Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9377 |
Resumo: | Este artigo é oriundo da análise do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, que teve como objetivo investigar a dimensão ambiental dentro desta formação. A metodologia foi de natureza qualitativa descritiva, com dados obtidos pelo estudo de caso, análise de conteúdo documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas pelo aplicativo WhatsApp aos acadêmicos formandos voluntários. Analisou-se o Projeto Pedagógico de Curso e as temáticas ambientais nos conteúdos e disciplinas do curso. Das 129 disciplinas ofertadas, as temáticas ambientais aparecem em 13 disciplinas obrigatórias e 8 optativas. Para os discentes formandos voluntários a dimensão ambiental ficou superficialmente fundamentada e deficiente. Pela percepção do conhecimento discente às questões ambientais, se supõe que esta instituição deva dispor oportunidades de atualização destas temáticas, para ampliação, aperfeiçoamento e especialização universitária. |
id |
FURG-9_27b2718c5aa0e04e9b8921779d668959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9377 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de casoEducação AmbientalGrade CurricularSustentabilidade AmbientalEste artigo é oriundo da análise do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, que teve como objetivo investigar a dimensão ambiental dentro desta formação. A metodologia foi de natureza qualitativa descritiva, com dados obtidos pelo estudo de caso, análise de conteúdo documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas pelo aplicativo WhatsApp aos acadêmicos formandos voluntários. Analisou-se o Projeto Pedagógico de Curso e as temáticas ambientais nos conteúdos e disciplinas do curso. Das 129 disciplinas ofertadas, as temáticas ambientais aparecem em 13 disciplinas obrigatórias e 8 optativas. Para os discentes formandos voluntários a dimensão ambiental ficou superficialmente fundamentada e deficiente. Pela percepção do conhecimento discente às questões ambientais, se supõe que esta instituição deva dispor oportunidades de atualização destas temáticas, para ampliação, aperfeiçoamento e especialização universitária.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/937710.14295/remea.v37i4.9377REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 360-3781517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9377/8405Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalarraga, Vanessa FabricaFrancisco da Paz, MatheusCorrêa, Luciara Bilhalva2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/9377Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso |
title |
Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso |
spellingShingle |
Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso Galarraga, Vanessa Fabrica Educação Ambiental Grade Curricular Sustentabilidade Ambiental |
title_short |
Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso |
title_full |
Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso |
title_fullStr |
Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso |
title_sort |
Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso |
author |
Galarraga, Vanessa Fabrica |
author_facet |
Galarraga, Vanessa Fabrica Francisco da Paz, Matheus Corrêa, Luciara Bilhalva |
author_role |
author |
author2 |
Francisco da Paz, Matheus Corrêa, Luciara Bilhalva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galarraga, Vanessa Fabrica Francisco da Paz, Matheus Corrêa, Luciara Bilhalva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Grade Curricular Sustentabilidade Ambiental |
topic |
Educação Ambiental Grade Curricular Sustentabilidade Ambiental |
description |
Este artigo é oriundo da análise do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, que teve como objetivo investigar a dimensão ambiental dentro desta formação. A metodologia foi de natureza qualitativa descritiva, com dados obtidos pelo estudo de caso, análise de conteúdo documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas pelo aplicativo WhatsApp aos acadêmicos formandos voluntários. Analisou-se o Projeto Pedagógico de Curso e as temáticas ambientais nos conteúdos e disciplinas do curso. Das 129 disciplinas ofertadas, as temáticas ambientais aparecem em 13 disciplinas obrigatórias e 8 optativas. Para os discentes formandos voluntários a dimensão ambiental ficou superficialmente fundamentada e deficiente. Pela percepção do conhecimento discente às questões ambientais, se supõe que esta instituição deva dispor oportunidades de atualização destas temáticas, para ampliação, aperfeiçoamento e especialização universitária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9377 10.14295/remea.v37i4.9377 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9377 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v37i4.9377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9377/8405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 360-378 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781416656896 |