A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015 |
Resumo: | Este artigo revisita a temática atual e emergencial no contexto das escolas brasileiras: a apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por ser de natureza ampla e complexa, não temos a pretensão de esgotar a discussão e sim a de debater sobre seus desafios e possibilidades. Entendemos a língua como algo vivo, pulsante, dinâmico e que faz parte do ser humano e de suas relações. Discorremos sobre a linguagem, a apropriação da cultura pelos sujeitos e a apropriação da leitura e escrita, ao realizar uma reflexão sobre o ensino da língua materna, e evidenciar o papel fundamental que ocupa o professor, ou o adulto mais experiente nas relações aí estabelecidas na direção da conquista da alfabetização pelas crianças. Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização. |
id |
FURG-2_e165809e23ed9180c605cfacd135ce48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5015 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidadesAnos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.Apropriação da leitura e escritaEste artigo revisita a temática atual e emergencial no contexto das escolas brasileiras: a apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por ser de natureza ampla e complexa, não temos a pretensão de esgotar a discussão e sim a de debater sobre seus desafios e possibilidades. Entendemos a língua como algo vivo, pulsante, dinâmico e que faz parte do ser humano e de suas relações. Discorremos sobre a linguagem, a apropriação da cultura pelos sujeitos e a apropriação da leitura e escrita, ao realizar uma reflexão sobre o ensino da língua materna, e evidenciar o papel fundamental que ocupa o professor, ou o adulto mais experiente nas relações aí estabelecidas na direção da conquista da alfabetização pelas crianças. Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 41-58Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 41-582316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015/3742Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Beatriz Carmo Lima deGirotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões2018-05-08T14:48:10Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5015Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:10Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades |
title |
A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades Aguiar, Beatriz Carmo Lima de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização. Apropriação da leitura e escrita |
title_short |
A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades |
title_full |
A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades |
title_sort |
A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades |
author |
Aguiar, Beatriz Carmo Lima de |
author_facet |
Aguiar, Beatriz Carmo Lima de Girotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões |
author_role |
author |
author2 |
Girotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Beatriz Carmo Lima de Girotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização. Apropriação da leitura e escrita |
topic |
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização. Apropriação da leitura e escrita |
description |
Este artigo revisita a temática atual e emergencial no contexto das escolas brasileiras: a apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por ser de natureza ampla e complexa, não temos a pretensão de esgotar a discussão e sim a de debater sobre seus desafios e possibilidades. Entendemos a língua como algo vivo, pulsante, dinâmico e que faz parte do ser humano e de suas relações. Discorremos sobre a linguagem, a apropriação da cultura pelos sujeitos e a apropriação da leitura e escrita, ao realizar uma reflexão sobre o ensino da língua materna, e evidenciar o papel fundamental que ocupa o professor, ou o adulto mais experiente nas relações aí estabelecidas na direção da conquista da alfabetização pelas crianças. Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015/3742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 41-58 Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 41-58 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870241402880 |