Congelamento de filés de linguado em processo de transmissão de calor unidirecional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Gilberto Arejano
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pinto, Luiz Antonio de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Vetor (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/431
Resumo: O objetivo do presente trabalho é a obtenção de dados termofísicos não-existentes sobre o linguado (Paralichthys brasiliensis), seguida da utilização destes para avaliar os tempos de congelamento. A equação diferencial parcial foi resolvida discretizando-se na posição por diferenças finitas, com um programa computacional escrito em linguagem PASCAL, para obtenção da variação de temperaturas no filé de peixe e o tempo de congelamento, usando propriedades obtidas de correlações empíricas. A parte experimental foi desenvolvida através de um módulo de congelamento por contato de placas (MCCP), á semelhança do modelo real industrial, incorporando inclusive detalhes de operação (temperatura inicial e final, resistência de contato, velocidade de troca térmica, tamanho de amostra) que validam os dados experimentais. Toda a operação utilizando compressão mecânica de vapor foi monitorada por um controlador lógico programável (CLP), permitindo leituras das variações das temperaturas das amostras a cada dez segundos. Comparando-se os resultados experimentais dos tempos de congelamento com os estimados, por simulação numérica, obtidos com as propriedades extraídas deste trabalho, observaram-se desvios menores que 3%. Palavras-Chave: tempos de congelamento, propriedades termofísicas, linguado.
id FURG-7_b2764ffc3c52f32fbce0a254fa3e5992
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/431
network_acronym_str FURG-7
network_name_str Vetor (Online)
repository_id_str
spelling Congelamento de filés de linguado em processo de transmissão de calor unidirecionaltempos de congelamentopropriedades termofísicaslinguadoO objetivo do presente trabalho é a obtenção de dados termofísicos não-existentes sobre o linguado (Paralichthys brasiliensis), seguida da utilização destes para avaliar os tempos de congelamento. A equação diferencial parcial foi resolvida discretizando-se na posição por diferenças finitas, com um programa computacional escrito em linguagem PASCAL, para obtenção da variação de temperaturas no filé de peixe e o tempo de congelamento, usando propriedades obtidas de correlações empíricas. A parte experimental foi desenvolvida através de um módulo de congelamento por contato de placas (MCCP), á semelhança do modelo real industrial, incorporando inclusive detalhes de operação (temperatura inicial e final, resistência de contato, velocidade de troca térmica, tamanho de amostra) que validam os dados experimentais. Toda a operação utilizando compressão mecânica de vapor foi monitorada por um controlador lógico programável (CLP), permitindo leituras das variações das temperaturas das amostras a cada dez segundos. Comparando-se os resultados experimentais dos tempos de congelamento com os estimados, por simulação numérica, obtidos com as propriedades extraídas deste trabalho, observaram-se desvios menores que 3%. Palavras-Chave: tempos de congelamento, propriedades termofísicas, linguado.Universidade Federal do Rio Grande2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/431VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 9 (1999); 7-20VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 9 (1999); 7-202358-34520102-7352reponame:Vetor (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGCopyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenhariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Gilberto ArejanoPinto, Luiz Antonio de Almeida2023-03-22T15:42:35Zoai:periodicos.furg.br:article/431Revistahttps://periodicos.furg.br/vetorPUBhttps://periodicos.furg.br/vetor/oaigmplatt@furg.br2358-34520102-7352opendoar:2023-03-22T15:42:35Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Congelamento de filés de linguado em processo de transmissão de calor unidirecional
title Congelamento de filés de linguado em processo de transmissão de calor unidirecional
spellingShingle Congelamento de filés de linguado em processo de transmissão de calor unidirecional
Corrêa, Gilberto Arejano
tempos de congelamento
propriedades termofísicas
linguado
title_short Congelamento de filés de linguado em processo de transmissão de calor unidirecional
title_full Congelamento de filés de linguado em processo de transmissão de calor unidirecional
title_fullStr Congelamento de filés de linguado em processo de transmissão de calor unidirecional
title_full_unstemmed Congelamento de filés de linguado em processo de transmissão de calor unidirecional
title_sort Congelamento de filés de linguado em processo de transmissão de calor unidirecional
author Corrêa, Gilberto Arejano
author_facet Corrêa, Gilberto Arejano
Pinto, Luiz Antonio de Almeida
author_role author
author2 Pinto, Luiz Antonio de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Gilberto Arejano
Pinto, Luiz Antonio de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv tempos de congelamento
propriedades termofísicas
linguado
topic tempos de congelamento
propriedades termofísicas
linguado
description O objetivo do presente trabalho é a obtenção de dados termofísicos não-existentes sobre o linguado (Paralichthys brasiliensis), seguida da utilização destes para avaliar os tempos de congelamento. A equação diferencial parcial foi resolvida discretizando-se na posição por diferenças finitas, com um programa computacional escrito em linguagem PASCAL, para obtenção da variação de temperaturas no filé de peixe e o tempo de congelamento, usando propriedades obtidas de correlações empíricas. A parte experimental foi desenvolvida através de um módulo de congelamento por contato de placas (MCCP), á semelhança do modelo real industrial, incorporando inclusive detalhes de operação (temperatura inicial e final, resistência de contato, velocidade de troca térmica, tamanho de amostra) que validam os dados experimentais. Toda a operação utilizando compressão mecânica de vapor foi monitorada por um controlador lógico programável (CLP), permitindo leituras das variações das temperaturas das amostras a cada dez segundos. Comparando-se os resultados experimentais dos tempos de congelamento com os estimados, por simulação numérica, obtidos com as propriedades extraídas deste trabalho, observaram-se desvios menores que 3%. Palavras-Chave: tempos de congelamento, propriedades termofísicas, linguado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/431
url https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 9 (1999); 7-20
VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 9 (1999); 7-20
2358-3452
0102-7352
reponame:Vetor (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vetor (Online)
collection Vetor (Online)
repository.name.fl_str_mv Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv gmplatt@furg.br
_version_ 1797041760769146880