Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2419 |
Resumo: | The teacher training of Brazilian Basic Education is a very important issue for the quality of education, therefore, the aim of this study is to present the results of a query made in 2010 to Pro-Chancellors of Higher Education Institutions to subsidize the fostering policy of Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education - CAPES to the teachers of public (municipal and state) basic education of the Education area. Ninety four questionnaires were administered and 68 graduate programs provided data of 1.055 teachers that work in Basic Education, which represents 22% of all students. After analyzing the data on the support received for the completion of the master level, has been observed that only 6.8% of the municipal teachers receive some form of support, while nearly 11% of state teachers are supported. Thus, it is concluded that there are few teachers receiving support to study. |
id |
FURG-2_e9302864f6186e1e52e2277a1b3b6ff0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2419 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básicaEducaçãoCapacitação de professoresCAPES.The teacher training of Brazilian Basic Education is a very important issue for the quality of education, therefore, the aim of this study is to present the results of a query made in 2010 to Pro-Chancellors of Higher Education Institutions to subsidize the fostering policy of Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education - CAPES to the teachers of public (municipal and state) basic education of the Education area. Ninety four questionnaires were administered and 68 graduate programs provided data of 1.055 teachers that work in Basic Education, which represents 22% of all students. After analyzing the data on the support received for the completion of the master level, has been observed that only 6.8% of the municipal teachers receive some form of support, while nearly 11% of state teachers are supported. Thus, it is concluded that there are few teachers receiving support to study.A capacitação de professores da educação básica brasileira é um assunto de suma importância para a qualidade do ensino, portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma consulta feita, em 2010, aos Pró-reitores das Instituições de Ensino Superior – IES para subsidiar a política de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES aos professores de educação básica da rede pública, municipal e estadual na área de educação. Foram aplicados 94 questionários e 68 instituições forneceram dados de 1055 professores que trabalham na Educação Básica, o que representa 22% do total de alunos. Após a análise dos dados sobre o apoio recebido para a realização do mestrado por esfera administrativa foi observado que apenas 6,8 % dos professores da rede municipal recebem algum tipo de apoio, enquanto que na rede estadual quase 11 % dos professores são apoiados. Assim sendo, conclui-se que nesse contexto existem poucos professores recebendo apoio para estudar.Universidade Federal do Rio Grande2012-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/2419Momento - Diálogos em Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 81-92Momento - Diálogos em Educação; v. 20 n. 2 (2011); 81-922316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/2419/1410Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, ZenaOliveira, Marta Elias Ribeiro deFavero, Alexandre MarafonAssunção, Pedro FarageSchetinger, Maria Rosa Chitolina2023-01-05T15:57:20Zoai:periodicos.furg.br:article/2419Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-01-05T15:57:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica |
title |
Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica |
spellingShingle |
Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica Martins, Zena Educação Capacitação de professores CAPES. |
title_short |
Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica |
title_full |
Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica |
title_fullStr |
Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica |
title_full_unstemmed |
Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica |
title_sort |
Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica |
author |
Martins, Zena |
author_facet |
Martins, Zena Oliveira, Marta Elias Ribeiro de Favero, Alexandre Marafon Assunção, Pedro Farage Schetinger, Maria Rosa Chitolina |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marta Elias Ribeiro de Favero, Alexandre Marafon Assunção, Pedro Farage Schetinger, Maria Rosa Chitolina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Zena Oliveira, Marta Elias Ribeiro de Favero, Alexandre Marafon Assunção, Pedro Farage Schetinger, Maria Rosa Chitolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Capacitação de professores CAPES. |
topic |
Educação Capacitação de professores CAPES. |
description |
The teacher training of Brazilian Basic Education is a very important issue for the quality of education, therefore, the aim of this study is to present the results of a query made in 2010 to Pro-Chancellors of Higher Education Institutions to subsidize the fostering policy of Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education - CAPES to the teachers of public (municipal and state) basic education of the Education area. Ninety four questionnaires were administered and 68 graduate programs provided data of 1.055 teachers that work in Basic Education, which represents 22% of all students. After analyzing the data on the support received for the completion of the master level, has been observed that only 6.8% of the municipal teachers receive some form of support, while nearly 11% of state teachers are supported. Thus, it is concluded that there are few teachers receiving support to study. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2419 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2419/1410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 81-92 Momento - Diálogos em Educação; v. 20 n. 2 (2011); 81-92 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249052442624 |