Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851 |
Resumo: | RESUMO O seguinte trabalho se pauta em reflexões sobre a potencialidade da construção de maquetes para o ensino da Geografia, tendo neste objeto o ponto de partida para possíveis desequilíbrios mentais por parte dos educandos. Utilizamos como metodologia para sua confecção o estudo de Costella (2003) que divide sua construção em oito etapas distintas (contextualização; projeto; construção; croqui; legenda; relatório; conclusão; exposição). Temos ainda em Jean Piaget, a base para que sua construção seja abalizada em um ambiente pautado no diálogo entre os estudantes. Pensamos neste instrumento metodológico como o ponto de início e meio para o processo de construção do conhecimento e não o ponto final deste processo. A maquete se mostra neste trabalho como um recurso didático que leva a compreensão de saberes geográficos, levando ao modelo tridimensional do espaço geográfico as distintas relações sociais que vivemos como seres humanos convivendo no coletivo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia. Maquetes. Jean Piaget. ABSTRACT The following work is guided reflections on the potential construction of models for teaching Geography, and this object the starting point for possible mental health problems by the students. Used as a methodology for making the study of Costella (2003) dividing its construction in eight distinct stages (contextualization; design, construction, sketch, legend; report; conclusion; exposure). We have yet to Jean Piaget, the basis for its construction is authoritative in a guided environment in dialogue between students. We think this methodological tool as the starting point and a half to the process of knowledge construction and not the end point of this process. The model shown here as an educational resource that leads to understanding of geographic knowledge, leading to the three-dimensional model of the geographical space the different social relations that we live as human beings living in the collective. Keywords: Geography Teaching. Geography. Model. Jean Piaget. |
id |
FSA-3_3bd9a0ac519562e18b473de5ae0c39d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/851 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical EducationGeografiaRESUMO O seguinte trabalho se pauta em reflexões sobre a potencialidade da construção de maquetes para o ensino da Geografia, tendo neste objeto o ponto de partida para possíveis desequilíbrios mentais por parte dos educandos. Utilizamos como metodologia para sua confecção o estudo de Costella (2003) que divide sua construção em oito etapas distintas (contextualização; projeto; construção; croqui; legenda; relatório; conclusão; exposição). Temos ainda em Jean Piaget, a base para que sua construção seja abalizada em um ambiente pautado no diálogo entre os estudantes. Pensamos neste instrumento metodológico como o ponto de início e meio para o processo de construção do conhecimento e não o ponto final deste processo. A maquete se mostra neste trabalho como um recurso didático que leva a compreensão de saberes geográficos, levando ao modelo tridimensional do espaço geográfico as distintas relações sociais que vivemos como seres humanos convivendo no coletivo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia. Maquetes. Jean Piaget. ABSTRACT The following work is guided reflections on the potential construction of models for teaching Geography, and this object the starting point for possible mental health problems by the students. Used as a methodology for making the study of Costella (2003) dividing its construction in eight distinct stages (contextualization; design, construction, sketch, legend; report; conclusion; exposure). We have yet to Jean Piaget, the basis for its construction is authoritative in a guided environment in dialogue between students. We think this methodological tool as the starting point and a half to the process of knowledge construction and not the end point of this process. The model shown here as an educational resource that leads to understanding of geographic knowledge, leading to the three-dimensional model of the geographical space the different social relations that we live as human beings living in the collective. Keywords: Geography Teaching. Geography. Model. Jean Piaget.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do SulCorso, Cristina Pires; Mestranda em Geografia/UFRGS Professora da rede particular de Porto AlegreCostella, Roselane Zordan; Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/85110.12819/2015.12.3.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 160-172Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 160-1722317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/497http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/498http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/526http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/851/143http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/851/144Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-29T13:58:41Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/851Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-06-29T13:58:41Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education |
title |
Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education |
spellingShingle |
Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul Geografia |
title_short |
Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education |
title_full |
Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education |
title_fullStr |
Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education |
title_full_unstemmed |
Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education |
title_sort |
Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education |
author |
Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul |
author_facet |
Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul Corso, Cristina Pires; Mestranda em Geografia/UFRGS Professora da rede particular de Porto Alegre Costella, Roselane Zordan; Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author_role |
author |
author2 |
Corso, Cristina Pires; Mestranda em Geografia/UFRGS Professora da rede particular de Porto Alegre Costella, Roselane Zordan; Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul Corso, Cristina Pires; Mestranda em Geografia/UFRGS Professora da rede particular de Porto Alegre Costella, Roselane Zordan; Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia |
topic |
Geografia |
description |
RESUMO O seguinte trabalho se pauta em reflexões sobre a potencialidade da construção de maquetes para o ensino da Geografia, tendo neste objeto o ponto de partida para possíveis desequilíbrios mentais por parte dos educandos. Utilizamos como metodologia para sua confecção o estudo de Costella (2003) que divide sua construção em oito etapas distintas (contextualização; projeto; construção; croqui; legenda; relatório; conclusão; exposição). Temos ainda em Jean Piaget, a base para que sua construção seja abalizada em um ambiente pautado no diálogo entre os estudantes. Pensamos neste instrumento metodológico como o ponto de início e meio para o processo de construção do conhecimento e não o ponto final deste processo. A maquete se mostra neste trabalho como um recurso didático que leva a compreensão de saberes geográficos, levando ao modelo tridimensional do espaço geográfico as distintas relações sociais que vivemos como seres humanos convivendo no coletivo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia. Maquetes. Jean Piaget. ABSTRACT The following work is guided reflections on the potential construction of models for teaching Geography, and this object the starting point for possible mental health problems by the students. Used as a methodology for making the study of Costella (2003) dividing its construction in eight distinct stages (contextualization; design, construction, sketch, legend; report; conclusion; exposure). We have yet to Jean Piaget, the basis for its construction is authoritative in a guided environment in dialogue between students. We think this methodological tool as the starting point and a half to the process of knowledge construction and not the end point of this process. The model shown here as an educational resource that leads to understanding of geographic knowledge, leading to the three-dimensional model of the geographical space the different social relations that we live as human beings living in the collective. Keywords: Geography Teaching. Geography. Model. Jean Piaget. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851 10.12819/2015.12.3.9 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851 |
identifier_str_mv |
10.12819/2015.12.3.9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/497 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/498 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/526 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/851/143 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/851/144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 160-172 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 160-172 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907184832512 |