Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1213 |
Resumo: | Nossas sociedades são entidades biológicas abertas que seguem as leis da criticalidade termodinâmica, sendo auto-organizadas conforme o modelo fractal de Mandelbrot. Aplicado se a lei de potência de Zipf sobre um conceito social de Meadows et al. (1972), pode-se caracterizar a preocupação de muitos (a maioria inconsciente) com pouco (relações espaço temporais restritas), e a de poucos (uma minoria consciente) com muito (eventos humanitários holístas). Questiona-se sobre o nível de consciência que cada pessoa tem de sua posição nesta organização hierárquica, e qual suas alternativas de melhoria de posição. A percepção deste processo identifica a dependência do ‘eu’ do ‘nós’, pois ninguém está isolado nestes sistemas. Abordam-se algumas questões denso-dependentes no desequilíbrio das estruturas sociais através da Tragédia do Bem Comum (Hardin, 1968) e a importância do uso da Teoria da Escolha. Deixa de ser utópica a busca e a concretização de uma melhor Qualidade de Vida, ressaltando-se a importância da Educação igualitária e cooperativa na formação de sociedades mais justas e dignas. |
id |
FURG-12_966f8bdec25fbf6f1821b0e942816778 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1213 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizadaCriticalidade auto-organizada. Percepção do espaço-tempo. Qualidade de vida. Educação. Termodinâmica.Nossas sociedades são entidades biológicas abertas que seguem as leis da criticalidade termodinâmica, sendo auto-organizadas conforme o modelo fractal de Mandelbrot. Aplicado se a lei de potência de Zipf sobre um conceito social de Meadows et al. (1972), pode-se caracterizar a preocupação de muitos (a maioria inconsciente) com pouco (relações espaço temporais restritas), e a de poucos (uma minoria consciente) com muito (eventos humanitários holístas). Questiona-se sobre o nível de consciência que cada pessoa tem de sua posição nesta organização hierárquica, e qual suas alternativas de melhoria de posição. A percepção deste processo identifica a dependência do ‘eu’ do ‘nós’, pois ninguém está isolado nestes sistemas. Abordam-se algumas questões denso-dependentes no desequilíbrio das estruturas sociais através da Tragédia do Bem Comum (Hardin, 1968) e a importância do uso da Teoria da Escolha. Deixa de ser utópica a busca e a concretização de uma melhor Qualidade de Vida, ressaltando-se a importância da Educação igualitária e cooperativa na formação de sociedades mais justas e dignas.Lepidus2010-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1213Revista Didática Sistêmica; v. 3 (2006); 24-401809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1213/509Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBetito, Robertde Almeida, Tabajara Lucas2018-11-08T19:05:28Zoai:periodicos.furg.br:article/1213Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:05:28Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada |
title |
Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada |
spellingShingle |
Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada Betito, Robert Criticalidade auto-organizada. Percepção do espaço-tempo. Qualidade de vida. Educação. Termodinâmica. |
title_short |
Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada |
title_full |
Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada |
title_fullStr |
Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada |
title_sort |
Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada |
author |
Betito, Robert |
author_facet |
Betito, Robert de Almeida, Tabajara Lucas |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Tabajara Lucas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Betito, Robert de Almeida, Tabajara Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criticalidade auto-organizada. Percepção do espaço-tempo. Qualidade de vida. Educação. Termodinâmica. |
topic |
Criticalidade auto-organizada. Percepção do espaço-tempo. Qualidade de vida. Educação. Termodinâmica. |
description |
Nossas sociedades são entidades biológicas abertas que seguem as leis da criticalidade termodinâmica, sendo auto-organizadas conforme o modelo fractal de Mandelbrot. Aplicado se a lei de potência de Zipf sobre um conceito social de Meadows et al. (1972), pode-se caracterizar a preocupação de muitos (a maioria inconsciente) com pouco (relações espaço temporais restritas), e a de poucos (uma minoria consciente) com muito (eventos humanitários holístas). Questiona-se sobre o nível de consciência que cada pessoa tem de sua posição nesta organização hierárquica, e qual suas alternativas de melhoria de posição. A percepção deste processo identifica a dependência do ‘eu’ do ‘nós’, pois ninguém está isolado nestes sistemas. Abordam-se algumas questões denso-dependentes no desequilíbrio das estruturas sociais através da Tragédia do Bem Comum (Hardin, 1968) e a importância do uso da Teoria da Escolha. Deixa de ser utópica a busca e a concretização de uma melhor Qualidade de Vida, ressaltando-se a importância da Educação igualitária e cooperativa na formação de sociedades mais justas e dignas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1213 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1213/509 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 3 (2006); 24-40 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939114098688 |