ATIVOS COSMÉTICOS PARA O TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA GINÓIDE E ADIPOSIDADE LOCALIZADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Kelly de Abreu
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Lilian de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/249
Resumo: O tratamento tópico para a lipodistrofia, adiposidade localizada e a celulite é amplamente utilizado na estética, principalmente em associação a outros recursos terapêuticos estéticos, contribuindo na obtenção de resultados satisfatórios. Os ativos tópicos incluem agentes que aumentam o fluxo da microcirculação, que reduzem a lipogênese e promovem a lipólise, que restabelecem a estrutura normal da derme e do tecido subcutâneo, e agentes que eliminam os radicais livres ou impedem sua formação. O objetivo do estudo foi realizar uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre a ação dos principais ativos utilizados no tratamento da adiposidade localizada e celulite. Para tanto, foi realizada uma busca na base de dados Pubmed sobre os ativos tópicos utilizados no tratamento da celulite e adiposidade localizada, no período de 2006 a 2016.  Foram identificados alguns ativos lipolíticos como as metilxantinas, que atuam aumentando os níveis de AMPc, o retinol, que aumenta a espessura do colágeno dérmico e melhora o contorno das fibras elásticas, melhorando o aspecto da pele, e a L-carnitina, que auxilia na continuidade da lipólise. Como anticelulíticos foram encontrados o Ginkgo biloba e a Centella asiatica que atuam, basicamente, melhorando a circulação sanguínea. Apesar dos avanços na área da cosmetologia, não foram encontrados princípios ativos inovadores. As metilxantinas são predominantes no tratamento dessas duas condições. É inegável que o tratamento tópico satisfatório, em última análise, dependerá de observação e acompanhamento da condição.
id FPM-1_e6965a18dce963b166d77c9fc0752f7f
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/249
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling ATIVOS COSMÉTICOS PARA O TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA GINÓIDE E ADIPOSIDADE LOCALIZADAtecido adiposolipodistrofiacosméticosceluliteO tratamento tópico para a lipodistrofia, adiposidade localizada e a celulite é amplamente utilizado na estética, principalmente em associação a outros recursos terapêuticos estéticos, contribuindo na obtenção de resultados satisfatórios. Os ativos tópicos incluem agentes que aumentam o fluxo da microcirculação, que reduzem a lipogênese e promovem a lipólise, que restabelecem a estrutura normal da derme e do tecido subcutâneo, e agentes que eliminam os radicais livres ou impedem sua formação. O objetivo do estudo foi realizar uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre a ação dos principais ativos utilizados no tratamento da adiposidade localizada e celulite. Para tanto, foi realizada uma busca na base de dados Pubmed sobre os ativos tópicos utilizados no tratamento da celulite e adiposidade localizada, no período de 2006 a 2016.  Foram identificados alguns ativos lipolíticos como as metilxantinas, que atuam aumentando os níveis de AMPc, o retinol, que aumenta a espessura do colágeno dérmico e melhora o contorno das fibras elásticas, melhorando o aspecto da pele, e a L-carnitina, que auxilia na continuidade da lipólise. Como anticelulíticos foram encontrados o Ginkgo biloba e a Centella asiatica que atuam, basicamente, melhorando a circulação sanguínea. Apesar dos avanços na área da cosmetologia, não foram encontrados princípios ativos inovadores. As metilxantinas são predominantes no tratamento dessas duas condições. É inegável que o tratamento tópico satisfatório, em última análise, dependerá de observação e acompanhamento da condição.Faculdade Patos de Minas2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/24910.22289/V3N2A10Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 No. 2 (2017); 115-130Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 115-130Psicologia e Saúde em debate; v. 3 n. 2 (2017); 115-1302446-922X10.22289/2446-922X.V3N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/249/118Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Kelly de AbreuFerreira, Lilian de Abreu2023-08-01T03:31:12Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/249Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:12Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVOS COSMÉTICOS PARA O TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA GINÓIDE E ADIPOSIDADE LOCALIZADA
title ATIVOS COSMÉTICOS PARA O TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA GINÓIDE E ADIPOSIDADE LOCALIZADA
spellingShingle ATIVOS COSMÉTICOS PARA O TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA GINÓIDE E ADIPOSIDADE LOCALIZADA
Torres, Kelly de Abreu
tecido adiposo
lipodistrofia
cosméticos
celulite
title_short ATIVOS COSMÉTICOS PARA O TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA GINÓIDE E ADIPOSIDADE LOCALIZADA
title_full ATIVOS COSMÉTICOS PARA O TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA GINÓIDE E ADIPOSIDADE LOCALIZADA
title_fullStr ATIVOS COSMÉTICOS PARA O TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA GINÓIDE E ADIPOSIDADE LOCALIZADA
title_full_unstemmed ATIVOS COSMÉTICOS PARA O TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA GINÓIDE E ADIPOSIDADE LOCALIZADA
title_sort ATIVOS COSMÉTICOS PARA O TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA GINÓIDE E ADIPOSIDADE LOCALIZADA
author Torres, Kelly de Abreu
author_facet Torres, Kelly de Abreu
Ferreira, Lilian de Abreu
author_role author
author2 Ferreira, Lilian de Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Kelly de Abreu
Ferreira, Lilian de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv tecido adiposo
lipodistrofia
cosméticos
celulite
topic tecido adiposo
lipodistrofia
cosméticos
celulite
description O tratamento tópico para a lipodistrofia, adiposidade localizada e a celulite é amplamente utilizado na estética, principalmente em associação a outros recursos terapêuticos estéticos, contribuindo na obtenção de resultados satisfatórios. Os ativos tópicos incluem agentes que aumentam o fluxo da microcirculação, que reduzem a lipogênese e promovem a lipólise, que restabelecem a estrutura normal da derme e do tecido subcutâneo, e agentes que eliminam os radicais livres ou impedem sua formação. O objetivo do estudo foi realizar uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre a ação dos principais ativos utilizados no tratamento da adiposidade localizada e celulite. Para tanto, foi realizada uma busca na base de dados Pubmed sobre os ativos tópicos utilizados no tratamento da celulite e adiposidade localizada, no período de 2006 a 2016.  Foram identificados alguns ativos lipolíticos como as metilxantinas, que atuam aumentando os níveis de AMPc, o retinol, que aumenta a espessura do colágeno dérmico e melhora o contorno das fibras elásticas, melhorando o aspecto da pele, e a L-carnitina, que auxilia na continuidade da lipólise. Como anticelulíticos foram encontrados o Ginkgo biloba e a Centella asiatica que atuam, basicamente, melhorando a circulação sanguínea. Apesar dos avanços na área da cosmetologia, não foram encontrados princípios ativos inovadores. As metilxantinas são predominantes no tratamento dessas duas condições. É inegável que o tratamento tópico satisfatório, em última análise, dependerá de observação e acompanhamento da condição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/249
10.22289/V3N2A10
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/249
identifier_str_mv 10.22289/V3N2A10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/249/118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 No. 2 (2017); 115-130
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 115-130
Psicologia e Saúde em debate; v. 3 n. 2 (2017); 115-130
2446-922X
10.22289/2446-922X.V3N2
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042463231180800