EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cristina Dutra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Bianca Bittencourt de, Saes, Mirelle de Oliveira, Susin, Lulie Rosane Odeh, Muccillo-Baisch, Ana Luiza, Soares, Maria Cristina Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6016
Resumo: A promoção de práticas alimentares saudáveis são diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde enfatizando a educação para reduzir as carências nutricionais e a obesidade com enfoque no ambiente escolar. Objetivou-se avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável entre escolares e relatar atividades de educação nutricional realizadas. Tratase do relato de experiência de um projeto de extensão universitária interdisciplinar intitulada “O que tem de ‘bom’ para comer hoje?”.O diagnóstico foi realizado por docentes e discentes da Universidade Federal do Rio Grande em uma parcela de alunos de cinco escolas de ensino fundamental deste município. Para avaliar o conhecimento prévio dos alunos, foi aplicado um instrumento com figuras de diversos alimentos, sendo os escolares orientados a circular aquelas que consideravam fazer parte de uma alimentação saudável. Participaram do diagnóstico 909 estudantes. Alunos das séries mais avançadas obtiveram um percentual maior de acertos, com maior prevalência nas figuras de sucos e frutas. As figuras de lanches tipo “fastfood” foram as que mais apresentaram inadequação na escolha, verificando-se percentuais de acertos baixos (46,7%) em uma das escolas. Pode-se considerar que existe uma confusão entre aquele alimento que é considerado saudável e o apetitoso. Já as ações para estimular a alimentação saudável incluíram situações do cotidiano escolar, estimulando o pensamento crítico. Os diferentes momentos de avaliação realizados com todos os atores envolvidos mostraram que houve uma ampliação dos conhecimentos dos participantes em relação ao tema, e uma sensibilização quanto ao seu papel de multiplicadores das informações obtidas.
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