Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900 |
Resumo: | A proposta deste artigo é discutir a representação da escola ocidental contemporânea no cinema, a partir de três filmes: Ser e Ter (2002), Pro dia nascer feliz (2004) e La Educación Prohibida (2012). A seleção das obras considerou, principalmente, os processos de produção diferenciados, percebidos, relativamente, à margem do cinema comercial. E, também, o fator geográfico distinto - Brasil, Argentina e França -, além da proximidade temporal do período em que foram realizados. Sem ter a pretensão de formular um painel relacionado ao tema, a proposta é destacar alguns indicativos destes "filmes de escola", debatendo suas contribuições (ou não) para a consolidação de um determinado desenho do imaginário e da representação sobre a educação escolar atual. |
id |
FUMEC-2_90d14b1c7c50af6ab484b3b91938fe1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/1900 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación ProhibidacinemaeducaçãoimaginárioculturaAudiovisualSociedade e CulturaA proposta deste artigo é discutir a representação da escola ocidental contemporânea no cinema, a partir de três filmes: Ser e Ter (2002), Pro dia nascer feliz (2004) e La Educación Prohibida (2012). A seleção das obras considerou, principalmente, os processos de produção diferenciados, percebidos, relativamente, à margem do cinema comercial. E, também, o fator geográfico distinto - Brasil, Argentina e França -, além da proximidade temporal do período em que foram realizados. Sem ter a pretensão de formular um painel relacionado ao tema, a proposta é destacar alguns indicativos destes "filmes de escola", debatendo suas contribuições (ou não) para a consolidação de um determinado desenho do imaginário e da representação sobre a educação escolar atual.Revista Mediação2014-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise Críticaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900Revista Mediação; Vol. 15, Nº 17 - julho/dezembro de 20132179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900/pdfTavares da Silva, DeniseMendes, Tatianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/1900Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida |
title |
Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida |
spellingShingle |
Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida Tavares da Silva, Denise cinema educação imaginário cultura Audiovisual Sociedade e Cultura |
title_short |
Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida |
title_full |
Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida |
title_fullStr |
Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida |
title_full_unstemmed |
Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida |
title_sort |
Imaginário e representação social da escola nos filmes Ser e Ter, Pro dia nascer feliz e La Educación Prohibida |
author |
Tavares da Silva, Denise |
author_facet |
Tavares da Silva, Denise Mendes, Tatiane |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Tatiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares da Silva, Denise Mendes, Tatiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema educação imaginário cultura Audiovisual Sociedade e Cultura |
topic |
cinema educação imaginário cultura Audiovisual Sociedade e Cultura |
description |
A proposta deste artigo é discutir a representação da escola ocidental contemporânea no cinema, a partir de três filmes: Ser e Ter (2002), Pro dia nascer feliz (2004) e La Educación Prohibida (2012). A seleção das obras considerou, principalmente, os processos de produção diferenciados, percebidos, relativamente, à margem do cinema comercial. E, também, o fator geográfico distinto - Brasil, Argentina e França -, além da proximidade temporal do período em que foram realizados. Sem ter a pretensão de formular um painel relacionado ao tema, a proposta é destacar alguns indicativos destes "filmes de escola", debatendo suas contribuições (ou não) para a consolidação de um determinado desenho do imaginário e da representação sobre a educação escolar atual. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise Crítica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1900/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; Vol. 15, Nº 17 - julho/dezembro de 2013 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944894565220352 |