Reflexões sobre nosso modo de vida: um olhar através dos fundamentos da Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bigliardi, Rossane Vinhas
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cruz, Ricardo Gauterio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1233
Resumo: The societário model lived by the humanity faces a severe crisis: crisis of cultural identity, crisis of the production model and circulation of merchandise, ethical crisis of the values and principles that guide the individuals habits of consumption and discarding, crisis of the insufficience of natural resources, crisis imposed for the limit of population and economic growth, also derived from the scarcity of natural resources, at last, crisis of the social paradigm supported by the capitalist model, in whose rationality it fits to the human being the domain of the nature and the slave of the proper one human being, hindering the full exercise of its citizenship and reducing the mere part of a great gear, easily discarded and substituted. Ahead, this article presents a reflection concerning the problem faced for the society, pointing with respect to the Ambient Education as vector for the overcoming of the social and environmental crisis ranks in our reality.
id FURG-12_c4d12c4a54c416781a02cf1112fa8fc4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1233
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Reflexões sobre nosso modo de vida: um olhar através dos fundamentos da Educação AmbientalEducação Ambiental. Crise civilizatória. Sociedade capitalista.The societário model lived by the humanity faces a severe crisis: crisis of cultural identity, crisis of the production model and circulation of merchandise, ethical crisis of the values and principles that guide the individuals habits of consumption and discarding, crisis of the insufficience of natural resources, crisis imposed for the limit of population and economic growth, also derived from the scarcity of natural resources, at last, crisis of the social paradigm supported by the capitalist model, in whose rationality it fits to the human being the domain of the nature and the slave of the proper one human being, hindering the full exercise of its citizenship and reducing the mere part of a great gear, easily discarded and substituted. Ahead, this article presents a reflection concerning the problem faced for the society, pointing with respect to the Ambient Education as vector for the overcoming of the social and environmental crisis ranks in our reality.O modelo societário vivido pela humanidade enfrenta uma severa crise: crise de identidade cultural, crise do modelo de produção e circulação de bens, crise dos valores e princípios éticos que orientam os indivíduos em seus hábitos de consumo e descarte, crise da insuficiência de recursos naturais para sustentação destes hábitos, crise imposta pelo limite de crescimento populacional e econômico, derivada também da escassez de recursos naturais, enfim, crise do paradigma societário sustentado pelo modelo capitalista, em cuja racionalidade cabe ao ser humano o domínio da natureza e a escravização do próprio ser humano, tolhendo o exercício pleno de sua cidadania e reduzindo-o a mera peça de uma grande engrenagem, facilmente descartada e substituída. Diante deste quadro, este artigo apresenta uma reflexão acerca do problema enfrentado pela sociedade, apontando para a Educação Ambiental como vetor para a superação dos impasses sócio-ambientais postos em nossa realidade.Lepidus2010-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1233Revista Didática Sistêmica; v. 5 (2007); 41-491809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1233/528Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBigliardi, Rossane VinhasCruz, Ricardo Gauterio2018-11-08T19:03:06Zoai:periodicos.furg.br:article/1233Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:03:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre nosso modo de vida: um olhar através dos fundamentos da Educação Ambiental
title Reflexões sobre nosso modo de vida: um olhar através dos fundamentos da Educação Ambiental
spellingShingle Reflexões sobre nosso modo de vida: um olhar através dos fundamentos da Educação Ambiental
Bigliardi, Rossane Vinhas
Educação Ambiental. Crise civilizatória. Sociedade capitalista.
title_short Reflexões sobre nosso modo de vida: um olhar através dos fundamentos da Educação Ambiental
title_full Reflexões sobre nosso modo de vida: um olhar através dos fundamentos da Educação Ambiental
title_fullStr Reflexões sobre nosso modo de vida: um olhar através dos fundamentos da Educação Ambiental
title_full_unstemmed Reflexões sobre nosso modo de vida: um olhar através dos fundamentos da Educação Ambiental
title_sort Reflexões sobre nosso modo de vida: um olhar através dos fundamentos da Educação Ambiental
author Bigliardi, Rossane Vinhas
author_facet Bigliardi, Rossane Vinhas
Cruz, Ricardo Gauterio
author_role author
author2 Cruz, Ricardo Gauterio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bigliardi, Rossane Vinhas
Cruz, Ricardo Gauterio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Crise civilizatória. Sociedade capitalista.
topic Educação Ambiental. Crise civilizatória. Sociedade capitalista.
description The societário model lived by the humanity faces a severe crisis: crisis of cultural identity, crisis of the production model and circulation of merchandise, ethical crisis of the values and principles that guide the individuals habits of consumption and discarding, crisis of the insufficience of natural resources, crisis imposed for the limit of population and economic growth, also derived from the scarcity of natural resources, at last, crisis of the social paradigm supported by the capitalist model, in whose rationality it fits to the human being the domain of the nature and the slave of the proper one human being, hindering the full exercise of its citizenship and reducing the mere part of a great gear, easily discarded and substituted. Ahead, this article presents a reflection concerning the problem faced for the society, pointing with respect to the Ambient Education as vector for the overcoming of the social and environmental crisis ranks in our reality.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1233
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1233/528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 5 (2007); 41-49
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939456983040