GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Fernanda Jardim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: WILL, Edna Maria Assêncio, de LIMA, Lamartine Christian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8721
Resumo: A gestão democrática e participativa foi o objeto de análise deste trabalho, no qual visamos estudar os processos democráticos que norteiam e regem a gestão de escolas públicas no Brasil. Considerando o princípio da gestão democrática instituído na legislação vigente como ponto de partida de nosso estudo, fundamentamos este trabalho nas ideias de diferentes estudiosos da área que entendem a gestão democrática como algo imprescindível para a melhoria no ensino público. Analisando o conceito e os fundamentos da gestão escolar democrática, procuramos através deste artigo construir entendimentos e saberes que auxiliem a comunidade escolar a enfrentar as barreiras que entravam a implantação e efetivação da democratização nos espaços escolares, além de abordar os principais fundamentos legais para a implantação da gestão escolar democráticas nas escolas. Mesmo a gestão democrática e participativa estando em fase de implantação, pudemos evidenciar a partir desse estudo que esse modelo de gestão não só abre espaço para a iniciativa, como cobra isso da equipe escolar, alunos e pais. A gestão democrática e participativa tem como cerne envolver toda a equipe escolar e a comunidade na construção de uma proposta coletiva com projetos e ações a serem desenvolvidos, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem. Ele envolve a comunidade, abre espaço pra novas ideias e incentiva o educando a se tornar um ser crítico e pensante.
id FURG-12_f7ea377a4f5902895611176cb6ae6283
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8721
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.EscolaGestão DemocráticaGestão Participativa.A gestão democrática e participativa foi o objeto de análise deste trabalho, no qual visamos estudar os processos democráticos que norteiam e regem a gestão de escolas públicas no Brasil. Considerando o princípio da gestão democrática instituído na legislação vigente como ponto de partida de nosso estudo, fundamentamos este trabalho nas ideias de diferentes estudiosos da área que entendem a gestão democrática como algo imprescindível para a melhoria no ensino público. Analisando o conceito e os fundamentos da gestão escolar democrática, procuramos através deste artigo construir entendimentos e saberes que auxiliem a comunidade escolar a enfrentar as barreiras que entravam a implantação e efetivação da democratização nos espaços escolares, além de abordar os principais fundamentos legais para a implantação da gestão escolar democráticas nas escolas. Mesmo a gestão democrática e participativa estando em fase de implantação, pudemos evidenciar a partir desse estudo que esse modelo de gestão não só abre espaço para a iniciativa, como cobra isso da equipe escolar, alunos e pais. A gestão democrática e participativa tem como cerne envolver toda a equipe escolar e a comunidade na construção de uma proposta coletiva com projetos e ações a serem desenvolvidos, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem. Ele envolve a comunidade, abre espaço pra novas ideias e incentiva o educando a se tornar um ser crítico e pensante.Lepidus2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/872110.14295/rds.v21i2.8721Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 83-941809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8721/7610Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVIEIRA, Fernanda JardimWILL, Edna Maria Assênciode LIMA, Lamartine Christian2020-08-07T14:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/8721Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-08-07T14:59:11Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.
title GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.
spellingShingle GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.
VIEIRA, Fernanda Jardim
Escola
Gestão Democrática
Gestão Participativa.
title_short GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.
title_full GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.
title_fullStr GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.
title_full_unstemmed GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.
title_sort GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.
author VIEIRA, Fernanda Jardim
author_facet VIEIRA, Fernanda Jardim
WILL, Edna Maria Assêncio
de LIMA, Lamartine Christian
author_role author
author2 WILL, Edna Maria Assêncio
de LIMA, Lamartine Christian
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Fernanda Jardim
WILL, Edna Maria Assêncio
de LIMA, Lamartine Christian
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Gestão Democrática
Gestão Participativa.
topic Escola
Gestão Democrática
Gestão Participativa.
description A gestão democrática e participativa foi o objeto de análise deste trabalho, no qual visamos estudar os processos democráticos que norteiam e regem a gestão de escolas públicas no Brasil. Considerando o princípio da gestão democrática instituído na legislação vigente como ponto de partida de nosso estudo, fundamentamos este trabalho nas ideias de diferentes estudiosos da área que entendem a gestão democrática como algo imprescindível para a melhoria no ensino público. Analisando o conceito e os fundamentos da gestão escolar democrática, procuramos através deste artigo construir entendimentos e saberes que auxiliem a comunidade escolar a enfrentar as barreiras que entravam a implantação e efetivação da democratização nos espaços escolares, além de abordar os principais fundamentos legais para a implantação da gestão escolar democráticas nas escolas. Mesmo a gestão democrática e participativa estando em fase de implantação, pudemos evidenciar a partir desse estudo que esse modelo de gestão não só abre espaço para a iniciativa, como cobra isso da equipe escolar, alunos e pais. A gestão democrática e participativa tem como cerne envolver toda a equipe escolar e a comunidade na construção de uma proposta coletiva com projetos e ações a serem desenvolvidos, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem. Ele envolve a comunidade, abre espaço pra novas ideias e incentiva o educando a se tornar um ser crítico e pensante.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8721
10.14295/rds.v21i2.8721
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8721
identifier_str_mv 10.14295/rds.v21i2.8721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8721/7610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 83-94
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941377974272