Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmoro, Marlon
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779
Resumo: O processo de internacionalização das empresas está baseado principalmente em fatores internos, controláveis e incontroláveis, existentes em cada empresa e a estratégia de internacionalização adotada. Como resultado deste processo observa-se à orientação para mercado externo e a performance exportadora do empreendimento. A partir deste cenário a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico acerca dos fatores internos e das estratégias de internacionalização influenciadores da Orientação para Mercado Externo e da Performance Exportadora. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica. São apresentadas seis proposições, que resultam em um modelo teórico. O modelo teórico apresenta o processo de internacionalização como um sistema de inside – outside, alimentado pelos fatores internos existentes na empresa e a estratégia de internacionalização e resultando na orientação para mercado externo e na performance exportadora.
id FURG-8_87a51e632a813cf669e5f3f5ebb68f1e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/779
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. InternacionalizaçãoOrientação para Mercado ExternoPerformance ExportadoraO processo de internacionalização das empresas está baseado principalmente em fatores internos, controláveis e incontroláveis, existentes em cada empresa e a estratégia de internacionalização adotada. Como resultado deste processo observa-se à orientação para mercado externo e a performance exportadora do empreendimento. A partir deste cenário a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico acerca dos fatores internos e das estratégias de internacionalização influenciadores da Orientação para Mercado Externo e da Performance Exportadora. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica. São apresentadas seis proposições, que resultam em um modelo teórico. O modelo teórico apresenta o processo de internacionalização como um sistema de inside – outside, alimentado pelos fatores internos existentes na empresa e a estratégia de internacionalização e resultando na orientação para mercado externo e na performance exportadora.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2011-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 11 n. 2 (2007); 41-522236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779/275Copyright (c) 2014 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmoro, Marlon2023-03-22T15:44:54Zoai:periodicos.furg.br:article/779Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2023-03-22T15:44:54Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.
title Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.
spellingShingle Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.
Dalmoro, Marlon
Internacionalização
Orientação para Mercado Externo
Performance Exportadora
title_short Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.
title_full Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.
title_fullStr Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.
title_full_unstemmed Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.
title_sort Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.
author Dalmoro, Marlon
author_facet Dalmoro, Marlon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmoro, Marlon
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Orientação para Mercado Externo
Performance Exportadora
topic Internacionalização
Orientação para Mercado Externo
Performance Exportadora
description O processo de internacionalização das empresas está baseado principalmente em fatores internos, controláveis e incontroláveis, existentes em cada empresa e a estratégia de internacionalização adotada. Como resultado deste processo observa-se à orientação para mercado externo e a performance exportadora do empreendimento. A partir deste cenário a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico acerca dos fatores internos e das estratégias de internacionalização influenciadores da Orientação para Mercado Externo e da Performance Exportadora. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica. São apresentadas seis proposições, que resultam em um modelo teórico. O modelo teórico apresenta o processo de internacionalização como um sistema de inside – outside, alimentado pelos fatores internos existentes na empresa e a estratégia de internacionalização e resultando na orientação para mercado externo e na performance exportadora.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779/275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 11 n. 2 (2007); 41-52
2236-7608
0102-7360
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041739370856448