O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Iris Gomes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guarim Neto, Germano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3332
Resumo: O Pantanal apresenta grande diversidade tanto de fauna e flora, bem como sócio-cultural que vem sendo constantemente ameaçada devido a atividades econômicas desenvolvidas na região. Dessa forma, objetivou-se conhecer a concepção ambiental de um grupo de alunos da Escola Estadual Rodrigues Fontes no município de Cáceres-MT sobre o Pantanal, bem como sua importância e conservação. Para a coleta dos dados utilizou-se questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas. Dos 20 alunos pesquisados todos têm sua origem em Mato Grosso sendo que 18 são de Cáceres. Sobre a concepção do pantanal os alunos deram respostas variadas, mas destacaram o pantanal como uma área alagável e “um lugar que tem rios e muitos animais e plantas”. Demonstraram conhecer diversos animais encontrados no Pantanal sendo os mais citados o grupo dos mamíferos (18 representantes), seguido das aves (12 representantes). Já para a flora citaram apenas 16 plantas sendo as mais citadas o aguapé (Eichhornia spp.), com 13 citações e o ipê (Tabebuia spp.), com 8. Os alunos citaram plantas frutíferas comuns na cidade como a manga, côco-da-Bahia, banana e jaca. Estes alunos apresentam um nível satisfatório de conhecimento quanto às questões abordadas e demonstram-se preocupados com a conservação deste bioma, mas ainda são necessários trabalhos inerentes à educação ambiental, principalmente no que se refere à flora pantaneira.
id FURG-9_03600464ebc0ece46cef8d7688567c55
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3332
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.Educação AmbientalAlunosPantanal.O Pantanal apresenta grande diversidade tanto de fauna e flora, bem como sócio-cultural que vem sendo constantemente ameaçada devido a atividades econômicas desenvolvidas na região. Dessa forma, objetivou-se conhecer a concepção ambiental de um grupo de alunos da Escola Estadual Rodrigues Fontes no município de Cáceres-MT sobre o Pantanal, bem como sua importância e conservação. Para a coleta dos dados utilizou-se questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas. Dos 20 alunos pesquisados todos têm sua origem em Mato Grosso sendo que 18 são de Cáceres. Sobre a concepção do pantanal os alunos deram respostas variadas, mas destacaram o pantanal como uma área alagável e “um lugar que tem rios e muitos animais e plantas”. Demonstraram conhecer diversos animais encontrados no Pantanal sendo os mais citados o grupo dos mamíferos (18 representantes), seguido das aves (12 representantes). Já para a flora citaram apenas 16 plantas sendo as mais citadas o aguapé (Eichhornia spp.), com 13 citações e o ipê (Tabebuia spp.), com 8. Os alunos citaram plantas frutíferas comuns na cidade como a manga, côco-da-Bahia, banana e jaca. Estes alunos apresentam um nível satisfatório de conhecimento quanto às questões abordadas e demonstram-se preocupados com a conservação deste bioma, mas ainda são necessários trabalhos inerentes à educação ambiental, principalmente no que se refere à flora pantaneira.Lepidus2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/333210.14295/remea.v18i0.3332REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3332/1996Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Iris GomesGuarim Neto, Germano2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3332Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.
title O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.
spellingShingle O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.
Viana, Iris Gomes
Educação Ambiental
Alunos
Pantanal.
title_short O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.
title_full O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.
title_fullStr O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.
title_full_unstemmed O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.
title_sort O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.
author Viana, Iris Gomes
author_facet Viana, Iris Gomes
Guarim Neto, Germano
author_role author
author2 Guarim Neto, Germano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Iris Gomes
Guarim Neto, Germano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Alunos
Pantanal.
topic Educação Ambiental
Alunos
Pantanal.
description O Pantanal apresenta grande diversidade tanto de fauna e flora, bem como sócio-cultural que vem sendo constantemente ameaçada devido a atividades econômicas desenvolvidas na região. Dessa forma, objetivou-se conhecer a concepção ambiental de um grupo de alunos da Escola Estadual Rodrigues Fontes no município de Cáceres-MT sobre o Pantanal, bem como sua importância e conservação. Para a coleta dos dados utilizou-se questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas. Dos 20 alunos pesquisados todos têm sua origem em Mato Grosso sendo que 18 são de Cáceres. Sobre a concepção do pantanal os alunos deram respostas variadas, mas destacaram o pantanal como uma área alagável e “um lugar que tem rios e muitos animais e plantas”. Demonstraram conhecer diversos animais encontrados no Pantanal sendo os mais citados o grupo dos mamíferos (18 representantes), seguido das aves (12 representantes). Já para a flora citaram apenas 16 plantas sendo as mais citadas o aguapé (Eichhornia spp.), com 13 citações e o ipê (Tabebuia spp.), com 8. Os alunos citaram plantas frutíferas comuns na cidade como a manga, côco-da-Bahia, banana e jaca. Estes alunos apresentam um nível satisfatório de conhecimento quanto às questões abordadas e demonstram-se preocupados com a conservação deste bioma, mas ainda são necessários trabalhos inerentes à educação ambiental, principalmente no que se refere à flora pantaneira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3332
10.14295/remea.v18i0.3332
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3332
identifier_str_mv 10.14295/remea.v18i0.3332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3332/1996
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782973792256