O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcio José; Uepa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Rosenildo da Costa, Costa, José Francisco da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325
Resumo: A pesquisa procura propor uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Física como proposta metodológica para o curso de graduação em Educação do Campo, a partir de problemas contextualizados envolvendo conteúdos de Dinâmica como Força e Trabalho com base em Cabral (2017), destinada aos discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, na disciplina de Ciências Naturais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina, (2004); Souza (2008); Costa e Barros (2015); Almeida, Larchet e Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) e outros, que abordam a Educação do Campo, ensino de Ciências Naturais e Ensino de Física, respectivamente. Teoricamente, os resultados preliminares apontam indícios da falta de contextualização dos conteúdos de Física e de atividades significativas para temas vivenciados por discentes e a falta de aprofundamento dos conteúdos de Física. Assim sendo, propõe-se um ensino de Física levando em conta a teoria das SDs, contextualizando o conteúdo de Força e Trabalho numa perspectiva da educação do campo com problemas que envolvem fenômenos presentes em situações reais do cotidiano desses alunos.Palavras-chave: Educação do Campo. Ensino de Física. Sequência Didática.   ABSTRACT The research seeks to propose a Didactic Sequence (SD) for the teaching of Physics as a methodological proposal for the undergraduate course in Rural Education from contextualized problems involving contents of Dynamics as Force and Work based on Cabral (2017), aimed at students of the degree courses in Rural Education, in the discipline of Natural Sciences. A bibliographical research was carried out based on the studies by Arroyo, Caldart and Molina, (2004); Souza (2008); Costa and Barros (2015); Almeida, Larchet and Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) and others, who address Countryside Education, Natural Sciences and Physics Teaching, respectively. Theoretically, the preliminary results point to evidence of the lack of contextualization of the contents of Physics and of significant activities for themes experienced by students and the lack of deepening of the contents of Physics. Therefore, to propose a teaching of Physics taking into account the DS theory, contextualizing the content of Force and Work in a perspective of field education with problems that involve phenomena present in real situations in the daily lives of these students. Keywords: Rural Education. Physics teaching. Following Deaching.
id FSA-3_ba1f083cca21e0168f74b4c562f213ab
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2325
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field EducationA pesquisa procura propor uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Física como proposta metodológica para o curso de graduação em Educação do Campo, a partir de problemas contextualizados envolvendo conteúdos de Dinâmica como Força e Trabalho com base em Cabral (2017), destinada aos discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, na disciplina de Ciências Naturais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina, (2004); Souza (2008); Costa e Barros (2015); Almeida, Larchet e Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) e outros, que abordam a Educação do Campo, ensino de Ciências Naturais e Ensino de Física, respectivamente. Teoricamente, os resultados preliminares apontam indícios da falta de contextualização dos conteúdos de Física e de atividades significativas para temas vivenciados por discentes e a falta de aprofundamento dos conteúdos de Física. Assim sendo, propõe-se um ensino de Física levando em conta a teoria das SDs, contextualizando o conteúdo de Força e Trabalho numa perspectiva da educação do campo com problemas que envolvem fenômenos presentes em situações reais do cotidiano desses alunos.Palavras-chave: Educação do Campo. Ensino de Física. Sequência Didática.   ABSTRACT The research seeks to propose a Didactic Sequence (SD) for the teaching of Physics as a methodological proposal for the undergraduate course in Rural Education from contextualized problems involving contents of Dynamics as Force and Work based on Cabral (2017), aimed at students of the degree courses in Rural Education, in the discipline of Natural Sciences. A bibliographical research was carried out based on the studies by Arroyo, Caldart and Molina, (2004); Souza (2008); Costa and Barros (2015); Almeida, Larchet and Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) and others, who address Countryside Education, Natural Sciences and Physics Teaching, respectively. Theoretically, the preliminary results point to evidence of the lack of contextualization of the contents of Physics and of significant activities for themes experienced by students and the lack of deepening of the contents of Physics. Therefore, to propose a teaching of Physics taking into account the DS theory, contextualizing the content of Force and Work in a perspective of field education with problems that involve phenomena present in real situations in the daily lives of these students. Keywords: Rural Education. Physics teaching. Following Deaching.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Márcio José; UepaPereira, Rosenildo da CostaCosta, José Francisco da Silva2021-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/232510.12819/2021.18.8.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, ago. 2021; 106-128Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, ago. 2021; 106-1282317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492919http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492920http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492921Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-14T17:40:08Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2325Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-09-14T17:40:08Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education
title O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education
spellingShingle O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education
Silva, Márcio José; Uepa
title_short O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education
title_full O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education
title_fullStr O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education
title_full_unstemmed O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education
title_sort O Uso de Sequências Didáticas como Proposta Metodológica para o Ensino de Física no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/The Use of Didactic Sequences as a Methodological Proposal for the Teaching of Physics in the Degree Course in Field Education
author Silva, Márcio José; Uepa
author_facet Silva, Márcio José; Uepa
Pereira, Rosenildo da Costa
Costa, José Francisco da Silva
author_role author
author2 Pereira, Rosenildo da Costa
Costa, José Francisco da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcio José; Uepa
Pereira, Rosenildo da Costa
Costa, José Francisco da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
description A pesquisa procura propor uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Física como proposta metodológica para o curso de graduação em Educação do Campo, a partir de problemas contextualizados envolvendo conteúdos de Dinâmica como Força e Trabalho com base em Cabral (2017), destinada aos discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, na disciplina de Ciências Naturais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina, (2004); Souza (2008); Costa e Barros (2015); Almeida, Larchet e Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) e outros, que abordam a Educação do Campo, ensino de Ciências Naturais e Ensino de Física, respectivamente. Teoricamente, os resultados preliminares apontam indícios da falta de contextualização dos conteúdos de Física e de atividades significativas para temas vivenciados por discentes e a falta de aprofundamento dos conteúdos de Física. Assim sendo, propõe-se um ensino de Física levando em conta a teoria das SDs, contextualizando o conteúdo de Força e Trabalho numa perspectiva da educação do campo com problemas que envolvem fenômenos presentes em situações reais do cotidiano desses alunos.Palavras-chave: Educação do Campo. Ensino de Física. Sequência Didática.   ABSTRACT The research seeks to propose a Didactic Sequence (SD) for the teaching of Physics as a methodological proposal for the undergraduate course in Rural Education from contextualized problems involving contents of Dynamics as Force and Work based on Cabral (2017), aimed at students of the degree courses in Rural Education, in the discipline of Natural Sciences. A bibliographical research was carried out based on the studies by Arroyo, Caldart and Molina, (2004); Souza (2008); Costa and Barros (2015); Almeida, Larchet and Filho (2015); Halmenschlager, et al (2017); Kliemann (2010); Moreira (2000); Magalhães (2015), Villani (1989) and others, who address Countryside Education, Natural Sciences and Physics Teaching, respectively. Theoretically, the preliminary results point to evidence of the lack of contextualization of the contents of Physics and of significant activities for themes experienced by students and the lack of deepening of the contents of Physics. Therefore, to propose a teaching of Physics taking into account the DS theory, contextualizing the content of Force and Work in a perspective of field education with problems that involve phenomena present in real situations in the daily lives of these students. Keywords: Rural Education. Physics teaching. Following Deaching.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325
10.12819/2021.18.8.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.8.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492919
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492920
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2325/491492921
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, ago. 2021; 106-128
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, ago. 2021; 106-128
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911379136512