TOMBOY: POTENCIALIDADE PARA PROBLEMATIZAR GÊNERO E SEXUALIDADE
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9003 |
Resumo: | O presente trabalho busca discutir e problematizar a produção discursiva dos sujeitos e a sua relação com as subjetividades, pensando os discursos que circunscrevem as relações de gênero e as sexualidades e que organizam o filme Tomboy[1]. Apresenta como aporte teórico a perspectiva Pós-estrutulalista, os estudos Foucaltianos, assim como os estudos sobre a cultura visual. Nesse sentido consideramos importante refletir acerca dos processos de enquandramento e resistência, entendendo-os como possibilidades educativas de pensar o ser diferente.PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Educação. Gênero. Sexualidade.[1] Tomboy, da diretora Céline Sciamma, é um longa-metragem, produzido no ano de 2012. Apresenta como atriz principal, Laure, uma criança de dez anos, biologicamente feminina, mas que parece se sentir, vestir e agir como pertencente ao gênero masculino. |
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