SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir e refletir a importância das cantigas de Lindô como fator contribuinte para a valorização cultural do Quilombo Cocalinho. Os resultados mostram que se o Lindô for levado para a sala de aula contribuirá de forma efetiva para valorização cultural, fortalecimento da identidade do sujeito, da autoestima e pode contribuir para o processo de leitura, interpretação e análise linguística nas aulas de língua portuguesa. |
id |
FURG-5_925408377dc29dde371586a2c7e695c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8456 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊSEste artigo tem por objetivo discutir e refletir a importância das cantigas de Lindô como fator contribuinte para a valorização cultural do Quilombo Cocalinho. Os resultados mostram que se o Lindô for levado para a sala de aula contribuirá de forma efetiva para valorização cultural, fortalecimento da identidade do sujeito, da autoestima e pode contribuir para o processo de leitura, interpretação e análise linguística nas aulas de língua portuguesa. Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/845610.14295/de.v6i2.8456Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 167-1762358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456/5786Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, WalaceSousa, Jane GuimarãesAndrade, Karylleila dos Santos2019-04-23T18:42:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8456Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS |
title |
SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS |
spellingShingle |
SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS Rodrigues, Walace |
title_short |
SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS |
title_full |
SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS |
title_fullStr |
SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS |
title_full_unstemmed |
SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS |
title_sort |
SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS |
author |
Rodrigues, Walace |
author_facet |
Rodrigues, Walace Sousa, Jane Guimarães Andrade, Karylleila dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Jane Guimarães Andrade, Karylleila dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Walace Sousa, Jane Guimarães Andrade, Karylleila dos Santos |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir e refletir a importância das cantigas de Lindô como fator contribuinte para a valorização cultural do Quilombo Cocalinho. Os resultados mostram que se o Lindô for levado para a sala de aula contribuirá de forma efetiva para valorização cultural, fortalecimento da identidade do sujeito, da autoestima e pode contribuir para o processo de leitura, interpretação e análise linguística nas aulas de língua portuguesa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456 10.14295/de.v6i2.8456 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v6i2.8456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456/5786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 167-176 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1754644607590727680 |