CONTAR E ENCANTAR: a magia das histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Simone
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Neusa Esméria da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/574
Resumo: Introdução: Atualmente quase não se vê crianças com livros nas mãos, é muito mais comumencontra-las ligadas na tecnologia com seus tablets e celulares. Não se pode negar a importânciado uso da tecnologia e o uso da mesma pelas crianças, mas igualmente importante é entrar nomundo da leitura, do faz de conta. O livro, Contar História; Uma Arte Sem Idade; apresenta técnicasde como contar histórias para crianças em sala de aula, mostrando que contar história pode seruma arte. Este trabalho é resultado da elaboração, em fase final, de uma resenha acadêmica crítica,do livro “Contar Histórias, uma Arte sem Idade, que tem como autora, Betty Coelho”. Objetivo: Acontação de história é uma metodologia e também um recurso didático no trabalho pedagógico.Pode ser uma arte e para desenvolvê-la é preciso não apenas, gostar de crianças e de histórias, épreciso saber, o quê, como e porque contar histórias. Tem-se como objetivo ressaltar a importânciada contação de histórias para e no desenvolvimento da criança em idade escolar e ainda como essaatividade pode ser ressignificada através do uso de diferentes recursos. Metodologia: Foi realizadaanálise bibliográfica ancorada pela leitura prévia de textos de Vigotski, e Abramovich, que nospossibilitaram melhor compreensão dos aspectos do desenvolvimento humano na fase escolar einfantil bem como da importância da linguagem oral e da imaginação para as crianças. A contaçãode histórias, diverte, instrui e promove a socialização das crianças. Considerações: O estudopossibilitou-nos verificar a importância das histórias para as crianças, sua relação com o processode aprendizagem e como deve ser a postura pedagógica do professor para com essa atividade. Olivro foi estruturado em cinco capítulos que tratam da escolha, estudo, forma, narração e por fim asatividades que podem ser desenvolvidas a partir das histórias. O estudo sinaliza a importância doprofessor desenvolver atividades de contação de histórias, bem como a estrita relação dessa práticacom a formação de leitores. A autora ressalta pontos como a preparação do professor para otrabalho com história. Mostra também a permanente necessidade de estudo e pesquisa, educar éuma tarefa que exige empenho, dedicação e disposição para aprender sempre. Nesse contexto,contar histórias pode ser uma arte que ao mesmo que educa pode também encantar crianças.
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