Vale Quanto Compra: Consumo, Contemporaneidade E Subjetividade / It Is Worth As It Buys: Consumption, Contemporaneity And Subjectivity
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/845 |
Resumo: | RESUMO Este artigo objetiva colocar em cena que vivemos em uma sociedade em que ser consumidor se torna prerrogativa para a busca da cidadania e para a construção da identidade das pessoas.Utilizando a metodologia de revisão bibliográfica, este trabalho tem como resultados que, dentro da lógica de uma sociedade de consumidores, o processo de mercantilização não acontece somente em relação a objetos e a serviços, mas se estende a subjetividades e a pessoas. O consumo, como atividade central na vida do homem contemporâneo, se coloca como caminho para o alcance da felicidade, que está sempre projetada em algo ainda não alcançado, ainda não comprado, mas em vias de sê-lo. A não-satisfação movimenta a sociedade de consumo que utiliza técnicas de depreciação de produtos tão logo eles tenham sido adquiridos.Conclui-se que emerge uma lógica de valorização do novo e de vulgarização do anterior, que atinge não somente bens materiais, mas também costumes, hábitos, relacionamentos, valores e a subjetividade das pessoas. Palavras chave: Consumo. Contemporaneidade. Subjetividade. Identidade. Falta. ABSTRACT This article aims to understand that we live in a society where being a consumer becomes prerogative to seek citizenship and the construction of identity of persons. Using methodology of literature review, this work has the results, in according to the logic of a consumer society, the commodification process does not happen only in relation to objects and services, but it extends to the people and subjectivities. Consumption as a central activity in contemporary man's lives is placed as a path to achieve happiness, always projected into something not yet achieved, not purchased, but on the way to be. Thus, the non-satisfaction drives the consumer society using depreciation of technical products as soon as they have been acquired. Emerges a logic of valuation of new and debasement of the old things. Such logic affects material, but also the mores, habits, relationships, values and subjectivity in general. Keywords: Consumption. Contemporary. Subjectivity. Identity. Lack. |
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Vale Quanto Compra: Consumo, Contemporaneidade E Subjetividade / It Is Worth As It Buys: Consumption, Contemporaneity And SubjectivityPsicologia; SociaologiaRESUMO Este artigo objetiva colocar em cena que vivemos em uma sociedade em que ser consumidor se torna prerrogativa para a busca da cidadania e para a construção da identidade das pessoas.Utilizando a metodologia de revisão bibliográfica, este trabalho tem como resultados que, dentro da lógica de uma sociedade de consumidores, o processo de mercantilização não acontece somente em relação a objetos e a serviços, mas se estende a subjetividades e a pessoas. O consumo, como atividade central na vida do homem contemporâneo, se coloca como caminho para o alcance da felicidade, que está sempre projetada em algo ainda não alcançado, ainda não comprado, mas em vias de sê-lo. A não-satisfação movimenta a sociedade de consumo que utiliza técnicas de depreciação de produtos tão logo eles tenham sido adquiridos.Conclui-se que emerge uma lógica de valorização do novo e de vulgarização do anterior, que atinge não somente bens materiais, mas também costumes, hábitos, relacionamentos, valores e a subjetividade das pessoas. Palavras chave: Consumo. Contemporaneidade. Subjetividade. Identidade. Falta. ABSTRACT This article aims to understand that we live in a society where being a consumer becomes prerogative to seek citizenship and the construction of identity of persons. Using methodology of literature review, this work has the results, in according to the logic of a consumer society, the commodification process does not happen only in relation to objects and services, but it extends to the people and subjectivities. Consumption as a central activity in contemporary man's lives is placed as a path to achieve happiness, always projected into something not yet achieved, not purchased, but on the way to be. Thus, the non-satisfaction drives the consumer society using depreciation of technical products as soon as they have been acquired. Emerges a logic of valuation of new and debasement of the old things. Such logic affects material, but also the mores, habits, relationships, values and subjectivity in general. Keywords: Consumption. Contemporary. Subjectivity. Identity. Lack.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)não houve fomentoVeras, Lana; Universidade Federal do PiauíRosa, Carlos Mendes; Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio. Professor de psicologia no IBMR – LaureateCentro Universitário, Rio de Janeiro-RJ.2015-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/84510.12819/2015.12.3.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 215-231Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 215-2312317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/845/505http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/845/506http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/845/530http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/845/139Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-20T18:33:31Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/845Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-05-20T18:33:31Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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