisOrgânicosDesenvolvimento sustentável.Fair TradeAgro ecological cotton chainInterorganizational relationshipOrganicSustainabilityComercio JustoCadena de algodón ecológicoRelaciones interinstitucionalesOrgánicoDesarrollo sostenibleO comércio justo visa estabelecer uma relação comercial e de cooperação entre os elos de uma cadeia produtiva, estimulando a produção sustentável e promovendo ganhos proporcionais entre os envolvidos. Estudos anteriores analisaram outros aspectos do processo de produção do algodão agroecológico. Este trabalho teve por objetivo analisar a comercialização dos produtos da Justa Trama, bem como as relações entre os elos finais desta cadeia de produção. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com visitas à sede da Justa Trama, em Porto Alegre, e entrevista com a sua presidente. A entrevista seguiu um roteiro com perguntas abertas que abordaram aspectos relacionados à comercialização dos produtos da cadeia e sobre como se dá a relação entre produtores, comerciantes e consumidores. O estudo permitiu identificar que as trocas realizadas na cadeia vão além das transações de mercado. A aprendizagem, disseminação do conhecimento e transparência nas relações apareceram como fortes caracterí­sticas das organizações.  A Justa Trama exerce um papel muito importante na comunidade onde está inserida. Com relação à comercialização dos produtos a maior parte das vendas são feitas em lojas alternativas ou feiras temáticas. Destaca-se o papel dos consumidores para o crescimento do comércio justo e da Justa Trama.Fair trade aims to establish a trading relationship and cooperation agreement between the links of a chain, stimulating and promoting sustainable production and proportional gains among stakeholders. Previous studies have examined other aspects of the production process of agro ecological cotton. This study aimed to analyze the marketing of Justa Trama, as well as relations between the final links in the chain of production. To that end, we conducted a case study, with visits to the headquarters of Justa Trama, in Porto Alegre, and interview with its president. The interview followed a script with open questions that addressed aspects related to the sale of products in the chain and how works the relationship between producers, traders and consumers. The study identified that the changes made in the chain go beyond market transactions. Learning, knowledge dissemination and transparency in relations appeared as strong features of organizations. Justa Trama plays an important role in the community where it operates. Regarding the marketing of products most sales are made in stores or alternative thematic fairs. We highlight the role of consumers in the growth of fair trade and Justa Trama.El comercio justo tiene por objeto establecer una relación de negocios y de cooperación entre los miembros de una cadena, fomento de la producción sostenible y la promoción de justa remuneración para todas las partes interesadas . Estudios previos examinar o notros aspectos del proceso de producción del algodón agroecológico. Este estudio tuvo como objetivo analizar la comercialización de los productos de la réd Justa Trama, así­ como las relaciones entre el último eslabón de esta cadena de producción. Para esto, se realizó un estudio de caso, con visitas a la sede de la cooperativa Justa Trama, en Porto Alegre, y entrevista con su presidente. La entrevista siguió un script con preguntas abiertas sobre aspectos relativos al a comercialización de la cadena de producción y cómo se da la relación entre productores, comerciantes y consumidores. El estudio reveló que las trocas que tuvieran lugar en la cadena van más allá de las transacciones del mercado. El aprendizaje, la difusión del conocimiento y la transparencia en las relaciones aparecieron como fuertes caracterí­sticas de las organizaciones. La réd Justa Trama desempeña un papel muy importante en la comunidad donde está ubicada. Con respecto a la comercialización de productos, la mayorí­a de las ventas se realizan en tiendas alternativas o ferias temáticas. Destacamos el papel de los consumidores en el crecimiento del comercio justo y de la réd Justa Trama.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2014-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo de caso,application/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 4 n. 2 (2014): (Maio/Ago.2014) Publicado em Ago./2014; 64-812318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351/pdfBossle, Marilia BonzaniniNascimento, Luí­s Felipe Machado doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T14:30:40Zoai:ojs.fmu.br:article/351Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-06T14:30:40Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of
INTERORGANIZATIONAL RELATIONSHIPS IN JUSTA TRAMA NETWORK AS A SUCCESS FACTOR IN THE PRODUCTION AND MARKETING OF ECOLOGICAL COTTON PRODUCTS
RELACIONES INTERINSTITUCIONALES EN LA RÉD JUSTA TRAMA COMO UN FACTOR DE ÉXITO EN LA PRODUCCIÓN Y COMERCIALIZACIÓN DE LOS PRODUCTOS HECHOS CON ALGODÓN ECOLÓGICO
title As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of
spellingShingle As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of
Bossle, Marilia Bonzanini
Comércio justo
Cadeia do algodão agroecológico
Relações interorganizacionais
Orgânicos
Desenvolvimento sustentável.
Fair Trade
Agro ecological cotton chain
Interorganizational relationship
Organic
Sustainability
Comercio Justo
Cadena de algodón ecológico
Relaciones interinstitucionales
Orgánico
Desarrollo sostenible
title_short As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of
title_full As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of
title_fullStr As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of
title_full_unstemmed As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of
title_sort As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of
author Bossle, Marilia Bonzanini
author_facet Bossle, Marilia Bonzanini
Nascimento, Luí­s Felipe Machado do
author_role author
author2 Nascimento, Luí­s Felipe Machado do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bossle, Marilia Bonzanini
Nascimento, Luí­s Felipe Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio justo
Cadeia do algodão agroecológico
Relações interorganizacionais
Orgânicos
Desenvolvimento sustentável.
Fair Trade
Agro ecological cotton chain
Interorganizational relationship
Organic
Sustainability
Comercio Justo
Cadena de algodón ecológico
Relaciones interinstitucionales
Orgánico
Desarrollo sostenible
topic Comércio justo
Cadeia do algodão agroecológico
Relações interorganizacionais
Orgânicos
Desenvolvimento sustentável.
Fair Trade
Agro ecological cotton chain
Interorganizational relationship
Organic
Sustainability
Comercio Justo
Cadena de algodón ecológico
Relaciones interinstitucionales
Orgánico
Desarrollo sostenible
description O comércio justo visa estabelecer uma relação comercial e de cooperação entre os elos de uma cadeia produtiva, estimulando a produção sustentável e promovendo ganhos proporcionais entre os envolvidos. Estudos anteriores analisaram outros aspectos do processo de produção do algodão agroecológico. Este trabalho teve por objetivo analisar a comercialização dos produtos da Justa Trama, bem como as relações entre os elos finais desta cadeia de produção. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com visitas à sede da Justa Trama, em Porto Alegre, e entrevista com a sua presidente. A entrevista seguiu um roteiro com perguntas abertas que abordaram aspectos relacionados à comercialização dos produtos da cadeia e sobre como se dá a relação entre produtores, comerciantes e consumidores. O estudo permitiu identificar que as trocas realizadas na cadeia vão além das transações de mercado. A aprendizagem, disseminação do conhecimento e transparência nas relações apareceram como fortes caracterí­sticas das organizações.  A Justa Trama exerce um papel muito importante na comunidade onde está inserida. Com relação à comercialização dos produtos a maior parte das vendas são feitas em lojas alternativas ou feiras temáticas. Destaca-se o papel dos consumidores para o crescimento do comércio justo e da Justa Trama.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
estudo de caso,
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 4 n. 2 (2014): (Maio/Ago.2014) Publicado em Ago./2014; 64-81
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945135491284992