A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Beatriz Carmo Lima de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Girotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015
Resumo: Este artigo revisita a temática atual e emergencial no contexto das escolas brasileiras: a apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por ser de natureza ampla e complexa, não temos a pretensão de esgotar a discussão e sim a de debater sobre seus desafios e possibilidades. Entendemos a língua como algo vivo, pulsante, dinâmico e que faz parte do ser humano e de suas relações. Discorremos sobre a linguagem, a apropriação da cultura pelos sujeitos e a apropriação da leitura e escrita, ao realizar uma reflexão sobre o ensino da língua materna, e evidenciar o papel fundamental que ocupa o professor, ou o adulto mais experiente nas relações aí estabelecidas na direção da conquista da alfabetização pelas crianças. Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.
id FURG-2_e165809e23ed9180c605cfacd135ce48
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5015
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidadesAnos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.Apropriação da leitura e escritaEste artigo revisita a temática atual e emergencial no contexto das escolas brasileiras: a apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por ser de natureza ampla e complexa, não temos a pretensão de esgotar a discussão e sim a de debater sobre seus desafios e possibilidades. Entendemos a língua como algo vivo, pulsante, dinâmico e que faz parte do ser humano e de suas relações. Discorremos sobre a linguagem, a apropriação da cultura pelos sujeitos e a apropriação da leitura e escrita, ao realizar uma reflexão sobre o ensino da língua materna, e evidenciar o papel fundamental que ocupa o professor, ou o adulto mais experiente nas relações aí estabelecidas na direção da conquista da alfabetização pelas crianças. Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 41-58Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 41-582316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015/3742Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Beatriz Carmo Lima deGirotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões2018-05-08T14:48:10Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5015Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:10Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
title A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
spellingShingle A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
Aguiar, Beatriz Carmo Lima de
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.
Apropriação da leitura e escrita
title_short A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
title_full A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
title_fullStr A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
title_sort A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
author Aguiar, Beatriz Carmo Lima de
author_facet Aguiar, Beatriz Carmo Lima de
Girotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões
author_role author
author2 Girotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Beatriz Carmo Lima de
Girotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.
Apropriação da leitura e escrita
topic Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.
Apropriação da leitura e escrita
description Este artigo revisita a temática atual e emergencial no contexto das escolas brasileiras: a apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por ser de natureza ampla e complexa, não temos a pretensão de esgotar a discussão e sim a de debater sobre seus desafios e possibilidades. Entendemos a língua como algo vivo, pulsante, dinâmico e que faz parte do ser humano e de suas relações. Discorremos sobre a linguagem, a apropriação da cultura pelos sujeitos e a apropriação da leitura e escrita, ao realizar uma reflexão sobre o ensino da língua materna, e evidenciar o papel fundamental que ocupa o professor, ou o adulto mais experiente nas relações aí estabelecidas na direção da conquista da alfabetização pelas crianças. Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015/3742
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 41-58
Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 41-58
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870241402880