Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares da Silva, Denise
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mendes, Tatiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900
Resumo: A proposta deste artigo é discutir a representação da escola ocidental contemporânea no cinema, a partir de três filmes: Ser e Ter (2002), Pro dia nascer feliz (2004) e La Educación Prohibida (2012). A seleção das obras considerou, principalmente, os processos de produção diferenciados, percebidos, relativamente, à margem do cinema comercial. E, também, o fator geográfico distinto - Brasil, Argentina e França -, além da proximidade temporal do período em que foram realizados. Sem ter a pretensão de formular um painel relacionado ao tema, a proposta é destacar alguns indicativos destes "filmes de escola", debatendo suas contribuições (ou não) para a consolidação de um determinado desenho do imaginário e da representação sobre a educação escolar atual.
id FUMEC-2_90d14b1c7c50af6ab484b3b91938fe1d
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/1900
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación ProhibidacinemaeducaçãoimaginárioculturaAudiovisualSociedade e CulturaA proposta deste artigo é discutir a representação da escola ocidental contemporânea no cinema, a partir de três filmes: Ser e Ter (2002), Pro dia nascer feliz (2004) e La Educación Prohibida (2012). A seleção das obras considerou, principalmente, os processos de produção diferenciados, percebidos, relativamente, à margem do cinema comercial. E, também, o fator geográfico distinto - Brasil, Argentina e França -, além da proximidade temporal do período em que foram realizados. Sem ter a pretensão de formular um painel relacionado ao tema, a proposta é destacar alguns indicativos destes "filmes de escola", debatendo suas contribuições (ou não) para a consolidação de um determinado desenho do imaginário e da representação sobre a educação escolar atual.Revista Mediação2014-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise Críticaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900Revista Mediação; Vol. 15, Nº 17 - julho/dezembro de 20132179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900/pdfTavares da Silva, DeniseMendes, Tatianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/1900Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida
title Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida
spellingShingle Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida
Tavares da Silva, Denise
cinema
educação
imaginário
cultura
Audiovisual
Sociedade e Cultura
title_short Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida
title_full Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida
title_fullStr Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida
title_full_unstemmed Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida
title_sort Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida
author Tavares da Silva, Denise
author_facet Tavares da Silva, Denise
Mendes, Tatiane
author_role author
author2 Mendes, Tatiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares da Silva, Denise
Mendes, Tatiane
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
educação
imaginário
cultura
Audiovisual
Sociedade e Cultura
topic cinema
educação
imaginário
cultura
Audiovisual
Sociedade e Cultura
description A proposta deste artigo é discutir a representação da escola ocidental contemporânea no cinema, a partir de três filmes: Ser e Ter (2002), Pro dia nascer feliz (2004) e La Educación Prohibida (2012). A seleção das obras considerou, principalmente, os processos de produção diferenciados, percebidos, relativamente, à margem do cinema comercial. E, também, o fator geográfico distinto - Brasil, Argentina e França -, além da proximidade temporal do período em que foram realizados. Sem ter a pretensão de formular um painel relacionado ao tema, a proposta é destacar alguns indicativos destes "filmes de escola", debatendo suas contribuições (ou não) para a consolidação de um determinado desenho do imaginário e da representação sobre a educação escolar atual.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise Crítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 15, Nº 17 - julho/dezembro de 2013
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894565220352