Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schellin, Fabiane de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Francisco de Assis Furtado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1759
Resumo: Trata-se de um relato sobre o estágio realizado na rede pública de Pelotas. A turma deprimeira série possuía um aluno com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O texto visa identificar as conseqüências do transtorno sobre a vida escolar, questionar o comprometimento da escola e levantar alternativas para participação desses alunos nas aulas de Educação Física (EF). Conclui-se que conhecer o aluno que está à nossa frente é fundamental para proporcionarmos um ensino de acordo com suas capacidades para aprender, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo, auto-estima, valores e principalmente a inclusão social no ambiente escolar.
id FURG-12_a415a2964fc32a97e35bc7b206c815a7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1759
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicasEducaçãoEducação FísicaTranstorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.Trata-se de um relato sobre o estágio realizado na rede pública de Pelotas. A turma deprimeira série possuía um aluno com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O texto visa identificar as conseqüências do transtorno sobre a vida escolar, questionar o comprometimento da escola e levantar alternativas para participação desses alunos nas aulas de Educação Física (EF). Conclui-se que conhecer o aluno que está à nossa frente é fundamental para proporcionarmos um ensino de acordo com suas capacidades para aprender, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo, auto-estima, valores e principalmente a inclusão social no ambiente escolar.Lepidus2011-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/175910.14295/rds.v11i0.1759Revista Didática Sistêmica; Edição Especial; 247-2561809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1759/946Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchellin, Fabiane de OliveiraOliveira, Francisco de Assis Furtado de2014-02-02T23:47:29Zoai:periodicos.furg.br:article/1759Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2014-02-02T23:47:29Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas
title Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas
spellingShingle Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas
Schellin, Fabiane de Oliveira
Educação
Educação Física
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.
title_short Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas
title_full Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas
title_fullStr Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas
title_full_unstemmed Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas
title_sort Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o cotidiano escolar: implicações pedagógicas
author Schellin, Fabiane de Oliveira
author_facet Schellin, Fabiane de Oliveira
Oliveira, Francisco de Assis Furtado de
author_role author
author2 Oliveira, Francisco de Assis Furtado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schellin, Fabiane de Oliveira
Oliveira, Francisco de Assis Furtado de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Física
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.
topic Educação
Educação Física
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.
description Trata-se de um relato sobre o estágio realizado na rede pública de Pelotas. A turma deprimeira série possuía um aluno com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O texto visa identificar as conseqüências do transtorno sobre a vida escolar, questionar o comprometimento da escola e levantar alternativas para participação desses alunos nas aulas de Educação Física (EF). Conclui-se que conhecer o aluno que está à nossa frente é fundamental para proporcionarmos um ensino de acordo com suas capacidades para aprender, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo, auto-estima, valores e principalmente a inclusão social no ambiente escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1759
10.14295/rds.v11i0.1759
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1759
identifier_str_mv 10.14295/rds.v11i0.1759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1759/946
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; Edição Especial; 247-256
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939983368192