O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325 |
Resumo: | A pesquisa procura propor uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Física como proposta metodológica para o curso de graduação em Educação do Campo, a partir de problemas contextualizados envolvendo conteúdos de Dinâmica como Força e Trabalho com base em Cabral (2017), destinada aos discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, na disciplina de Ciências Naturais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina, (2004); Souza (2008); Costa e Barros (2015); Almeida, Larchet e Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) e outros, que abordam a Educação do Campo, ensino de Ciências Naturais e Ensino de Física, respectivamente. Teoricamente, os resultados preliminares apontam indícios da falta de contextualização dos conteúdos de Física e de atividades significativas para temas vivenciados por discentes e a falta de aprofundamento dos conteúdos de Física. Assim sendo, propõe-se um ensino de Física levando em conta a teoria das SDs, contextualizando o conteúdo de Força e Trabalho numa perspectiva da educação do campo com problemas que envolvem fenômenos presentes em situações reais do cotidiano desses alunos.Palavras-chave: Educação do Campo. Ensino de Física. Sequência Didática. ABSTRACT The research seeks to propose a Didactic Sequence (SD) for the teaching of Physics as a methodological proposal for the undergraduate course in Rural Education from contextualized problems involving contents of Dynamics as Force and Work based on Cabral (2017), aimed at students of the degree courses in Rural Education, in the discipline of Natural Sciences. A bibliographical research was carried out based on the studies by Arroyo, Caldart and Molina, (2004); Souza (2008); Costa and Barros (2015); Almeida, Larchet and Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) and others, who address Countryside Education, Natural Sciences and Physics Teaching, respectively. Theoretically, the preliminary results point to evidence of the lack of contextualization of the contents of Physics and of significant activities for themes experienced by students and the lack of deepening of the contents of Physics. Therefore, to propose a teaching of Physics taking into account the DS theory, contextualizing the content of Force and Work in a perspective of field education with problems that involve phenomena present in real situations in the daily lives of these students. Keywords: Rural Education. Physics teaching. Following Deaching. |
id |
FSA-3_ba1f083cca21e0168f74b4c562f213ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2325 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field EducationA pesquisa procura propor uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Física como proposta metodológica para o curso de graduação em Educação do Campo, a partir de problemas contextualizados envolvendo conteúdos de Dinâmica como Força e Trabalho com base em Cabral (2017), destinada aos discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, na disciplina de Ciências Naturais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina, (2004); Souza (2008); Costa e Barros (2015); Almeida, Larchet e Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) e outros, que abordam a Educação do Campo, ensino de Ciências Naturais e Ensino de Física, respectivamente. Teoricamente, os resultados preliminares apontam indícios da falta de contextualização dos conteúdos de Física e de atividades significativas para temas vivenciados por discentes e a falta de aprofundamento dos conteúdos de Física. Assim sendo, propõe-se um ensino de Física levando em conta a teoria das SDs, contextualizando o conteúdo de Força e Trabalho numa perspectiva da educação do campo com problemas que envolvem fenômenos presentes em situações reais do cotidiano desses alunos.Palavras-chave: Educação do Campo. Ensino de Física. Sequência Didática. ABSTRACT The research seeks to propose a Didactic Sequence (SD) for the teaching of Physics as a methodological proposal for the undergraduate course in Rural Education from contextualized problems involving contents of Dynamics as Force and Work based on Cabral (2017), aimed at students of the degree courses in Rural Education, in the discipline of Natural Sciences. A bibliographical research was carried out based on the studies by Arroyo, Caldart and Molina, (2004); Souza (2008); Costa and Barros (2015); Almeida, Larchet and Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) and others, who address Countryside Education, Natural Sciences and Physics Teaching, respectively. Theoretically, the preliminary results point to evidence of the lack of contextualization of the contents of Physics and of significant activities for themes experienced by students and the lack of deepening of the contents of Physics. Therefore, to propose a teaching of Physics taking into account the DS theory, contextualizing the content of Force and Work in a perspective of field education with problems that involve phenomena present in real situations in the daily lives of these students. Keywords: Rural Education. Physics teaching. Following Deaching.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Márcio José; UepaPereira, Rosenildo da CostaCosta, José Francisco da Silva2021-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/232510.12819/2021.18.8.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, ago. 2021; 106-128Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, ago. 2021; 106-1282317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492919http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492920http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492921Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-14T17:40:08Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2325Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-09-14T17:40:08Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education |
title |
O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education |
spellingShingle |
O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education Silva, Márcio José; Uepa |
title_short |
O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education |
title_full |
O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education |
title_fullStr |
O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education |
title_full_unstemmed |
O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education |
title_sort |
O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education |
author |
Silva, Márcio José; Uepa |
author_facet |
Silva, Márcio José; Uepa Pereira, Rosenildo da Costa Costa, José Francisco da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Rosenildo da Costa Costa, José Francisco da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Márcio José; Uepa Pereira, Rosenildo da Costa Costa, José Francisco da Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A pesquisa procura propor uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Física como proposta metodológica para o curso de graduação em Educação do Campo, a partir de problemas contextualizados envolvendo conteúdos de Dinâmica como Força e Trabalho com base em Cabral (2017), destinada aos discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, na disciplina de Ciências Naturais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina, (2004); Souza (2008); Costa e Barros (2015); Almeida, Larchet e Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) e outros, que abordam a Educação do Campo, ensino de Ciências Naturais e Ensino de Física, respectivamente. Teoricamente, os resultados preliminares apontam indícios da falta de contextualização dos conteúdos de Física e de atividades significativas para temas vivenciados por discentes e a falta de aprofundamento dos conteúdos de Física. Assim sendo, propõe-se um ensino de Física levando em conta a teoria das SDs, contextualizando o conteúdo de Força e Trabalho numa perspectiva da educação do campo com problemas que envolvem fenômenos presentes em situações reais do cotidiano desses alunos.Palavras-chave: Educação do Campo. Ensino de Física. Sequência Didática. ABSTRACT The research seeks to propose a Didactic Sequence (SD) for the teaching of Physics as a methodological proposal for the undergraduate course in Rural Education from contextualized problems involving contents of Dynamics as Force and Work based on Cabral (2017), aimed at students of the degree courses in Rural Education, in the discipline of Natural Sciences. A bibliographical research was carried out based on the studies by Arroyo, Caldart and Molina, (2004); Souza (2008); Costa and Barros (2015); Almeida, Larchet and Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) and others, who address Countryside Education, Natural Sciences and Physics Teaching, respectively. Theoretically, the preliminary results point to evidence of the lack of contextualization of the contents of Physics and of significant activities for themes experienced by students and the lack of deepening of the contents of Physics. Therefore, to propose a teaching of Physics taking into account the DS theory, contextualizing the content of Force and Work in a perspective of field education with problems that involve phenomena present in real situations in the daily lives of these students. Keywords: Rural Education. Physics teaching. Following Deaching. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325 10.12819/2021.18.8.6 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325 |
identifier_str_mv |
10.12819/2021.18.8.6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492919 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492920 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, ago. 2021; 106-128 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, ago. 2021; 106-128 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911379136512 |