RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL: INFLUÊNCIA NO ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edicreia Andrade dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sallaberry, Jonatas Dutra, Gonzaga, Carlos Alberto Marçal, Soares, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8577
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar em que medida o engajamento dos funcionários de um grupo de empresas é influenciado por suas percepções acerca das práticas de responsabilidade social corporativa (RSC), mediado pela identificação organizacional. Para alcançar o objetivo, foi utilizado um questionário com 189 respostas válidas, aplicado a funcionários de um grupo de empresas do Paraná. Para análise, utilizou-se Modelagem de Equações Estruturais processada pelo software SmartPLS. Os resultados indicam relação positiva e significativa entre o comprometimento dos funcionários e suas percepções das práticas de RSC. Também evidenciam a identificação organizacional como mediadora desta relação. Conclui-se que a percepção da RSC tem o maior impacto sobre os funcionários quando eles se sentem mais identificados com a organização. Este estudo também contribui para demonstrar a importância de investigar a RSC sob um nível individual de análise.
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