TOMBOY: POTENCIALIDADE PARA PROBLEMATIZAR GÊNERO E SEXUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Apolônia de J. Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Siqueira Marcondes, Gláucia, Vieira Taylor, Jeanne C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9003
Resumo: O presente trabalho busca discutir e problematizar a produção discursiva dos sujeitos e a sua relação com as subjetividades, pensando os discursos que circunscrevem as relações de gênero e as sexualidades e que organizam o filme Tomboy[1]. Apresenta como aporte teórico a perspectiva Pós-estrutulalista, os estudos Foucaltianos, assim como os estudos sobre a cultura visual. Nesse sentido consideramos importante refletir acerca dos processos de enquandramento e resistência, entendendo-os como possibilidades educativas de pensar o ser diferente.PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Educação. Gênero. Sexualidade.[1]  Tomboy, da diretora Céline Sciamma, é um longa-metragem, produzido no ano de 2012.  Apresenta como atriz principal, Laure, uma criança de dez anos, biologicamente feminina, mas que parece se sentir, vestir e agir como pertencente ao gênero masculino.
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