História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí

Bibliographic Details
Main Author: Sousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do Piauí
Publication Date: 2022
Other Authors: Araújo, Johny Santana de, Santos Júnior, Raimundo Batista dos
Format: Article
Language: por
Source: Revista FSA
Download full: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642
Summary: Este ensaio propõe uma reflexão sobre a contribuição da história ambiental nos debates sobre ideias de natureza, elegendo o ambiente escolar como local por excelência para o desenvolvimento de cosmovisões autônomas capazes de articular demandas atuais e urgentes em nível global com seu próprio repertório de conhecimento local. No caso específico do Piauí, buscamos no exemplo da implantação de energia fotovoltaica no campus de Floriano do Instituto Federal do Piauí os elementos que demonstram o retorno positivo do envolvimento da comunidade no protagonismo dos projetos interligados ao sistema de geração de energia renovável, num pragmatismo que impacta diretamente a vida da comunidade, gerando fontes de renda e conhecimento. Amparamo-nos conceitualmente em Pádua (2010), Lopes (2010) e Leff (2005) para desenvolver a reflexão. Palavras-Chave: Educação Escolar. História Ambiental. Ideias de Natureza. ABSTRACT This essay proposes a reflection on the contribution of environmental history in debates about ideas of nature, choosing the school environment as a place par excellence for the development of autonomous cosmovisions capable of articulating current and urgent demands at a global level with its own repertoire of local knowledge. In the specific case of Piauí, in the example of the implementation of photovoltaic energy on the Floriano campus of the Federal Institute of Piauí, we sought elements that demonstrate the positive return of community involvement in the protagonism of projects connected to the renewable energy generation system, in a pragmatism that directly impacts the life of the community, generating sources of income and knowledge. We are conceptually supported by Pádua (2010), Lopes (2010) and Leff (2005) to develop the reflection. Keywords: School Education. Environmental History. Nature Ideas.
id FSA-3_6de3f2b14e678aa73b35bce2178049d1
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2642
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About PiauíCiência políticaEste ensaio propõe uma reflexão sobre a contribuição da história ambiental nos debates sobre ideias de natureza, elegendo o ambiente escolar como local por excelência para o desenvolvimento de cosmovisões autônomas capazes de articular demandas atuais e urgentes em nível global com seu próprio repertório de conhecimento local. No caso específico do Piauí, buscamos no exemplo da implantação de energia fotovoltaica no campus de Floriano do Instituto Federal do Piauí os elementos que demonstram o retorno positivo do envolvimento da comunidade no protagonismo dos projetos interligados ao sistema de geração de energia renovável, num pragmatismo que impacta diretamente a vida da comunidade, gerando fontes de renda e conhecimento. Amparamo-nos conceitualmente em Pádua (2010), Lopes (2010) e Leff (2005) para desenvolver a reflexão. Palavras-Chave: Educação Escolar. História Ambiental. Ideias de Natureza. ABSTRACT This essay proposes a reflection on the contribution of environmental history in debates about ideas of nature, choosing the school environment as a place par excellence for the development of autonomous cosmovisions capable of articulating current and urgent demands at a global level with its own repertoire of local knowledge. In the specific case of Piauí, in the example of the implementation of photovoltaic energy on the Floriano campus of the Federal Institute of Piauí, we sought elements that demonstrate the positive return of community involvement in the protagonism of projects connected to the renewable energy generation system, in a pragmatism that directly impacts the life of the community, generating sources of income and knowledge. We are conceptually supported by Pádua (2010), Lopes (2010) and Leff (2005) to develop the reflection. Keywords: School Education. Environmental History. Nature Ideas.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CapesSousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do PiauíAraújo, Johny Santana deSantos Júnior, Raimundo Batista dos2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/264210.12819/2022.19.11.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 84-95Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 84-952317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493572http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493573http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493574http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2642/2055http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2642/2056Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:02:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2642Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-12-22T18:02:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí
title História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí
spellingShingle História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí
Sousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do Piauí
Ciência política
title_short História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí
title_full História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí
title_fullStr História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí
title_full_unstemmed História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí
title_sort História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí
author Sousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do Piauí
author_facet Sousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do Piauí
Araújo, Johny Santana de
Santos Júnior, Raimundo Batista dos
author_role author
author2 Araújo, Johny Santana de
Santos Júnior, Raimundo Batista dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luís Carlos Albano Duarte; Universidade Federal do Piauí
Araújo, Johny Santana de
Santos Júnior, Raimundo Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência política
topic Ciência política
description Este ensaio propõe uma reflexão sobre a contribuição da história ambiental nos debates sobre ideias de natureza, elegendo o ambiente escolar como local por excelência para o desenvolvimento de cosmovisões autônomas capazes de articular demandas atuais e urgentes em nível global com seu próprio repertório de conhecimento local. No caso específico do Piauí, buscamos no exemplo da implantação de energia fotovoltaica no campus de Floriano do Instituto Federal do Piauí os elementos que demonstram o retorno positivo do envolvimento da comunidade no protagonismo dos projetos interligados ao sistema de geração de energia renovável, num pragmatismo que impacta diretamente a vida da comunidade, gerando fontes de renda e conhecimento. Amparamo-nos conceitualmente em Pádua (2010), Lopes (2010) e Leff (2005) para desenvolver a reflexão. Palavras-Chave: Educação Escolar. História Ambiental. Ideias de Natureza. ABSTRACT This essay proposes a reflection on the contribution of environmental history in debates about ideas of nature, choosing the school environment as a place par excellence for the development of autonomous cosmovisions capable of articulating current and urgent demands at a global level with its own repertoire of local knowledge. In the specific case of Piauí, in the example of the implementation of photovoltaic energy on the Floriano campus of the Federal Institute of Piauí, we sought elements that demonstrate the positive return of community involvement in the protagonism of projects connected to the renewable energy generation system, in a pragmatism that directly impacts the life of the community, generating sources of income and knowledge. We are conceptually supported by Pádua (2010), Lopes (2010) and Leff (2005) to develop the reflection. Keywords: School Education. Environmental History. Nature Ideas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642
10.12819/2022.19.11.9
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.11.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493572
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493573
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2642/491493574
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2642/2055
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2642/2056
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 84-95
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 84-95
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908237602816