Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Corso, Cristina Pires; Mestranda em Geografia/UFRGS Professora da rede particular de Porto Alegre, Costella, Roselane Zordan; Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851
Resumo: RESUMO O seguinte trabalho se pauta em reflexões sobre a potencialidade da construção de maquetes para o ensino da Geografia, tendo neste objeto o ponto de partida para possíveis desequilíbrios mentais por parte dos educandos. Utilizamos como metodologia para sua confecção o estudo de Costella (2003) que divide sua construção em oito etapas distintas (contextualização; projeto; construção; croqui; legenda; relatório; conclusão; exposição). Temos ainda em Jean Piaget, a base para que sua construção seja abalizada em um ambiente pautado no diálogo entre os estudantes. Pensamos neste instrumento metodológico como o ponto de início e meio para o processo de construção do conhecimento e não o ponto final deste processo. A maquete se mostra neste trabalho como um recurso didático que leva a compreensão de saberes geográficos, levando ao modelo tridimensional do espaço geográfico as distintas relações sociais que vivemos como seres humanos convivendo no coletivo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia. Maquetes. Jean Piaget.  ABSTRACT The following work is guided reflections on the potential construction of models for teaching Geography, and this object the starting point for possible mental health problems by the students. Used as a methodology for making the study of Costella (2003) dividing its construction in eight distinct stages (contextualization; design, construction, sketch, legend; report; conclusion; exposure). We have yet to Jean Piaget, the basis for its construction is authoritative in a guided environment in dialogue between students. We think this methodological tool as the starting point and a half to the process of knowledge construction and not the end point of this process. The model shown here as an educational resource that leads to understanding of geographic knowledge, leading to the three-dimensional model of the geographical space the different social relations that we live as human beings living in the collective. Keywords: Geography Teaching. Geography. Model. Jean Piaget.
id FSA-3_3bd9a0ac519562e18b473de5ae0c39d1
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/851
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical EducationGeografiaRESUMO O seguinte trabalho se pauta em reflexões sobre a potencialidade da construção de maquetes para o ensino da Geografia, tendo neste objeto o ponto de partida para possíveis desequilíbrios mentais por parte dos educandos. Utilizamos como metodologia para sua confecção o estudo de Costella (2003) que divide sua construção em oito etapas distintas (contextualização; projeto; construção; croqui; legenda; relatório; conclusão; exposição). Temos ainda em Jean Piaget, a base para que sua construção seja abalizada em um ambiente pautado no diálogo entre os estudantes. Pensamos neste instrumento metodológico como o ponto de início e meio para o processo de construção do conhecimento e não o ponto final deste processo. A maquete se mostra neste trabalho como um recurso didático que leva a compreensão de saberes geográficos, levando ao modelo tridimensional do espaço geográfico as distintas relações sociais que vivemos como seres humanos convivendo no coletivo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia. Maquetes. Jean Piaget.  ABSTRACT The following work is guided reflections on the potential construction of models for teaching Geography, and this object the starting point for possible mental health problems by the students. Used as a methodology for making the study of Costella (2003) dividing its construction in eight distinct stages (contextualization; design, construction, sketch, legend; report; conclusion; exposure). We have yet to Jean Piaget, the basis for its construction is authoritative in a guided environment in dialogue between students. We think this methodological tool as the starting point and a half to the process of knowledge construction and not the end point of this process. The model shown here as an educational resource that leads to understanding of geographic knowledge, leading to the three-dimensional model of the geographical space the different social relations that we live as human beings living in the collective. Keywords: Geography Teaching. Geography. Model. Jean Piaget.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do SulCorso, Cristina Pires; Mestranda em Geografia/UFRGS Professora da rede particular de Porto AlegreCostella, Roselane Zordan; Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/85110.12819/2015.12.3.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 160-172Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 160-1722317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/497http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/498http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/526http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/851/143http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/851/144Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-29T13:58:41Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/851Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-06-29T13:58:41Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education
title Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education
spellingShingle Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education
Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Geografia
title_short Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education
title_full Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education
title_fullStr Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education
title_full_unstemmed Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education
title_sort Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education
author Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
author_facet Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Corso, Cristina Pires; Mestranda em Geografia/UFRGS Professora da rede particular de Porto Alegre
Costella, Roselane Zordan; Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author_role author
author2 Corso, Cristina Pires; Mestranda em Geografia/UFRGS Professora da rede particular de Porto Alegre
Costella, Roselane Zordan; Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo Pinto dos; Mestre em Geografia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria Professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Corso, Cristina Pires; Mestranda em Geografia/UFRGS Professora da rede particular de Porto Alegre
Costella, Roselane Zordan; Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
topic Geografia
description RESUMO O seguinte trabalho se pauta em reflexões sobre a potencialidade da construção de maquetes para o ensino da Geografia, tendo neste objeto o ponto de partida para possíveis desequilíbrios mentais por parte dos educandos. Utilizamos como metodologia para sua confecção o estudo de Costella (2003) que divide sua construção em oito etapas distintas (contextualização; projeto; construção; croqui; legenda; relatório; conclusão; exposição). Temos ainda em Jean Piaget, a base para que sua construção seja abalizada em um ambiente pautado no diálogo entre os estudantes. Pensamos neste instrumento metodológico como o ponto de início e meio para o processo de construção do conhecimento e não o ponto final deste processo. A maquete se mostra neste trabalho como um recurso didático que leva a compreensão de saberes geográficos, levando ao modelo tridimensional do espaço geográfico as distintas relações sociais que vivemos como seres humanos convivendo no coletivo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia. Maquetes. Jean Piaget.  ABSTRACT The following work is guided reflections on the potential construction of models for teaching Geography, and this object the starting point for possible mental health problems by the students. Used as a methodology for making the study of Costella (2003) dividing its construction in eight distinct stages (contextualization; design, construction, sketch, legend; report; conclusion; exposure). We have yet to Jean Piaget, the basis for its construction is authoritative in a guided environment in dialogue between students. We think this methodological tool as the starting point and a half to the process of knowledge construction and not the end point of this process. The model shown here as an educational resource that leads to understanding of geographic knowledge, leading to the three-dimensional model of the geographical space the different social relations that we live as human beings living in the collective. Keywords: Geography Teaching. Geography. Model. Jean Piaget.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851
10.12819/2015.12.3.9
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851
identifier_str_mv 10.12819/2015.12.3.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/497
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/498
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/851/526
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/851/143
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/851/144
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 160-172
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 160-172
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907184832512