Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in Focus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvio Profirio da; Prefeitura da Cidade de Vitória de Santo Antão/ Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu – FACIG.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Queiroz, Suzana Teixeira de; Prefeitura da Cidade do Recife, bem como na Prefeitura da Cidade de Paulista., Lucena, Josete Marinho de; Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2046
Resumo: Nos dias atuais, as temáticas da leitura e da produção de textos escritos são elementos propulsores de um amplo quantitativo de discussões acadêmicas no âmbito das Ciências Educacionais e das Ciências da Linguagem. Essas discussões vêm, continuamente, ressaltando a relevância das habilidades de ler e de produzir textos nas rotinas cotidianas. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a aplicação de uma sequência didática voltada à produção de gêneros multimodais, mais especificamente, ao gênero anúncio de campanha comunitária. Decorrente disso, efetuamos algumas reflexões alusivas à relevância da realização do trabalho com gêneros multimodais, com vistas a promover a perspectiva do letramento e dos multiletramentos. Os resultados demonstram que as produções dos alunos materializam diversas características constitutivas do gênero anúncio de campanha comunitária, bem como materializam o entrelaçamento de diferentes recursos semióticos, o que deflagra a perspectiva da multimodalidade discursiva. Em termos de considerações finais, ressaltamos a relevância do emprego de sequências didáticas na efetivação de situações didáticas que envolvam não apenas os gêneros discursivos e suas características constitutivas, como também de outros conteúdos. Nesse sentido, é de suma importância levar gêneros multimodais para as rotinas educacionais, promovendo contato desses sujeitos com distintos modos semióticos através de um trabalho didático previamente planejado, sistemático e sequencial. Palavras-chave: Textos Multimodais. Produção de Texto. Ensino. Sequência Didática. ABSTRACT In the present day, the themes of reading and the production of written texts are propelling elements of a wide range of academic discussions in the context of Educational Sciences and Language Sciences. These discussions continually come highlighting the relevance of reading and writing skills in everyday routines. This work aims to reflect on the application of a didactic sequence focused on the production of multimodal genres, most specifically the community campaign announcement genre. As a result, we made some reflections alluding to the relevance of working with multimodal genres in order to promote the perspective of literacy and multi-lessons. The results show that students' productions materialize several constitutive characteristics of the community campaign announcement genre, as well as materialize the intertwining of different semiotic resources, which triggers the perspective of discursive multimodality. In terms of final considerations, we highlight the relevance of the use of didactic sequences in the realization of didactic situations that involve not only the discursive genres and their constitutive characteristics, as well as other content. In this sense, it is very important to bring multimodal genres to educational routines, promoting contact of these subjects in different semiotic ways through a previously planned, systematic and sequential didactic work. Keywords: Multimodal Texts. Text Production. Teaching. Following Teaching.
id FSA-3_c6eeb52b387028c8b3026487ba0cb0ec
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2046
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in FocusLetras; Linguística; Linguística Aplicada; Ensino de Língua MaternaNos dias atuais, as temáticas da leitura e da produção de textos escritos são elementos propulsores de um amplo quantitativo de discussões acadêmicas no âmbito das Ciências Educacionais e das Ciências da Linguagem. Essas discussões vêm, continuamente, ressaltando a relevância das habilidades de ler e de produzir textos nas rotinas cotidianas. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a aplicação de uma sequência didática voltada à produção de gêneros multimodais, mais especificamente, ao gênero anúncio de campanha comunitária. Decorrente disso, efetuamos algumas reflexões alusivas à relevância da realização do trabalho com gêneros multimodais, com vistas a promover a perspectiva do letramento e dos multiletramentos. Os resultados demonstram que as produções dos alunos materializam diversas características constitutivas do gênero anúncio de campanha comunitária, bem como materializam o entrelaçamento de diferentes recursos semióticos, o que deflagra a perspectiva da multimodalidade discursiva. Em termos de considerações finais, ressaltamos a relevância do emprego de sequências didáticas na efetivação de situações didáticas que envolvam não apenas os gêneros discursivos e suas características constitutivas, como também de outros conteúdos. Nesse sentido, é de suma importância levar gêneros multimodais para as rotinas educacionais, promovendo contato desses sujeitos com distintos modos semióticos através de um trabalho didático previamente planejado, sistemático e sequencial. Palavras-chave: Textos Multimodais. Produção de Texto. Ensino. Sequência Didática. ABSTRACT In the present day, the themes of reading and the production of written texts are propelling elements of a wide range of academic discussions in the context of Educational Sciences and Language Sciences. These discussions continually come highlighting the relevance of reading and writing skills in everyday routines. This work aims to reflect on the application of a didactic sequence focused on the production of multimodal genres, most specifically the community campaign announcement genre. As a result, we made some reflections alluding to the relevance of working with multimodal genres in order to promote the perspective of literacy and multi-lessons. The results show that students' productions materialize several constitutive characteristics of the community campaign announcement genre, as well as materialize the intertwining of different semiotic resources, which triggers the perspective of discursive multimodality. In terms of final considerations, we highlight the relevance of the use of didactic sequences in the realization of didactic situations that involve not only the discursive genres and their constitutive characteristics, as well as other content. In this sense, it is very important to bring multimodal genres to educational routines, promoting contact of these subjects in different semiotic ways through a previously planned, systematic and sequential didactic work. Keywords: Multimodal Texts. Text Production. Teaching. Following Teaching.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Silvio Profirio da; Prefeitura da Cidade de Vitória de Santo Antão/ Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu – FACIG.Queiroz, Suzana Teixeira de; Prefeitura da Cidade do Recife, bem como na Prefeitura da Cidade de Paulista.Lucena, Josete Marinho de; Universidade Federal da Paraíba – UFPB2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/204610.12819/2020.17.6.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, jun. 2020; 204-225Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, jun. 2020; 204-2252317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2046/491492271http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2046/491492272http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2046/491492273http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2046/1321Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-30T17:03:28Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2046Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-06-30T17:03:28Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in Focus
title Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in Focus
spellingShingle Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in Focus
Silva, Silvio Profirio da; Prefeitura da Cidade de Vitória de Santo Antão/ Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu – FACIG.
