Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amando, Marilia Rocha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cusati, Iracema Campos, Carvalho, Odair França de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9162
Resumo: Este estudo compartilha constatações evidenciadas na literatura sobre a normatividade cultural permeada por questões de gênero e sexualidade além de fomentar reflexão sobre propagação de diferença e discriminação a indivíduos considerados diferentes no ambiente escolar. Dentre as referências que embasam essa reflexão, destaca-se o livro “O corpo Educado: pedagogias da sexualidade”, organizado por Guacira Lopes Louro propondo desvelar a relação entre práticas escolares, corpo e sexualidade. A revisão bibliográfica mostra que a intolerância em relação à homossexualidade na sociedade repercute na escola e que há demanda de políticas educacionais acerca da diversidade sexual visando o combate à homofobia.
id FURG-2_f2e5faaa78f9d2ffc515cb5baa720e76
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9162
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBTSexualidadesGêneroPreconceitoFormação de Professores(as)Diversidade na escola.Normatividade Cultural e SexualidadeEste estudo compartilha constatações evidenciadas na literatura sobre a normatividade cultural permeada por questões de gênero e sexualidade além de fomentar reflexão sobre propagação de diferença e discriminação a indivíduos considerados diferentes no ambiente escolar. Dentre as referências que embasam essa reflexão, destaca-se o livro “O corpo Educado: pedagogias da sexualidade”, organizado por Guacira Lopes Louro propondo desvelar a relação entre práticas escolares, corpo e sexualidade. A revisão bibliográfica mostra que a intolerância em relação à homossexualidade na sociedade repercute na escola e que há demanda de políticas educacionais acerca da diversidade sexual visando o combate à homofobia.Universidade Federal do Rio Grande2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/916210.14295/momento.v28i3.9162Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 128-147Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 128-1472316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9162/6284Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmando, Marilia RochaCusati, Iracema CamposCarvalho, Odair França de2019-12-18T04:16:33Zoai:periodicos.furg.br:article/9162Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-12-18T04:16:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT
title Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT
spellingShingle Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT
Amando, Marilia Rocha
Sexualidades
Gênero
Preconceito
Formação de Professores(as)
Diversidade na escola.
Normatividade Cultural e Sexualidade
title_short Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT
title_full Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT
title_fullStr Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT
title_full_unstemmed Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT
title_sort Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT
author Amando, Marilia Rocha
author_facet Amando, Marilia Rocha
Cusati, Iracema Campos
Carvalho, Odair França de
author_role author
author2 Cusati, Iracema Campos
Carvalho, Odair França de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amando, Marilia Rocha
Cusati, Iracema Campos
Carvalho, Odair França de
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidades
Gênero
Preconceito
Formação de Professores(as)
Diversidade na escola.
Normatividade Cultural e Sexualidade
topic Sexualidades
Gênero
Preconceito
Formação de Professores(as)
Diversidade na escola.
Normatividade Cultural e Sexualidade
description Este estudo compartilha constatações evidenciadas na literatura sobre a normatividade cultural permeada por questões de gênero e sexualidade além de fomentar reflexão sobre propagação de diferença e discriminação a indivíduos considerados diferentes no ambiente escolar. Dentre as referências que embasam essa reflexão, destaca-se o livro “O corpo Educado: pedagogias da sexualidade”, organizado por Guacira Lopes Louro propondo desvelar a relação entre práticas escolares, corpo e sexualidade. A revisão bibliográfica mostra que a intolerância em relação à homossexualidade na sociedade repercute na escola e que há demanda de políticas educacionais acerca da diversidade sexual visando o combate à homofobia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9162
10.14295/momento.v28i3.9162
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9162
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i3.9162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9162/6284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 128-147
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 128-147
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250290810880