EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maicon Soares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira, Juliana Cotting
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12319
Resumo: O estudo teve como objetivo geral investigar como foram desenvolvidos temas relacionados à saúde nas aulas de Educação física com os alunos do Ensino Médio, buscando capturar sentidos sobre saúde produzidos pelos discentes. Como objetivo específico, buscamos descrever como a saúde é abordada nos conteúdos da Educação física escolar desenvolvidos na escola. A pesquisa realizou-se em duas escolas públicas da zona leste de Bagé RS, de agosto a outubro de 2016, com 12 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, por meio de questionários semiestruturados. Como resultados, identificamos: entendimentos dos escolares pautados nas perspectivas ampliadas do conceito de saúde; a presença dos esportes como conteúdo privilegiado nas aulas, e um esvaziamento da questão “Por que ensinar?” nos relatos dos escolares. O fortalecimento da intencionalidade pedagógica pode funcionar como dispositivo de ressignficação dos conteúdos para uma formação em saúde na escola, em detrimento de uma abordagem em caixa ou uniprofissional.
id FURG-2_dd9e088864953193a1062a9caf4b2e5d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12319
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discenteEducação Física. Saúde. Escola. Ensino Médio.EnsinoO estudo teve como objetivo geral investigar como foram desenvolvidos temas relacionados à saúde nas aulas de Educação física com os alunos do Ensino Médio, buscando capturar sentidos sobre saúde produzidos pelos discentes. Como objetivo específico, buscamos descrever como a saúde é abordada nos conteúdos da Educação física escolar desenvolvidos na escola. A pesquisa realizou-se em duas escolas públicas da zona leste de Bagé RS, de agosto a outubro de 2016, com 12 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, por meio de questionários semiestruturados. Como resultados, identificamos: entendimentos dos escolares pautados nas perspectivas ampliadas do conceito de saúde; a presença dos esportes como conteúdo privilegiado nas aulas, e um esvaziamento da questão “Por que ensinar?” nos relatos dos escolares. O fortalecimento da intencionalidade pedagógica pode funcionar como dispositivo de ressignficação dos conteúdos para uma formação em saúde na escola, em detrimento de uma abordagem em caixa ou uniprofissional.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1231910.14295/momento.v29i3.12319Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/12319/8730Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Maicon SoaresTeixeira, Juliana Cotting2021-05-04T20:52:30Zoai:periodicos.furg.br:article/12319Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-04T20:52:30Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente
title EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente
Ferreira, Maicon Soares
Educação Física. Saúde. Escola. Ensino Médio.
Ensino
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente
author Ferreira, Maicon Soares
author_facet Ferreira, Maicon Soares
Teixeira, Juliana Cotting
author_role author
author2 Teixeira, Juliana Cotting
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maicon Soares
Teixeira, Juliana Cotting
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Saúde. Escola. Ensino Médio.
Ensino
topic Educação Física. Saúde. Escola. Ensino Médio.
Ensino
description O estudo teve como objetivo geral investigar como foram desenvolvidos temas relacionados à saúde nas aulas de Educação física com os alunos do Ensino Médio, buscando capturar sentidos sobre saúde produzidos pelos discentes. Como objetivo específico, buscamos descrever como a saúde é abordada nos conteúdos da Educação física escolar desenvolvidos na escola. A pesquisa realizou-se em duas escolas públicas da zona leste de Bagé RS, de agosto a outubro de 2016, com 12 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, por meio de questionários semiestruturados. Como resultados, identificamos: entendimentos dos escolares pautados nas perspectivas ampliadas do conceito de saúde; a presença dos esportes como conteúdo privilegiado nas aulas, e um esvaziamento da questão “Por que ensinar?” nos relatos dos escolares. O fortalecimento da intencionalidade pedagógica pode funcionar como dispositivo de ressignficação dos conteúdos para uma formação em saúde na escola, em detrimento de uma abordagem em caixa ou uniprofissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12319
10.14295/momento.v29i3.12319
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12319
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i3.12319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12319/8730
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250351628288