Satisfação de usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa,Alexandre Hundertmarck
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa,Maristela Julio, Becker,Karine Thais, Vaucher,Ana Valéria Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300011
Resumo: INTRODUÇÃO: É necessário analisar a eficácia da protetização, considerando a necessidade de amplificação e dificuldade na comunicação. OBJETIVO: Analisar a satisfação de adultos e idosos, usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo, usando um questionário e pesquisar fatores que possam dificultar a adaptação. MÉTODO: Estudo retrospectivo de 56 pacientes, com idades entre 18 e 86 anos, perda auditiva de graus severo e profundo e protetizados por um programa de concessão de próteses auditivas, submetidos ao questionário [i]Satisfaction with Amplification in Daily Life[/i]. Foram calculadas as médias global, por subescala e por questão e deu-se ênfase às questões que resultaram em melhores e piores médias. RESULTADOS: 58,9% mulheres e 41,1% homens, cerca de 55% dos pacientes apresentaram perda auditiva de grau severo e 45% profundo. 87,5% referiu uso maior que 8 horas diárias. Os usuários acreditam que a aquisição da prótese auditiva foi a melhor opção e que esta auxilia muito no entendimento da fala. Sentem-se mais confiantes e capazes com a amplificação sonora e referem bom atendimento pelos profissionais do serviço. O desempenho ao telefone foi o problema encontrado. CONCLUSÃO: Foi demonstrado elevado grau de satisfação na população estudada. O grau da perda auditiva, assim como a incompatibilidade de sistemas entre telefone e bobina telefônica e a dificuldade no posicionamento do telefone são fatores que dificultam o bom desempenho ao telefone. A acentuada perda auditiva colabora para que a prótese auditiva seja parte integrante do dia-a-dia e essencial no auxílio à comunicação.
id FO-1_60bcd6fbac43f2d62edcf39859536636
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-48722010000300011
network_acronym_str FO-1
network_name_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Satisfação de usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundosaúde públicaperda auditivaauxiliares de audiçãosatisfação do pacienteadultoidosoINTRODUÇÃO: É necessário analisar a eficácia da protetização, considerando a necessidade de amplificação e dificuldade na comunicação. OBJETIVO: Analisar a satisfação de adultos e idosos, usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo, usando um questionário e pesquisar fatores que possam dificultar a adaptação. MÉTODO: Estudo retrospectivo de 56 pacientes, com idades entre 18 e 86 anos, perda auditiva de graus severo e profundo e protetizados por um programa de concessão de próteses auditivas, submetidos ao questionário [i]Satisfaction with Amplification in Daily Life[/i]. Foram calculadas as médias global, por subescala e por questão e deu-se ênfase às questões que resultaram em melhores e piores médias. RESULTADOS: 58,9% mulheres e 41,1% homens, cerca de 55% dos pacientes apresentaram perda auditiva de grau severo e 45% profundo. 87,5% referiu uso maior que 8 horas diárias. Os usuários acreditam que a aquisição da prótese auditiva foi a melhor opção e que esta auxilia muito no entendimento da fala. Sentem-se mais confiantes e capazes com a amplificação sonora e referem bom atendimento pelos profissionais do serviço. O desempenho ao telefone foi o problema encontrado. CONCLUSÃO: Foi demonstrado elevado grau de satisfação na população estudada. O grau da perda auditiva, assim como a incompatibilidade de sistemas entre telefone e bobina telefônica e a dificuldade no posicionamento do telefone são fatores que dificultam o bom desempenho ao telefone. A acentuada perda auditiva colabora para que a prótese auditiva seja parte integrante do dia-a-dia e essencial no auxílio à comunicação.Fundação Otorrinolaringologia2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300011Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.14 n.3 2010reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)instacron:FO10.1590/S1809-48722010000300011info:eu-repo/semantics/openAccessLessa,Alexandre HundertmarckCosta,Maristela JulioBecker,Karine ThaisVaucher,Ana Valéria Almeidapor2011-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S1809-48722010000300011Revistahttp://arquivosdeorl.org.br/edicoes_anteriores.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@forl.org.br1809-48721809-4856opendoar:2011-01-05T00:00Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação de usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo
title Satisfação de usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo
spellingShingle Satisfação de usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo
Lessa,Alexandre Hundertmarck
saúde pública
perda auditiva
auxiliares de audição
satisfação do paciente
adulto
idoso
title_short Satisfação de usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo
title_full Satisfação de usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo
title_fullStr Satisfação de usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo
title_full_unstemmed Satisfação de usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo
title_sort Satisfação de usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo
author Lessa,Alexandre Hundertmarck
author_facet Lessa,Alexandre Hundertmarck
Costa,Maristela Julio
Becker,Karine Thais
Vaucher,Ana Valéria Almeida
author_role author
author2 Costa,Maristela Julio
Becker,Karine Thais
Vaucher,Ana Valéria Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessa,Alexandre Hundertmarck
Costa,Maristela Julio
Becker,Karine Thais
Vaucher,Ana Valéria Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv saúde pública
perda auditiva
auxiliares de audição
satisfação do paciente
adulto
idoso
topic saúde pública
perda auditiva
auxiliares de audição
satisfação do paciente
adulto
idoso
description INTRODUÇÃO: É necessário analisar a eficácia da protetização, considerando a necessidade de amplificação e dificuldade na comunicação. OBJETIVO: Analisar a satisfação de adultos e idosos, usuários de próteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo, usando um questionário e pesquisar fatores que possam dificultar a adaptação. MÉTODO: Estudo retrospectivo de 56 pacientes, com idades entre 18 e 86 anos, perda auditiva de graus severo e profundo e protetizados por um programa de concessão de próteses auditivas, submetidos ao questionário [i]Satisfaction with Amplification in Daily Life[/i]. Foram calculadas as médias global, por subescala e por questão e deu-se ênfase às questões que resultaram em melhores e piores médias. RESULTADOS: 58,9% mulheres e 41,1% homens, cerca de 55% dos pacientes apresentaram perda auditiva de grau severo e 45% profundo. 87,5% referiu uso maior que 8 horas diárias. Os usuários acreditam que a aquisição da prótese auditiva foi a melhor opção e que esta auxilia muito no entendimento da fala. Sentem-se mais confiantes e capazes com a amplificação sonora e referem bom atendimento pelos profissionais do serviço. O desempenho ao telefone foi o problema encontrado. CONCLUSÃO: Foi demonstrado elevado grau de satisfação na população estudada. O grau da perda auditiva, assim como a incompatibilidade de sistemas entre telefone e bobina telefônica e a dificuldade no posicionamento do telefone são fatores que dificultam o bom desempenho ao telefone. A acentuada perda auditiva colabora para que a prótese auditiva seja parte integrante do dia-a-dia e essencial no auxílio à comunicação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-48722010000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.14 n.3 2010
reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron:FO
instname_str Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron_str FO
institution FO
reponame_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
collection Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@forl.org.br
_version_ 1754734826717446144