ESTUDANDO E PESQUISANDO TEORIA: O FUTURO CHEGOU?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iudícibus, Sérgio de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Eric Aversari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4772
Resumo: Há uma sensação generalizada, nos últimos tempos, de que há uma inversão de papéis entre os normatizadores contábeis e os acadêmicos: os primeiros passaram a ser os grandes responsáveis pelos estudos teóricos, ao passo que os segundos cada vez mais se distanciam dos aspectos conceituais mais profundos da contabilidade. Tal fato se dá por conta do processo amplamente difundido no mundo de harmonização das normas locais com as do IASB, que leva os normatizadores a serem imersos cada vez mais em aspectos conceituais, mas também devido à mudança de eixo das pesquisas acadêmicas, cada vez mais descritivas e empíricas e, atualmente, raras em termos conceituais. Todavia, tanto o viés imposto pelo IASB de prover informações principalmente para os fornecedores de capital das empresas quanto a necessidade pragmática de implementação de normas, levam os normatizadores a pensarem já com um viés prático definido a priori. Por outro lado, o pensamento acadêmico teórico pode ser livre de tal viés e permitir visões mais amplas e até mesmo divergentes do status quo normativo. A união desses dois segmentos da comunidade contábil, e não sua segregação, faz-se cada vez mais premente tendo em vista a necessidade de evolução, não somente da teoria da contabilidade, mas também das próprias normas contábeis. Diversos temas são apontados como exemplos de necessidades de estudos mais aprofundados para que tal evolução seja possível.
id FURB-5_640ca33b75d64930b575a76124ad646c
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/4772
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling ESTUDANDO E PESQUISANDO TEORIA: O FUTURO CHEGOU?Teoria da ContabilidadeNormatizaçãoRegulaçãoPesquisa ContábilHá uma sensação generalizada, nos últimos tempos, de que há uma inversão de papéis entre os normatizadores contábeis e os acadêmicos: os primeiros passaram a ser os grandes responsáveis pelos estudos teóricos, ao passo que os segundos cada vez mais se distanciam dos aspectos conceituais mais profundos da contabilidade. Tal fato se dá por conta do processo amplamente difundido no mundo de harmonização das normas locais com as do IASB, que leva os normatizadores a serem imersos cada vez mais em aspectos conceituais, mas também devido à mudança de eixo das pesquisas acadêmicas, cada vez mais descritivas e empíricas e, atualmente, raras em termos conceituais. Todavia, tanto o viés imposto pelo IASB de prover informações principalmente para os fornecedores de capital das empresas quanto a necessidade pragmática de implementação de normas, levam os normatizadores a pensarem já com um viés prático definido a priori. Por outro lado, o pensamento acadêmico teórico pode ser livre de tal viés e permitir visões mais amplas e até mesmo divergentes do status quo normativo. A união desses dois segmentos da comunidade contábil, e não sua segregação, faz-se cada vez mais premente tendo em vista a necessidade de evolução, não somente da teoria da contabilidade, mas também das próprias normas contábeis. Diversos temas são apontados como exemplos de necessidades de estudos mais aprofundados para que tal evolução seja possível.Universidade Regional de Blumenau2015-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/477210.4270/ruc.2015106-24Revista Universo Contábil; v. 11 n. 1 (2015); 06-241809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4772/2951Copyright (c) 2015 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessIudícibus, Sérgio deMartins, Eric Aversari2022-07-21T03:25:07Zoai:ojs.bu.furb.br:article/4772Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:25:07Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDANDO E PESQUISANDO TEORIA: O FUTURO CHEGOU?
title ESTUDANDO E PESQUISANDO TEORIA: O FUTURO CHEGOU?
spellingShingle ESTUDANDO E PESQUISANDO TEORIA: O FUTURO CHEGOU?
Iudícibus, Sérgio de
Teoria da Contabilidade
Normatização
Regulação
Pesquisa Contábil
title_short ESTUDANDO E PESQUISANDO TEORIA: O FUTURO CHEGOU?
title_full ESTUDANDO E PESQUISANDO TEORIA: O FUTURO CHEGOU?
title_fullStr ESTUDANDO E PESQUISANDO TEORIA: O FUTURO CHEGOU?
title_full_unstemmed ESTUDANDO E PESQUISANDO TEORIA: O FUTURO CHEGOU?
title_sort ESTUDANDO E PESQUISANDO TEORIA: O FUTURO CHEGOU?
author Iudícibus, Sérgio de
author_facet Iudícibus, Sérgio de
Martins, Eric Aversari
author_role author
author2 Martins, Eric Aversari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iudícibus, Sérgio de
Martins, Eric Aversari
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Contabilidade
Normatização
Regulação
Pesquisa Contábil
topic Teoria da Contabilidade
Normatização
Regulação
Pesquisa Contábil
description Há uma sensação generalizada, nos últimos tempos, de que há uma inversão de papéis entre os normatizadores contábeis e os acadêmicos: os primeiros passaram a ser os grandes responsáveis pelos estudos teóricos, ao passo que os segundos cada vez mais se distanciam dos aspectos conceituais mais profundos da contabilidade. Tal fato se dá por conta do processo amplamente difundido no mundo de harmonização das normas locais com as do IASB, que leva os normatizadores a serem imersos cada vez mais em aspectos conceituais, mas também devido à mudança de eixo das pesquisas acadêmicas, cada vez mais descritivas e empíricas e, atualmente, raras em termos conceituais. Todavia, tanto o viés imposto pelo IASB de prover informações principalmente para os fornecedores de capital das empresas quanto a necessidade pragmática de implementação de normas, levam os normatizadores a pensarem já com um viés prático definido a priori. Por outro lado, o pensamento acadêmico teórico pode ser livre de tal viés e permitir visões mais amplas e até mesmo divergentes do status quo normativo. A união desses dois segmentos da comunidade contábil, e não sua segregação, faz-se cada vez mais premente tendo em vista a necessidade de evolução, não somente da teoria da contabilidade, mas também das próprias normas contábeis. Diversos temas são apontados como exemplos de necessidades de estudos mais aprofundados para que tal evolução seja possível.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4772
10.4270/ruc.2015106-24
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4772
identifier_str_mv 10.4270/ruc.2015106-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4772/2951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 11 n. 1 (2015); 06-24
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945116879060992