História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista FSA |
Download full: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642 |
Summary: | Este ensaio propõe uma reflexão sobre a contribuição da história ambiental nos debates sobre ideias de natureza, elegendo o ambiente escolar como local por excelência para o desenvolvimento de cosmovisões autônomas capazes de articular demandas atuais e urgentes em nível global com seu próprio repertório de conhecimento local. No caso específico do Piauí, buscamos no exemplo da implantação de energia fotovoltaica no campus de Floriano do Instituto Federal do Piauí os elementos que demonstram o retorno positivo do envolvimento da comunidade no protagonismo dos projetos interligados ao sistema de geração de energia renovável, num pragmatismo que impacta diretamente a vida da comunidade, gerando fontes de renda e conhecimento. Amparamo-nos conceitualmente em Pádua (2010), Lopes (2010) e Leff (2005) para desenvolver a reflexão. Palavras-Chave: Educação Escolar. História Ambiental. Ideias de Natureza. ABSTRACT This essay proposes a reflection on the contribution of environmental history in debates about ideas of nature, choosing the school environment as a place par excellence for the development of autonomous cosmovisions capable of articulating current and urgent demands at a global level with its own repertoire of local knowledge. In the specific case of Piauí, in the example of the implementation of photovoltaic energy on the Floriano campus of the Federal Institute of Piauí, we sought elements that demonstrate the positive return of community involvement in the protagonism of projects connected to the renewable energy generation system, in a pragmatism that directly impacts the life of the community, generating sources of income and knowledge. We are conceptually supported by Pádua (2010), Lopes (2010) and Leff (2005) to develop the reflection. Keywords: School Education. Environmental History. Nature Ideas. |
id |
FSA-3_6de3f2b14e678aa73b35bce2178049d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2642 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About PiauíCiência políticaEste ensaio propõe uma reflexão sobre a contribuição da história ambiental nos debates sobre ideias de natureza, elegendo o ambiente escolar como local por excelência para o desenvolvimento de cosmovisões autônomas capazes de articular demandas atuais e urgentes em nível global com seu próprio repertório de conhecimento local. No caso específico do Piauí, buscamos no exemplo da implantação de energia fotovoltaica no campus de Floriano do Instituto Federal do Piauí os elementos que demonstram o retorno positivo do envolvimento da comunidade no protagonismo dos projetos interligados ao sistema de geração de energia renovável, num pragmatismo que impacta diretamente a vida da comunidade, gerando fontes de renda e conhecimento. Amparamo-nos conceitualmente em Pádua (2010), Lopes (2010) e Leff (2005) para desenvolver a reflexão. Palavras-Chave: Educação Escolar. História Ambiental. Ideias de Natureza. ABSTRACT This essay proposes a reflection on the contribution of environmental history in debates about ideas of nature, choosing the school environment as a place par excellence for the development of autonomous cosmovisions capable of articulating current and urgent demands at a global level with its own repertoire of local knowledge. In the specific case of Piauí, in the example of the implementation of photovoltaic energy on the Floriano campus of the Federal Institute of Piauí, we sought elements that demonstrate the positive return of community involvement in the protagonism of projects connected to the renewable energy generation system, in a pragmatism that directly impacts the life of the community, generating sources of income and knowledge. We are conceptually supported by Pádua (2010), Lopes (2010) and Leff (2005) to develop the reflection. Keywords: School Education. Environmental History. Nature Ideas.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CapesSousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do PiauíAraújo, Johny Santana deSantos Júnior, Raimundo Batista dos2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/264210.12819/2022.19.11.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 84-95Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 84-952317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493572http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493573http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493574http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2642/2055http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2642/2056Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:02:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2642Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-12-22T18:02:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí |
title |
História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí |
spellingShingle |
História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí Sousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do Piauí Ciência política |
title_short |
História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí |
title_full |
História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí |
title_fullStr |
História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí |
title_full_unstemmed |
História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí |
title_sort |
História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí |
author |
Sousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do Piauí |
author_facet |
Sousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do Piauí Araújo, Johny Santana de Santos Júnior, Raimundo Batista dos |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Johny Santana de Santos Júnior, Raimundo Batista dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do Piauí Araújo, Johny Santana de Santos Júnior, Raimundo Batista dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência política |
topic |
Ciência política |
description |
Este ensaio propõe uma reflexão sobre a contribuição da história ambiental nos debates sobre ideias de natureza, elegendo o ambiente escolar como local por excelência para o desenvolvimento de cosmovisões autônomas capazes de articular demandas atuais e urgentes em nível global com seu próprio repertório de conhecimento local. No caso específico do Piauí, buscamos no exemplo da implantação de energia fotovoltaica no campus de Floriano do Instituto Federal do Piauí os elementos que demonstram o retorno positivo do envolvimento da comunidade no protagonismo dos projetos interligados ao sistema de geração de energia renovável, num pragmatismo que impacta diretamente a vida da comunidade, gerando fontes de renda e conhecimento. Amparamo-nos conceitualmente em Pádua (2010), Lopes (2010) e Leff (2005) para desenvolver a reflexão. Palavras-Chave: Educação Escolar. História Ambiental. Ideias de Natureza. ABSTRACT This essay proposes a reflection on the contribution of environmental history in debates about ideas of nature, choosing the school environment as a place par excellence for the development of autonomous cosmovisions capable of articulating current and urgent demands at a global level with its own repertoire of local knowledge. In the specific case of Piauí, in the example of the implementation of photovoltaic energy on the Floriano campus of the Federal Institute of Piauí, we sought elements that demonstrate the positive return of community involvement in the protagonism of projects connected to the renewable energy generation system, in a pragmatism that directly impacts the life of the community, generating sources of income and knowledge. We are conceptually supported by Pádua (2010), Lopes (2010) and Leff (2005) to develop the reflection. Keywords: School Education. Environmental History. Nature Ideas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642 10.12819/2022.19.11.9 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.11.9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493572 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493573 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493574 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2642/2055 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2642/2056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 84-95 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 84-95 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944908237602816 |