FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Naiara Souza da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Angela Mara Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11666
Resumo: O presente trabalho é resultado de reflexões acerca da importância da formação docente para a educação brasileira. Precisamente, unimos nossas forças e nossas formações teóricas e acadêmicas para por em foco essa temática, buscando qualificar nossas próprias práticas educacionais. Dessa forma, este texto traz notas sobre os conceitos de professor pesquisador e de professor reflexivo, e as observações que pontuamos, como também, os questionamentos que procuramos responder são pertinentes, na medida em que, quando o assunto é educação e formação, reflexões são sempre necessárias. Salientamos, assim, de antemão, que entendemos que o ato de ensinar não é apenas o de transferir conhecimento, mas, de criar possibilidades para a sua construção, contando tanto com aspectos científicos quanto com aspectos humanos e sociais, já que é impossível ensinar sem a capacidade de amar. É impossível ensinar sem laços de afeto, principalmente.
id FURG-12_5cde3e611c71afce3bfb970f24e6b221
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11666
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVOFormação docente. Professor pesquisador. Professor reflexivo.O presente trabalho é resultado de reflexões acerca da importância da formação docente para a educação brasileira. Precisamente, unimos nossas forças e nossas formações teóricas e acadêmicas para por em foco essa temática, buscando qualificar nossas próprias práticas educacionais. Dessa forma, este texto traz notas sobre os conceitos de professor pesquisador e de professor reflexivo, e as observações que pontuamos, como também, os questionamentos que procuramos responder são pertinentes, na medida em que, quando o assunto é educação e formação, reflexões são sempre necessárias. Salientamos, assim, de antemão, que entendemos que o ato de ensinar não é apenas o de transferir conhecimento, mas, de criar possibilidades para a sua construção, contando tanto com aspectos científicos quanto com aspectos humanos e sociais, já que é impossível ensinar sem a capacidade de amar. É impossível ensinar sem laços de afeto, principalmente.Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1166610.14295/rds.v22i1.11666Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 96-1071809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11666/8545Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Naiara Souza daRibeiro, Angela Mara Bento2024-04-03T22:17:00Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11666Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-04-03T22:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO
title FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO
Silva, Naiara Souza da
Formação docente. Professor pesquisador. Professor reflexivo.
title_short FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO
title_full FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO
author Silva, Naiara Souza da
author_facet Silva, Naiara Souza da
Ribeiro, Angela Mara Bento
author_role author
author2 Ribeiro, Angela Mara Bento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Naiara Souza da
Ribeiro, Angela Mara Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Professor pesquisador. Professor reflexivo.
topic Formação docente. Professor pesquisador. Professor reflexivo.
description O presente trabalho é resultado de reflexões acerca da importância da formação docente para a educação brasileira. Precisamente, unimos nossas forças e nossas formações teóricas e acadêmicas para por em foco essa temática, buscando qualificar nossas próprias práticas educacionais. Dessa forma, este texto traz notas sobre os conceitos de professor pesquisador e de professor reflexivo, e as observações que pontuamos, como também, os questionamentos que procuramos responder são pertinentes, na medida em que, quando o assunto é educação e formação, reflexões são sempre necessárias. Salientamos, assim, de antemão, que entendemos que o ato de ensinar não é apenas o de transferir conhecimento, mas, de criar possibilidades para a sua construção, contando tanto com aspectos científicos quanto com aspectos humanos e sociais, já que é impossível ensinar sem a capacidade de amar. É impossível ensinar sem laços de afeto, principalmente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11666
10.14295/rds.v22i1.11666
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11666
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i1.11666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11666/8545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 96-107
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938409455616