Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Wellington Kelvin Souza da; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Bispo, Suelen Cristaldo; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Santos, Luiz Miguel Renda dos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013
Resumo: Esta pesquisa visa investigar quais são as tecnologias de informação e comunicação (TICs) que estão sendo utilizadas pelos professores nas aulas dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. Para a coleta de dados, aplicou-se uma survey a 112 professores, os quais foram analisados por meio de estatística descritiva. Como resultados, verificou-se que os hardwares usados em maior frequência são os computadores e tabletes; e dentre os softwares listam-se os mais básicos como PowerPoint, excel e word. Dentre outros tipos de softwares utilizados, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), Edmodo, Paint brush, e outros. Ademais, constatou-se que os principais problemas encontrados para a não utilização das TICs é a falta de manutenção de equipamentos que não suportam os programas, que não funcionam, falta de cabeamento adequado, problemas com internet, etc. Palavras-chave: Educação. TICS. Recursos Tecnológicos.  ABSTRACT This research aims to investigate which are the information and communication technologies (ICTs) that are being used by the teachers in the accounting courses of Brazilian federal universities. For data collection, a survey was applied to 112 teachers, who were analyzed using descriptive statistics. As a result, the most frequently used hardware was found to be computers and tablets; and among the softwares are listed the most basic as PowerPoint, excel and word. Other types of software used include virtual learning environments (VLE), Edmodo, Paint brush, and others. In addition, it was found that the main problems encountered in not using ICTs are the lack of maintenance of equipment that does not support the programs, that do not work, lack of proper cabling, problems with the Internet, etc. Keywords: Education. ICT. Technological Resources.
id FSA-3_affe2f2dc13e61485249966a8c76a75d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2013
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal UniversitiesContabilidadeEsta pesquisa visa investigar quais são as tecnologias de informação e comunicação (TICs) que estão sendo utilizadas pelos professores nas aulas dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. Para a coleta de dados, aplicou-se uma survey a 112 professores, os quais foram analisados por meio de estatística descritiva. Como resultados, verificou-se que os hardwares usados em maior frequência são os computadores e tabletes; e dentre os softwares listam-se os mais básicos como PowerPoint, excel e word. Dentre outros tipos de softwares utilizados, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), Edmodo, Paint brush, e outros. Ademais, constatou-se que os principais problemas encontrados para a não utilização das TICs é a falta de manutenção de equipamentos que não suportam os programas, que não funcionam, falta de cabeamento adequado, problemas com internet, etc. Palavras-chave: Educação. TICS. Recursos Tecnológicos.  ABSTRACT This research aims to investigate which are the information and communication technologies (ICTs) that are being used by the teachers in the accounting courses of Brazilian federal universities. For data collection, a survey was applied to 112 teachers, who were analyzed using descriptive statistics. As a result, the most frequently used hardware was found to be computers and tablets; and among the softwares are listed the most basic as PowerPoint, excel and word. Other types of software used include virtual learning environments (VLE), Edmodo, Paint brush, and others. In addition, it was found that the main problems encountered in not using ICTs are the lack of maintenance of equipment that does not support the programs, that do not work, lack of proper cabling, problems with the Internet, etc. Keywords: Education. ICT. Technological Resources.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.brCosta, Wellington Kelvin Souza da; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMSBispo, Suelen Cristaldo; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMSSantos, Luiz Miguel Renda dos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/201310.12819/2020.17.5.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 42-61Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 42-612317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013/491492226http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013/491492227http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2013/1281Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-20T11:57:02Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2013Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-07-20T11:57:02Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities
title Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities
spellingShingle Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities
Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br
Contabilidade
title_short Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities
title_full Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities
title_fullStr Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities
title_full_unstemmed Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities
title_sort Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities
author Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br
author_facet Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br
Costa, Wellington Kelvin Souza da; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Bispo, Suelen Cristaldo; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Santos, Luiz Miguel Renda dos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
author_role author
author2 Costa, Wellington Kelvin Souza da; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Bispo, Suelen Cristaldo; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Santos, Luiz Miguel Renda dos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br
Costa, Wellington Kelvin Souza da; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Bispo, Suelen Cristaldo; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Santos, Luiz Miguel Renda dos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
topic Contabilidade
description Esta pesquisa visa investigar quais são as tecnologias de informação e comunicação (TICs) que estão sendo utilizadas pelos professores nas aulas dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. Para a coleta de dados, aplicou-se uma survey a 112 professores, os quais foram analisados por meio de estatística descritiva. Como resultados, verificou-se que os hardwares usados em maior frequência são os computadores e tabletes; e dentre os softwares listam-se os mais básicos como PowerPoint, excel e word. Dentre outros tipos de softwares utilizados, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), Edmodo, Paint brush, e outros. Ademais, constatou-se que os principais problemas encontrados para a não utilização das TICs é a falta de manutenção de equipamentos que não suportam os programas, que não funcionam, falta de cabeamento adequado, problemas com internet, etc. Palavras-chave: Educação. TICS. Recursos Tecnológicos.  ABSTRACT This research aims to investigate which are the information and communication technologies (ICTs) that are being used by the teachers in the accounting courses of Brazilian federal universities. For data collection, a survey was applied to 112 teachers, who were analyzed using descriptive statistics. As a result, the most frequently used hardware was found to be computers and tablets; and among the softwares are listed the most basic as PowerPoint, excel and word. Other types of software used include virtual learning environments (VLE), Edmodo, Paint brush, and others. In addition, it was found that the main problems encountered in not using ICTs are the lack of maintenance of equipment that does not support the programs, that do not work, lack of proper cabling, problems with the Internet, etc. Keywords: Education. ICT. Technological Resources.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013
10.12819/2020.17.5.3
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.5.3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013/491492226
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013/491492227
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2013/1281
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 42-61
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 42-61
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911787032576