DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS REGULARES DE ENSINO – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreazza, Caroline Andreazza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Wild, Natan, Cunha, Carlos Eduardo, Silva Mendes, Fábio Raniére da, Costa-Motta, Fabiana Maia Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6082
Resumo: A Síndrome de Down (SD) é considerada uma das mais frequentes anomalias numéricas dos cromossomos autossômicos e representa a mais antiga causa genética de retardo mental estudada. A ciência tem feito progressos em relação aos estudos que norteiam esta síndrome, colocando em debate a incapacidade cognitiva atribuída ao indivíduo com SD. Sendo assim, a humanidade vive um dilema. A criança com SD está fadada a frequentar uma escola especial ou tem condições de frequentar o ensino regular? Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica sobre o tema de inclusão social e desenvolvimento cognitivo do paciente com SD, baseada em livros, textos e artigos eletrônicos nos bancos de dados BVS, Scielo e PubMed. Os artigos utilizados são atuais, uma vez que a inclusão, numa rede de ensino regular, de pessoas, ainda, estereotipadas e estigmatizadas pela população é um paradigma social recente que ainda está sendo estudado. A análise dos artigos demonstraram que as diferenças de crianças com SD foram significativas em nível de autocuidado, mobilidade e principalmente linguagem (a qual é fundamental para uma interação social), em comparação com crianças cujo desenvolvimento é normal. O desempenho funcional de crianças com SD é inferior ao de crianças sem a síndrome, porém com o apoio de familiares e cuidadores, com o incentivo de professores devidamente capacitados e com o amparo de profissionais da área da saúde, a ideia de inclusão pode vir a tornar-se uma opção real de benefício a essas crianças.
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