O AGROTÓXICO NOSSO DE CADA DIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Dayane Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Tatiana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6187
Resumo: Os agrotóxicos são amplamente utilizados no meio rural e sua larga utilização desprovida de medidas de biossegurança apropriadas, vem provocando impactos potenciais tanto para o ambiente quanto para a saúde humana. Os agrotóxicos foram introduzidos na agricultura como uma tentativa de corrigir as necessidades do solo e prevenir e eliminar as pragas que prejudicariam a produtividade. O uso dos agrotóxicos cresceu durante a Segunda Guerra Mundial e não parou mais; a grande demanda por alimentos tornou-os indissociáveis à agricultura, apesar dos efeitos danosos de alguns compostos. O Brasil é considerado um dos líderes mundiais na utilização de agrotóxicos, sendo que a intoxicação por essas substâncias químicas está aumentando de forma acelerada, principalmente dos trabalhadores rurais através de exposição ocupacional. Apesar do país possuir legislação para o uso dos agrotóxicos, não há uma fiscalização efetiva, fazendo com que esses produtos sejam vendidos e manipulados de forma indiscriminada. Algumas alternativas podem ser utilizadas para reduzir esse uso ou até mesmo suprimi-lo, como as práticas agroecológicas. Esse artigo traz uma revisão crítica e atualizada sobre agrotóxicos, enfatizando a necessidade de uma maior discussão sobre o assunto.
id FURG-6_a4a9ed1f55080973fe297b41eb189af0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6187
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling O AGROTÓXICO NOSSO DE CADA DIAagroquímicoambientelegislaçãosaúdetoxicologia.Os agrotóxicos são amplamente utilizados no meio rural e sua larga utilização desprovida de medidas de biossegurança apropriadas, vem provocando impactos potenciais tanto para o ambiente quanto para a saúde humana. Os agrotóxicos foram introduzidos na agricultura como uma tentativa de corrigir as necessidades do solo e prevenir e eliminar as pragas que prejudicariam a produtividade. O uso dos agrotóxicos cresceu durante a Segunda Guerra Mundial e não parou mais; a grande demanda por alimentos tornou-os indissociáveis à agricultura, apesar dos efeitos danosos de alguns compostos. O Brasil é considerado um dos líderes mundiais na utilização de agrotóxicos, sendo que a intoxicação por essas substâncias químicas está aumentando de forma acelerada, principalmente dos trabalhadores rurais através de exposição ocupacional. Apesar do país possuir legislação para o uso dos agrotóxicos, não há uma fiscalização efetiva, fazendo com que esses produtos sejam vendidos e manipulados de forma indiscriminada. Algumas alternativas podem ser utilizadas para reduzir esse uso ou até mesmo suprimi-lo, como as práticas agroecológicas. Esse artigo traz uma revisão crítica e atualizada sobre agrotóxicos, enfatizando a necessidade de uma maior discussão sobre o assunto.Universidade Federal do Rio Grande2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6187VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 28 (2016); 14-262177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6187/4229Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Dayane SantosPereira, Tatiana da Silva2018-11-09T12:51:10Zoai:periodicos.furg.br:article/6187Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2018-11-09T12:51:10Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O AGROTÓXICO NOSSO DE CADA DIA
title O AGROTÓXICO NOSSO DE CADA DIA
spellingShingle O AGROTÓXICO NOSSO DE CADA DIA
Ribeiro, Dayane Santos
agroquímico
ambiente
legislação
saúde
toxicologia.
title_short O AGROTÓXICO NOSSO DE CADA DIA
title_full O AGROTÓXICO NOSSO DE CADA DIA
title_fullStr O AGROTÓXICO NOSSO DE CADA DIA
title_full_unstemmed O AGROTÓXICO NOSSO DE CADA DIA
title_sort O AGROTÓXICO NOSSO DE CADA DIA
author Ribeiro, Dayane Santos
author_facet Ribeiro, Dayane Santos
Pereira, Tatiana da Silva
author_role author
author2 Pereira, Tatiana da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Dayane Santos
Pereira, Tatiana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv agroquímico
ambiente
legislação
saúde
toxicologia.
topic agroquímico
ambiente
legislação
saúde
toxicologia.
description Os agrotóxicos são amplamente utilizados no meio rural e sua larga utilização desprovida de medidas de biossegurança apropriadas, vem provocando impactos potenciais tanto para o ambiente quanto para a saúde humana. Os agrotóxicos foram introduzidos na agricultura como uma tentativa de corrigir as necessidades do solo e prevenir e eliminar as pragas que prejudicariam a produtividade. O uso dos agrotóxicos cresceu durante a Segunda Guerra Mundial e não parou mais; a grande demanda por alimentos tornou-os indissociáveis à agricultura, apesar dos efeitos danosos de alguns compostos. O Brasil é considerado um dos líderes mundiais na utilização de agrotóxicos, sendo que a intoxicação por essas substâncias químicas está aumentando de forma acelerada, principalmente dos trabalhadores rurais através de exposição ocupacional. Apesar do país possuir legislação para o uso dos agrotóxicos, não há uma fiscalização efetiva, fazendo com que esses produtos sejam vendidos e manipulados de forma indiscriminada. Algumas alternativas podem ser utilizadas para reduzir esse uso ou até mesmo suprimi-lo, como as práticas agroecológicas. Esse artigo traz uma revisão crítica e atualizada sobre agrotóxicos, enfatizando a necessidade de uma maior discussão sobre o assunto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6187
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6187/4229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 28 (2016); 14-26
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041719107125248