O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3332 |
Resumo: | O Pantanal apresenta grande diversidade tanto de fauna e flora, bem como sócio-cultural que vem sendo constantemente ameaçada devido a atividades econômicas desenvolvidas na região. Dessa forma, objetivou-se conhecer a concepção ambiental de um grupo de alunos da Escola Estadual Rodrigues Fontes no município de Cáceres-MT sobre o Pantanal, bem como sua importância e conservação. Para a coleta dos dados utilizou-se questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas. Dos 20 alunos pesquisados todos têm sua origem em Mato Grosso sendo que 18 são de Cáceres. Sobre a concepção do pantanal os alunos deram respostas variadas, mas destacaram o pantanal como uma área alagável e “um lugar que tem rios e muitos animais e plantas”. Demonstraram conhecer diversos animais encontrados no Pantanal sendo os mais citados o grupo dos mamíferos (18 representantes), seguido das aves (12 representantes). Já para a flora citaram apenas 16 plantas sendo as mais citadas o aguapé (Eichhornia spp.), com 13 citações e o ipê (Tabebuia spp.), com 8. Os alunos citaram plantas frutíferas comuns na cidade como a manga, côco-da-Bahia, banana e jaca. Estes alunos apresentam um nível satisfatório de conhecimento quanto às questões abordadas e demonstram-se preocupados com a conservação deste bioma, mas ainda são necessários trabalhos inerentes à educação ambiental, principalmente no que se refere à flora pantaneira. |
id |
FURG-9_03600464ebc0ece46cef8d7688567c55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3332 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.Educação AmbientalAlunosPantanal.O Pantanal apresenta grande diversidade tanto de fauna e flora, bem como sócio-cultural que vem sendo constantemente ameaçada devido a atividades econômicas desenvolvidas na região. Dessa forma, objetivou-se conhecer a concepção ambiental de um grupo de alunos da Escola Estadual Rodrigues Fontes no município de Cáceres-MT sobre o Pantanal, bem como sua importância e conservação. Para a coleta dos dados utilizou-se questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas. Dos 20 alunos pesquisados todos têm sua origem em Mato Grosso sendo que 18 são de Cáceres. Sobre a concepção do pantanal os alunos deram respostas variadas, mas destacaram o pantanal como uma área alagável e “um lugar que tem rios e muitos animais e plantas”. Demonstraram conhecer diversos animais encontrados no Pantanal sendo os mais citados o grupo dos mamíferos (18 representantes), seguido das aves (12 representantes). Já para a flora citaram apenas 16 plantas sendo as mais citadas o aguapé (Eichhornia spp.), com 13 citações e o ipê (Tabebuia spp.), com 8. Os alunos citaram plantas frutíferas comuns na cidade como a manga, côco-da-Bahia, banana e jaca. Estes alunos apresentam um nível satisfatório de conhecimento quanto às questões abordadas e demonstram-se preocupados com a conservação deste bioma, mas ainda são necessários trabalhos inerentes à educação ambiental, principalmente no que se refere à flora pantaneira.Lepidus2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/333210.14295/remea.v18i0.3332REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3332/1996Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Iris GomesGuarim Neto, Germano2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3332Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO. |
title |
O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO. |
spellingShingle |
O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO. Viana, Iris Gomes Educação Ambiental Alunos Pantanal. |
title_short |
O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO. |
title_full |
O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO. |
title_fullStr |
O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO. |
title_full_unstemmed |
O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO. |
title_sort |
O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO. |
author |
Viana, Iris Gomes |
author_facet |
Viana, Iris Gomes Guarim Neto, Germano |
author_role |
author |
author2 |
Guarim Neto, Germano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Iris Gomes Guarim Neto, Germano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Alunos Pantanal. |
topic |
Educação Ambiental Alunos Pantanal. |
description |
O Pantanal apresenta grande diversidade tanto de fauna e flora, bem como sócio-cultural que vem sendo constantemente ameaçada devido a atividades econômicas desenvolvidas na região. Dessa forma, objetivou-se conhecer a concepção ambiental de um grupo de alunos da Escola Estadual Rodrigues Fontes no município de Cáceres-MT sobre o Pantanal, bem como sua importância e conservação. Para a coleta dos dados utilizou-se questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas. Dos 20 alunos pesquisados todos têm sua origem em Mato Grosso sendo que 18 são de Cáceres. Sobre a concepção do pantanal os alunos deram respostas variadas, mas destacaram o pantanal como uma área alagável e “um lugar que tem rios e muitos animais e plantas”. Demonstraram conhecer diversos animais encontrados no Pantanal sendo os mais citados o grupo dos mamíferos (18 representantes), seguido das aves (12 representantes). Já para a flora citaram apenas 16 plantas sendo as mais citadas o aguapé (Eichhornia spp.), com 13 citações e o ipê (Tabebuia spp.), com 8. Os alunos citaram plantas frutíferas comuns na cidade como a manga, côco-da-Bahia, banana e jaca. Estes alunos apresentam um nível satisfatório de conhecimento quanto às questões abordadas e demonstram-se preocupados com a conservação deste bioma, mas ainda são necessários trabalhos inerentes à educação ambiental, principalmente no que se refere à flora pantaneira. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3332 10.14295/remea.v18i0.3332 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3332 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v18i0.3332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3332/1996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782973792256 |