POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Pinto dos; UFRGS
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Menezes, Victória Sabbado; UFRGS, Costella, Roselane Zordan; UFRGS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/626
Resumo: ResumoO seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas do “um minuto” e “viajando no mapa-múndi” são baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007) e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental na Escola Estadual Coronel Vicente Freire localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”) à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor dono da palavra e o estudante o mero ouvinte, para um movimento onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos e alunas, onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos e meninas que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia do custo zero. Ensino Fundamental.Canoas. ABSTRACT The following work from the idea of giving the student the opportunity to be an author and actor in the learning process from a “Geography of zero cost”. The practices of "one minute" and "traveling on the world map" are based on research of Castrogiovanni (2012) and Kaercher (2007) and further "abc of countries" were developed within the classes from the sixth to ninth grade of elementary school in State School Coronel Vicente Freire located in the county of Canoas in Rio Grande do Sul. From the perspective of these practices, it is thought from no monetary cost to the teacher ("Geography of zero cost") to whether the students have a voice in the school environment, taking it out of your comfort zone master teacher of the word and the student the hearer to a movement where the teacher listens and learns from the speech of their students, where it belongs as an unbalancing element within the dialogue, and where realizes what the everyday cultural space of these boys and girls teach us daily with your questions, concerns and emotions. Keywords: Teaching Geography. Geography of zero cost. Elementary Education. Canoas.  
id FSA-3_dcf492365eef60b9b6918263d680feb4
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/626
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOMGeografiaResumoO seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas do “um minuto” e “viajando no mapa-múndi” são baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007) e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental na Escola Estadual Coronel Vicente Freire localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”) à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor dono da palavra e o estudante o mero ouvinte, para um movimento onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos e alunas, onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos e meninas que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia do custo zero. Ensino Fundamental.Canoas. ABSTRACT The following work from the idea of giving the student the opportunity to be an author and actor in the learning process from a “Geography of zero cost”. The practices of "one minute" and "traveling on the world map" are based on research of Castrogiovanni (2012) and Kaercher (2007) and further "abc of countries" were developed within the classes from the sixth to ninth grade of elementary school in State School Coronel Vicente Freire located in the county of Canoas in Rio Grande do Sul. From the perspective of these practices, it is thought from no monetary cost to the teacher ("Geography of zero cost") to whether the students have a voice in the school environment, taking it out of your comfort zone master teacher of the word and the student the hearer to a movement where the teacher listens and learns from the speech of their students, where it belongs as an unbalancing element within the dialogue, and where realizes what the everyday cultural space of these boys and girls teach us daily with your questions, concerns and emotions. Keywords: Teaching Geography. Geography of zero cost. Elementary Education. Canoas.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CNPq e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do SulSantos, Leonardo Pinto dos; UFRGSMenezes, Victória Sabbado; UFRGSCostella, Roselane Zordan; UFRGS2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/626Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.4, out./dez. 2014; 120-133Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.4, out./dez. 2014; 120-1332317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/626/370Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-01T01:26:24Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/626Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-10-01T01:26:24Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM
title POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM
spellingShingle POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM
Santos, Leonardo Pinto dos; UFRGS
Geografia
title_short POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM
title_full POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM
title_fullStr POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM
title_full_unstemmed POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM
title_sort POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM
author Santos, Leonardo Pinto dos; UFRGS
author_facet Santos, Leonardo Pinto dos; UFRGS
Menezes, Victória Sabbado; UFRGS
Costella, Roselane Zordan; UFRGS
author_role author
author2 Menezes, Victória Sabbado; UFRGS
Costella, Roselane Zordan; UFRGS
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo Pinto dos; UFRGS
Menezes, Victória Sabbado; UFRGS
Costella, Roselane Zordan; UFRGS
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
topic Geografia
description ResumoO seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas do “um minuto” e “viajando no mapa-múndi” são baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007) e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental na Escola Estadual Coronel Vicente Freire localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”) à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor dono da palavra e o estudante o mero ouvinte, para um movimento onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos e alunas, onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos e meninas que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia do custo zero. Ensino Fundamental.Canoas. ABSTRACT The following work from the idea of giving the student the opportunity to be an author and actor in the learning process from a “Geography of zero cost”. The practices of "one minute" and "traveling on the world map" are based on research of Castrogiovanni (2012) and Kaercher (2007) and further "abc of countries" were developed within the classes from the sixth to ninth grade of elementary school in State School Coronel Vicente Freire located in the county of Canoas in Rio Grande do Sul. From the perspective of these practices, it is thought from no monetary cost to the teacher ("Geography of zero cost") to whether the students have a voice in the school environment, taking it out of your comfort zone master teacher of the word and the student the hearer to a movement where the teacher listens and learns from the speech of their students, where it belongs as an unbalancing element within the dialogue, and where realizes what the everyday cultural space of these boys and girls teach us daily with your questions, concerns and emotions. Keywords: Teaching Geography. Geography of zero cost. Elementary Education. Canoas.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/626
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/626/370
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.4, out./dez. 2014; 120-133
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.4, out./dez. 2014; 120-133
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906004135936