Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1759 |
Resumo: | Trata-se de um relato sobre o estágio realizado na rede pública de Pelotas. A turma deprimeira série possuía um aluno com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O texto visa identificar as conseqüências do transtorno sobre a vida escolar, questionar o comprometimento da escola e levantar alternativas para participação desses alunos nas aulas de Educação Física (EF). Conclui-se que conhecer o aluno que está à nossa frente é fundamental para proporcionarmos um ensino de acordo com suas capacidades para aprender, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo, auto-estima, valores e principalmente a inclusão social no ambiente escolar. |
id |
FURG-12_a415a2964fc32a97e35bc7b206c815a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1759 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicasEducaçãoEducação FísicaTranstorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.Trata-se de um relato sobre o estágio realizado na rede pública de Pelotas. A turma deprimeira série possuía um aluno com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O texto visa identificar as conseqüências do transtorno sobre a vida escolar, questionar o comprometimento da escola e levantar alternativas para participação desses alunos nas aulas de Educação Física (EF). Conclui-se que conhecer o aluno que está à nossa frente é fundamental para proporcionarmos um ensino de acordo com suas capacidades para aprender, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo, auto-estima, valores e principalmente a inclusão social no ambiente escolar.Lepidus2011-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/175910.14295/rds.v11i0.1759Revista Didática Sistêmica; Edição Especial; 247-2561809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1759/946Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchellin, Fabiane de OliveiraOliveira, Francisco de Assis Furtado de2014-02-02T23:47:29Zoai:periodicos.furg.br:article/1759Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2014-02-02T23:47:29Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas |
title |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas |
spellingShingle |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas Schellin, Fabiane de Oliveira Educação Educação Física Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. |
title_short |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas |
title_full |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas |
title_fullStr |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas |
title_sort |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas |
author |
Schellin, Fabiane de Oliveira |
author_facet |
Schellin, Fabiane de Oliveira Oliveira, Francisco de Assis Furtado de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Francisco de Assis Furtado de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schellin, Fabiane de Oliveira Oliveira, Francisco de Assis Furtado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Física Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. |
topic |
Educação Educação Física Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. |
description |
Trata-se de um relato sobre o estágio realizado na rede pública de Pelotas. A turma deprimeira série possuía um aluno com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O texto visa identificar as conseqüências do transtorno sobre a vida escolar, questionar o comprometimento da escola e levantar alternativas para participação desses alunos nas aulas de Educação Física (EF). Conclui-se que conhecer o aluno que está à nossa frente é fundamental para proporcionarmos um ensino de acordo com suas capacidades para aprender, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo, auto-estima, valores e principalmente a inclusão social no ambiente escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1759 10.14295/rds.v11i0.1759 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1759 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v11i0.1759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1759/946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; Edição Especial; 247-256 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939983368192 |