Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013 |
Resumo: | Esta pesquisa visa investigar quais são as tecnologias de informação e comunicação (TICs) que estão sendo utilizadas pelos professores nas aulas dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. Para a coleta de dados, aplicou-se uma survey a 112 professores, os quais foram analisados por meio de estatística descritiva. Como resultados, verificou-se que os hardwares usados em maior frequência são os computadores e tabletes; e dentre os softwares listam-se os mais básicos como PowerPoint, excel e word. Dentre outros tipos de softwares utilizados, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), Edmodo, Paint brush, e outros. Ademais, constatou-se que os principais problemas encontrados para a não utilização das TICs é a falta de manutenção de equipamentos que não suportam os programas, que não funcionam, falta de cabeamento adequado, problemas com internet, etc. Palavras-chave: Educação. TICS. Recursos Tecnológicos. ABSTRACT This research aims to investigate which are the information and communication technologies (ICTs) that are being used by the teachers in the accounting courses of Brazilian federal universities. For data collection, a survey was applied to 112 teachers, who were analyzed using descriptive statistics. As a result, the most frequently used hardware was found to be computers and tablets; and among the softwares are listed the most basic as PowerPoint, excel and word. Other types of software used include virtual learning environments (VLE), Edmodo, Paint brush, and others. In addition, it was found that the main problems encountered in not using ICTs are the lack of maintenance of equipment that does not support the programs, that do not work, lack of proper cabling, problems with the Internet, etc. Keywords: Education. ICT. Technological Resources. |
id |
FSA-3_affe2f2dc13e61485249966a8c76a75d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2013 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal UniversitiesContabilidadeEsta pesquisa visa investigar quais são as tecnologias de informação e comunicação (TICs) que estão sendo utilizadas pelos professores nas aulas dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. Para a coleta de dados, aplicou-se uma survey a 112 professores, os quais foram analisados por meio de estatística descritiva. Como resultados, verificou-se que os hardwares usados em maior frequência são os computadores e tabletes; e dentre os softwares listam-se os mais básicos como PowerPoint, excel e word. Dentre outros tipos de softwares utilizados, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), Edmodo, Paint brush, e outros. Ademais, constatou-se que os principais problemas encontrados para a não utilização das TICs é a falta de manutenção de equipamentos que não suportam os programas, que não funcionam, falta de cabeamento adequado, problemas com internet, etc. Palavras-chave: Educação. TICS. Recursos Tecnológicos. ABSTRACT This research aims to investigate which are the information and communication technologies (ICTs) that are being used by the teachers in the accounting courses of Brazilian federal universities. For data collection, a survey was applied to 112 teachers, who were analyzed using descriptive statistics. As a result, the most frequently used hardware was found to be computers and tablets; and among the softwares are listed the most basic as PowerPoint, excel and word. Other types of software used include virtual learning environments (VLE), Edmodo, Paint brush, and others. In addition, it was found that the main problems encountered in not using ICTs are the lack of maintenance of equipment that does not support the programs, that do not work, lack of proper cabling, problems with the Internet, etc. Keywords: Education. ICT. Technological Resources.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.brCosta, Wellington Kelvin Souza da; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMSBispo, Suelen Cristaldo; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMSSantos, Luiz Miguel Renda dos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/201310.12819/2020.17.5.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 42-61Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 42-612317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013/491492226http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013/491492227http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2013/1281Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-20T11:57:02Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2013Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-07-20T11:57:02Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities |
title |
Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities |
spellingShingle |
Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br Contabilidade |
title_short |
Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities |
title_full |
Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities |
title_fullStr |
Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities |
title_full_unstemmed |
Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities |
title_sort |
Tecnologias da Informação e Comunicação Usadas por Professores do Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo nas Universidades Federais / Information and Communication Technologies Used by Accounting Teachers: A Study in Federal Universities |
author |
Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br |
author_facet |
Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br Costa, Wellington Kelvin Souza da; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Bispo, Suelen Cristaldo; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Santos, Luiz Miguel Renda dos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Wellington Kelvin Souza da; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Bispo, Suelen Cristaldo; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Santos, Luiz Miguel Renda dos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edicreia Andrade dos; Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil Doutora em Contabilidade pela UFSC E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br Costa, Wellington Kelvin Souza da; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Bispo, Suelen Cristaldo; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Santos, Luiz Miguel Renda dos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade |
topic |
Contabilidade |
description |
Esta pesquisa visa investigar quais são as tecnologias de informação e comunicação (TICs) que estão sendo utilizadas pelos professores nas aulas dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. Para a coleta de dados, aplicou-se uma survey a 112 professores, os quais foram analisados por meio de estatística descritiva. Como resultados, verificou-se que os hardwares usados em maior frequência são os computadores e tabletes; e dentre os softwares listam-se os mais básicos como PowerPoint, excel e word. Dentre outros tipos de softwares utilizados, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), Edmodo, Paint brush, e outros. Ademais, constatou-se que os principais problemas encontrados para a não utilização das TICs é a falta de manutenção de equipamentos que não suportam os programas, que não funcionam, falta de cabeamento adequado, problemas com internet, etc. Palavras-chave: Educação. TICS. Recursos Tecnológicos. ABSTRACT This research aims to investigate which are the information and communication technologies (ICTs) that are being used by the teachers in the accounting courses of Brazilian federal universities. For data collection, a survey was applied to 112 teachers, who were analyzed using descriptive statistics. As a result, the most frequently used hardware was found to be computers and tablets; and among the softwares are listed the most basic as PowerPoint, excel and word. Other types of software used include virtual learning environments (VLE), Edmodo, Paint brush, and others. In addition, it was found that the main problems encountered in not using ICTs are the lack of maintenance of equipment that does not support the programs, that do not work, lack of proper cabling, problems with the Internet, etc. Keywords: Education. ICT. Technological Resources. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013 10.12819/2020.17.5.3 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.5.3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013/491492226 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2013/491492227 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2013/1281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 42-61 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 42-61 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911787032576 |