SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Walace
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Jane Guimarães, Andrade, Karylleila dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir e refletir a importância das cantigas de Lindô como fator contribuinte para a valorização cultural do Quilombo Cocalinho. Os resultados mostram que se o Lindô for levado para a sala de aula contribuirá de forma efetiva para valorização cultural, fortalecimento da identidade do sujeito, da autoestima e pode contribuir para o processo de leitura, interpretação e análise linguística nas aulas de língua portuguesa.
id FURG-5_925408377dc29dde371586a2c7e695c0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8456
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊSEste artigo tem por objetivo discutir e refletir a importância das cantigas de Lindô como fator contribuinte para a valorização cultural do Quilombo Cocalinho. Os resultados mostram que se o Lindô for levado para a sala de aula contribuirá de forma efetiva para valorização cultural, fortalecimento da identidade do sujeito, da autoestima e pode contribuir para o processo de leitura, interpretação e análise linguística nas aulas de língua portuguesa. Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/845610.14295/de.v6i2.8456Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 167-1762358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456/5786Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, WalaceSousa, Jane GuimarãesAndrade, Karylleila dos Santos2019-04-23T18:42:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8456Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS
title SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS
spellingShingle SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS
Rodrigues, Walace
title_short SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS
title_full SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS
title_fullStr SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS
title_full_unstemmed SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS
title_sort SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS
author Rodrigues, Walace
author_facet Rodrigues, Walace
Sousa, Jane Guimarães
Andrade, Karylleila dos Santos
author_role author
author2 Sousa, Jane Guimarães
Andrade, Karylleila dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Walace
Sousa, Jane Guimarães
Andrade, Karylleila dos Santos
description Este artigo tem por objetivo discutir e refletir a importância das cantigas de Lindô como fator contribuinte para a valorização cultural do Quilombo Cocalinho. Os resultados mostram que se o Lindô for levado para a sala de aula contribuirá de forma efetiva para valorização cultural, fortalecimento da identidade do sujeito, da autoestima e pode contribuir para o processo de leitura, interpretação e análise linguística nas aulas de língua portuguesa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456
10.14295/de.v6i2.8456
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456
identifier_str_mv 10.14295/de.v6i2.8456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456/5786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 167-176
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1754644607590727680