ESCOLA COMO AMBIENTE PROMOTOR DE SAÚDE, UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA VIDA PARA A VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luciene Rosa Ramos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Junior, Gilmar Antoniassi, Moreira, Norma de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/585
Resumo: Introdução: A escola da ponte, trata-se de uma escola pública que foi criada em 1976, localizadana cidade do porto, Portugal. Ela nasceu para procurar um sentido mais consistente na educação.Uma escola alocada dentro de um paradigma emancipatório, com o objetivo de desenvolver aolongo dos anos, uma organização pedagógica e metodológica, dentro de uma cultura reflexiva eassim sendo construir uma aprendizagem com autonomia. Dentro desta perspectiva, a Escola daPonte apresenta-se, com práticas educativas totalmente distanciadas do modelo tradicional, está,pois, organizada dentro de uma lógica de trabalhos por meio da metodologia de projetos, cujaresidência se faz no engendramento de equipes de trabalhos. Pode-se afirmar que ela possui umprojeto pedagógico sólido, inovador, além de contar com um forte envolvimento da sociedade quea compõe, no cotidiano da escola pode-se perceber a liberdade de ensinar e de aprender,combinando com uma adesão à pluralidade de ideias e de forma concomitante com apoio dediversas correntes pedagógicas. Neste entendimento, nota-se que a Escola da Ponte conseguiuquebrar as barreiras, até mesmo físicas da escola regular no que tange às salas de aula, e tambémà hierarquia dos seus comandos administrativos, e também não segue o padrão linear existente, ouseja a divisão em séries, porem tudo planejado e avaliado, sem romper com as exigências do país,no que diz respeito à educação. Trata-se de uma escola com padrões de inclusividade, e por assimser os alunos são organizados em grupos heterogêneos, e as dificuldades são resolvidos pelosprofessores que lá são chamados de orientadores de aprendizagem, e todas as questões sãoresolvidas por um núcleo, chamado Conselho de gestão, por meio de inúmeras reuniões. Umaescola com estrutura totalmente avessa ao que existe chamado de normal, uma escola feita poreducadores que acima de tudo têm compromisso com a escola e como o sucesso dos alunos, umaescola que acredita de verdade que o ser humano é sempre uma possibilidade, e sua basepedagógica é consistente, o que oferece aos seus educadores a oportunidade de enfrentarem osdesafios e terem coragem de se arriscarem em algo novo, e por assim ser uma escola com muitosresultados positivos e com credibilidade de todos que lá convivem. Objetivo: Refletir, descobrir edifundir no meio educacional uma forma diferenciada da realização da aprendizagem, e promoverdessa forma a saúde física e mental de seres humanos. Metodologia: Trata-se de um de um estudode caráter qualitativo com foco na reflexão da teoria inclusiva e da construção da aprendizagemproposta pela escola da Ponte. Será um trabalho com embasamento na observação e análise daproposta de planejamento e avaliação da escola, do nível de aprendizado dos alunos, doenvolvimento da comunidade escolar e da habilidade de resolução de problemas da equipe gestorae de coordenadores da educação. Esta observação terá a finalidade de analisar o clima escolar, oambiente físico, características estas que se colocam como promotoras da saúde, uma vez quepaz, serenidade, gera saúde mental e equilíbrio emocional para se aprender com motivação econcomitantemente obter resultados positivos. Será realizado oficialmente uma visita in loco e iráfazer de perto as referidas observações. Feito esse trabalho e aferidas as devidas constataçõesserão elaborados relatórios de conclusão e devidamente publicados como forma de incentivo àeducação de se investir em metodologias diferenciadas, e assim oportunizar a todos umaaprendizagem eficaz que os molde para o mundo em que estão. As observações percebidas eanalisadas serão devidamente recolhidas dentro de uma conduta ética, uma vez que o objetivo daproposta e de encontrar soluções diferenciadas para se aplicar no cotidiano das escolas, e dessa forma colaborar com a melhoria da saúde mental de crianças e até mesmo de adultos que com elaslidam. Considerações: A educação precisa urgente mudar os seus moldes de como ensinar eaprender. É preciso criar algo que atinja o coração das pessoas e as livre das angustias, do medo,do stress. É preciso algo que coloque os homens e mulheres na condição verdadeira de serhumano, com propriedade para exercer com dignidade uma profissão, ocupar com verdades umlugar que é dele nesse cenário mundial. O ser humano grita por alívio e quem é responsável por eleseguramente é a educação. Logo precisa-se de métodos que levem à uma verdadeira construçãodo conhecimento que favoreça a este ser humano ser finalmente ativo, criativo, proativo e tenhasegurança para viver. Neste sentido a Escola da Ponte vem propor esta brilhante metodologia, ouseja, uma oportunidade de construção de aprendizagem que vá em direção à formação humana econdizente com que a vida contemporânea vem exigindo. Assim espera-se que este trabalho possabeneficiar a população educacional, para que a mesma comece a perceber a necessidade demudanças nos ritmos de ensinar. Não se pode conceber crianças confinadas em uma sala de auladecorando fórmulas, sem nenhum sentido. É preciso ir além disso, precisa urgente acreditar naspossibilidades do homem e assim sendo provocar a sua inteligência, para que ela aprenda a seformar e a se integrar na vida, como lhe é de direito.
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Pode-se afirmar que ela possui umprojeto pedagógico sólido, inovador, além de contar com um forte envolvimento da sociedade quea compõe, no cotidiano da escola pode-se perceber a liberdade de ensinar e de aprender,combinando com uma adesão à pluralidade de ideias e de forma concomitante com apoio dediversas correntes pedagógicas. Neste entendimento, nota-se que a Escola da Ponte conseguiuquebrar as barreiras, até mesmo físicas da escola regular no que tange às salas de aula, e tambémà hierarquia dos seus comandos administrativos, e também não segue o padrão linear existente, ouseja a divisão em séries, porem tudo planejado e avaliado, sem romper com as exigências do país,no que diz respeito à educação. 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É preciso ir além disso, precisa urgente acreditar naspossibilidades do homem e assim sendo provocar a sua inteligência, para que ela aprenda a seformar e a se integrar na vida, como lhe é de direito.Faculdade Patos de Minas2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/585Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 No. Suppl.2 (2019): Proceedings of the IV Seminar on Health Promotion and II Forum of Scientific Initiation FPM; 58-59Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 Núm. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 58-59Psicologia e Saúde em debate; v. 5 n. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 58-592446-922X10.22289/2446-922X.V5S2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/585/348Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Luciene Rosa RamosJunior, Gilmar AntoniassiMoreira, Norma de Fátima2023-08-01T03:31:28Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/585Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:28Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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