A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Guilherme Adroaldo Moraes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Corrêa, Marluce Raquel Decian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12256
Resumo: Objetivou-se com esse trabalho analisar a abordagem da temática saúde na Educação Física escolar, pela perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a realização do estudo lançou-se mão da pesquisa documental, tendo como objeto de estudo a BNCC. O acesso ao material se deu através do sítio oficial da própria base, onde se analisou detalhadamente o documento. De acordo com os achados da pesquisa é possível afirmar que na etapa do ensino fundamental a temática em questão fica subestimada, sendo tratada apenas como uma habilidade das ginásticas e não como uma unidade temática. Quanto à etapa do ensino médio, o assunto é abordado de forma irrisória e muito aquém do necessário, ficando clara a transversalização e flexibilização exagerada da temática.
id FURG-12_70df6f12a15b53c564a8c3fda387796e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12256
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARBase nacional comum curricularEducação físicaSaúdeObjetivou-se com esse trabalho analisar a abordagem da temática saúde na Educação Física escolar, pela perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a realização do estudo lançou-se mão da pesquisa documental, tendo como objeto de estudo a BNCC. O acesso ao material se deu através do sítio oficial da própria base, onde se analisou detalhadamente o documento. De acordo com os achados da pesquisa é possível afirmar que na etapa do ensino fundamental a temática em questão fica subestimada, sendo tratada apenas como uma habilidade das ginásticas e não como uma unidade temática. Quanto à etapa do ensino médio, o assunto é abordado de forma irrisória e muito aquém do necessário, ficando clara a transversalização e flexibilização exagerada da temática.Lepidus2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1225610.14295/rds.v24i1.12256Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): DOSSIÊ: GINÁSTICA PARA TODOS E SUA ABORDAGEM VIRTUAL EM TEMPOS DE LUTA E DE RESISTÊNCIA; 168-1791809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12256/9834Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Guilherme Adroaldo MoraesCorrêa, Marluce Raquel Decian2024-02-22T22:41:43Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12256Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:41:43Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
spellingShingle A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Pereira, Guilherme Adroaldo Moraes
Base nacional comum curricular
Educação física
Saúde
title_short A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_fullStr A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full_unstemmed A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_sort A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
author Pereira, Guilherme Adroaldo Moraes
author_facet Pereira, Guilherme Adroaldo Moraes
Corrêa, Marluce Raquel Decian
author_role author
author2 Corrêa, Marluce Raquel Decian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Guilherme Adroaldo Moraes
Corrêa, Marluce Raquel Decian
dc.subject.por.fl_str_mv Base nacional comum curricular
Educação física
Saúde
topic Base nacional comum curricular
Educação física
Saúde
description Objetivou-se com esse trabalho analisar a abordagem da temática saúde na Educação Física escolar, pela perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a realização do estudo lançou-se mão da pesquisa documental, tendo como objeto de estudo a BNCC. O acesso ao material se deu através do sítio oficial da própria base, onde se analisou detalhadamente o documento. De acordo com os achados da pesquisa é possível afirmar que na etapa do ensino fundamental a temática em questão fica subestimada, sendo tratada apenas como uma habilidade das ginásticas e não como uma unidade temática. Quanto à etapa do ensino médio, o assunto é abordado de forma irrisória e muito aquém do necessário, ficando clara a transversalização e flexibilização exagerada da temática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12256
10.14295/rds.v24i1.12256
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12256
identifier_str_mv 10.14295/rds.v24i1.12256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12256/9834
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): DOSSIÊ: GINÁSTICA PARA TODOS E SUA ABORDAGEM VIRTUAL EM TEMPOS DE LUTA E DE RESISTÊNCIA; 168-179
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938444058624