CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Neusa Esméria da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407
Resumo: Introdução: O tema que intitula esse estudo, “Contribuições do supervisor pedagógico para e na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,” nasceu de questionamentos e dúvidas surgidas no decorrer da vida escolar e profissional, enquanto supervisora pedagógica. Durante o tempo que  desempenhei  a função de supervisora pedagógica  foi possível  sentir e observar  o crescimento e transformação pessoal, a ampliação da visão  de mundo e do repertório teórico e prático na busca de contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem na instituição. Desse modo, esse estudo aborda a prática do coordenador pedagógico e sua relação com a formação continuada dos professores em uma escola municipal que atende educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no município de Patos de Minas, MG. Objetivo: Com a finalidade de ressaltarmos o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, junto ao professor, o estudo traz à tona aspectos relevantes da prática docente no que se refere ao processo ensino aprendizagem e sua organização, bem como questões relacionadas às ações de formação continuada. Metodologia: Para esse fim recorremos à abordagem qualitativa, valendo-nos da observação e notas de campo, permeada pela pesquisa-ação, por ter sua base na vivencia profissional da autora. Considerações: O estudo levou-nos ao entendimento da importância do supervisor  pedagógico e  de sua ação na formação continuada  docente realizada na escola. Ressalta também a efetividade das ações desse profissional, através de intervenções/orientações, quer sejam diretas ou não, que acontecem no contexto do trabalho pedagógico na escola.
id FPM-1_5fff9ad47faaef82aa94119692a5a72e
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/407
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALSupervisor pedagógicoFormaçãoProfessoresIntrodução: O tema que intitula esse estudo, “Contribuições do supervisor pedagógico para e na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,” nasceu de questionamentos e dúvidas surgidas no decorrer da vida escolar e profissional, enquanto supervisora pedagógica. Durante o tempo que  desempenhei  a função de supervisora pedagógica  foi possível  sentir e observar  o crescimento e transformação pessoal, a ampliação da visão  de mundo e do repertório teórico e prático na busca de contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem na instituição. Desse modo, esse estudo aborda a prática do coordenador pedagógico e sua relação com a formação continuada dos professores em uma escola municipal que atende educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no município de Patos de Minas, MG. Objetivo: Com a finalidade de ressaltarmos o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, junto ao professor, o estudo traz à tona aspectos relevantes da prática docente no que se refere ao processo ensino aprendizagem e sua organização, bem como questões relacionadas às ações de formação continuada. Metodologia: Para esse fim recorremos à abordagem qualitativa, valendo-nos da observação e notas de campo, permeada pela pesquisa-ação, por ter sua base na vivencia profissional da autora. Considerações: O estudo levou-nos ao entendimento da importância do supervisor  pedagógico e  de sua ação na formação continuada  docente realizada na escola. Ressalta também a efetividade das ações desse profissional, através de intervenções/orientações, quer sejam diretas ou não, que acontecem no contexto do trabalho pedagógico na escola.Faculdade Patos de Minas2018-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 No. Suppl1 (2018); 61-61Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 Núm. Suppl1 (2018); 61-61Psicologia e Saúde em debate; v. 4 n. Suppl1 (2018); 61-612446-922X10.22289/V4S1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407/206Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Neusa Esméria da2023-08-01T03:31:20Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/407Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:20Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Silva, Neusa Esméria da
Supervisor pedagógico
Formação
Professores
title_short CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Silva, Neusa Esméria da
author_facet Silva, Neusa Esméria da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Neusa Esméria da
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisor pedagógico
Formação
Professores
topic Supervisor pedagógico
Formação
Professores
description Introdução: O tema que intitula esse estudo, “Contribuições do supervisor pedagógico para e na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,” nasceu de questionamentos e dúvidas surgidas no decorrer da vida escolar e profissional, enquanto supervisora pedagógica. Durante o tempo que  desempenhei  a função de supervisora pedagógica  foi possível  sentir e observar  o crescimento e transformação pessoal, a ampliação da visão  de mundo e do repertório teórico e prático na busca de contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem na instituição. Desse modo, esse estudo aborda a prática do coordenador pedagógico e sua relação com a formação continuada dos professores em uma escola municipal que atende educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no município de Patos de Minas, MG. Objetivo: Com a finalidade de ressaltarmos o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, junto ao professor, o estudo traz à tona aspectos relevantes da prática docente no que se refere ao processo ensino aprendizagem e sua organização, bem como questões relacionadas às ações de formação continuada. Metodologia: Para esse fim recorremos à abordagem qualitativa, valendo-nos da observação e notas de campo, permeada pela pesquisa-ação, por ter sua base na vivencia profissional da autora. Considerações: O estudo levou-nos ao entendimento da importância do supervisor  pedagógico e  de sua ação na formação continuada  docente realizada na escola. Ressalta também a efetividade das ações desse profissional, através de intervenções/orientações, quer sejam diretas ou não, que acontecem no contexto do trabalho pedagógico na escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407/206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 No. Suppl1 (2018); 61-61
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 Núm. Suppl1 (2018); 61-61
Psicologia e Saúde em debate; v. 4 n. Suppl1 (2018); 61-61
2446-922X
10.22289/V4S1
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042463750225920