Letras; Linguística; Linguística Aplicada; Ensino de Língua Materna
title_short Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in Focus
title_full Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in Focus
title_fullStr Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in Focus
title_full_unstemmed Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in Focus
title_sort Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in Focus
author Silva, Silvio Profirio da; Prefeitura da Cidade de Vitória de Santo Antão/ Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu – FACIG.
author_facet Silva, Silvio Profirio da; Prefeitura da Cidade de Vitória de Santo Antão/ Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu – FACIG.
Queiroz, Suzana Teixeira de; Prefeitura da Cidade do Recife, bem como na Prefeitura da Cidade de Paulista.
Lucena, Josete Marinho de; Universidade Federal da Paraíba – UFPB
author_role author
author2 Queiroz, Suzana Teixeira de; Prefeitura da Cidade do Recife, bem como na Prefeitura da Cidade de Paulista.
Lucena, Josete Marinho de; Universidade Federal da Paraíba – UFPB
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvio Profirio da; Prefeitura da Cidade de Vitória de Santo Antão/ Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu – FACIG.
Queiroz, Suzana Teixeira de; Prefeitura da Cidade do Recife, bem como na Prefeitura da Cidade de Paulista.
Lucena, Josete Marinho de; Universidade Federal da Paraíba – UFPB
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Linguística; Linguística Aplicada; Ensino de Língua Materna
topic Letras; Linguística; Linguística Aplicada; Ensino de Língua Materna
description Nos dias atuais, as temáticas da leitura e da produção de textos escritos são elementos propulsores de um amplo quantitativo de discussões acadêmicas no âmbito das Ciências Educacionais e das Ciências da Linguagem. Essas discussões vêm, continuamente, ressaltando a relevância das habilidades de ler e de produzir textos nas rotinas cotidianas. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a aplicação de uma sequência didática voltada à produção de gêneros multimodais, mais especificamente, ao gênero anúncio de campanha comunitária. Decorrente disso, efetuamos algumas reflexões alusivas à relevância da realização do trabalho com gêneros multimodais, com vistas a promover a perspectiva do letramento e dos multiletramentos. Os resultados demonstram que as produções dos alunos materializam diversas características constitutivas do gênero anúncio de campanha comunitária, bem como materializam o entrelaçamento de diferentes recursos semióticos, o que deflagra a perspectiva da multimodalidade discursiva. Em termos de considerações finais, ressaltamos a relevância do emprego de sequências didáticas na efetivação de situações didáticas que envolvam não apenas os gêneros discursivos e suas características constitutivas, como também de outros conteúdos. Nesse sentido, é de suma importância levar gêneros multimodais para as rotinas educacionais, promovendo contato desses sujeitos com distintos modos semióticos através de um trabalho didático previamente planejado, sistemático e sequencial. Palavras-chave: Textos Multimodais. Produção de Texto. Ensino. Sequência Didática. ABSTRACT In the present day, the themes of reading and the production of written texts are propelling elements of a wide range of academic discussions in the context of Educational Sciences and Language Sciences. These discussions continually come highlighting the relevance of reading and writing skills in everyday routines. This work aims to reflect on the application of a didactic sequence focused on the production of multimodal genres, most specifically the community campaign announcement genre. As a result, we made some reflections alluding to the relevance of working with multimodal genres in order to promote the perspective of literacy and multi-lessons. The results show that students' productions materialize several constitutive characteristics of the community campaign announcement genre, as well as materialize the intertwining of different semiotic resources, which triggers the perspective of discursive multimodality. In terms of final considerations, we highlight the relevance of the use of didactic sequences in the realization of didactic situations that involve not only the discursive genres and their constitutive characteristics, as well as other content. In this sense, it is very important to bring multimodal genres to educational routines, promoting contact of these subjects in different semiotic ways through a previously planned, systematic and sequential didactic work. Keywords: Multimodal Texts. Text Production. Teaching. Following Teaching.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2046
10.12819/2020.17.6.11
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2046
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.6.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2046/491492271
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2046/491492272
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2046/491492273
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2046/1321
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, jun. 2020; 204-225
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, jun. 2020; 204-225
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1754204168626634752