Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperança, Joice Araújo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Marcio Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8015
Resumo: Na atual configuração cultural, em que a mídia e o consumo ocupam centralidade nos processos de constituição de identidades e subjetividades, as escolas se deparam com desafios e dilemas que requerem repensar a formação docente. Partindo desse pressuposto, este artigo focaliza a articulação entre mídias e educação, problematizando o princípio da interatividade como característica distintiva dos modos de ser, viver e aprender que se engendram na atualidade. Apresenta reflexões desencadeadas no desenvolvimento de uma disciplina ofertada a cursos de Licenciatura, problematizando a abordagem teórico-metodológica que compõem sua proposta curricular e a análise de experiências pedagógicas desenvolvidas em quatro semestres letivos. Por fim, sinaliza alguns saberes docentes relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura.
id FURG-2_00cc502564592b3c6d134dcfbb7c2dbb
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8015
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da ciberculturaMídia-educaçãociberculturasaberes docentes.Mídia-educaçãoNa atual configuração cultural, em que a mídia e o consumo ocupam centralidade nos processos de constituição de identidades e subjetividades, as escolas se deparam com desafios e dilemas que requerem repensar a formação docente. Partindo desse pressuposto, este artigo focaliza a articulação entre mídias e educação, problematizando o princípio da interatividade como característica distintiva dos modos de ser, viver e aprender que se engendram na atualidade. Apresenta reflexões desencadeadas no desenvolvimento de uma disciplina ofertada a cursos de Licenciatura, problematizando a abordagem teórico-metodológica que compõem sua proposta curricular e a análise de experiências pedagógicas desenvolvidas em quatro semestres letivos. Por fim, sinaliza alguns saberes docentes relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/801510.14295/momento.v27i1.8015Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 128-147Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 128-1472316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8015/5237Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsperança, Joice AraújoOliveira, Marcio Vieira2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/8015Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura
title Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura
spellingShingle Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura
Esperança, Joice Araújo
Mídia-educação
cibercultura
saberes docentes.
Mídia-educação
title_short Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura
title_full Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura
title_fullStr Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura
title_full_unstemmed Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura
title_sort Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura
author Esperança, Joice Araújo
author_facet Esperança, Joice Araújo
Oliveira, Marcio Vieira
author_role author
author2 Oliveira, Marcio Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperança, Joice Araújo
Oliveira, Marcio Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia-educação
cibercultura
saberes docentes.
Mídia-educação
topic Mídia-educação
cibercultura
saberes docentes.
Mídia-educação
description Na atual configuração cultural, em que a mídia e o consumo ocupam centralidade nos processos de constituição de identidades e subjetividades, as escolas se deparam com desafios e dilemas que requerem repensar a formação docente. Partindo desse pressuposto, este artigo focaliza a articulação entre mídias e educação, problematizando o princípio da interatividade como característica distintiva dos modos de ser, viver e aprender que se engendram na atualidade. Apresenta reflexões desencadeadas no desenvolvimento de uma disciplina ofertada a cursos de Licenciatura, problematizando a abordagem teórico-metodológica que compõem sua proposta curricular e a análise de experiências pedagógicas desenvolvidas em quatro semestres letivos. Por fim, sinaliza alguns saberes docentes relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8015
10.14295/momento.v27i1.8015
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8015
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.8015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8015/5237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 128-147
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 128-147
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249858797568