Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galarraga, Vanessa Fabrica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Francisco da Paz, Matheus, Corrêa, Luciara Bilhalva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9377
Resumo: Este artigo é oriundo da análise do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, que teve como objetivo investigar a dimensão ambiental dentro desta formação. A metodologia foi de natureza qualitativa descritiva, com dados obtidos pelo estudo de caso, análise de conteúdo documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas pelo aplicativo WhatsApp aos acadêmicos formandos voluntários. Analisou-se o Projeto Pedagógico de Curso e as temáticas ambientais nos conteúdos e disciplinas do curso. Das 129 disciplinas ofertadas, as temáticas ambientais aparecem em 13 disciplinas obrigatórias e 8 optativas. Para os discentes formandos voluntários a dimensão ambiental ficou superficialmente fundamentada e deficiente. Pela percepção do conhecimento discente às questões ambientais, se supõe que esta instituição deva dispor oportunidades de atualização destas temáticas, para ampliação, aperfeiçoamento e especialização universitária.
id FURG-9_27b2718c5aa0e04e9b8921779d668959
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9377
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de casoEducação AmbientalGrade CurricularSustentabilidade AmbientalEste artigo é oriundo da análise do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, que teve como objetivo investigar a dimensão ambiental dentro desta formação. A metodologia foi de natureza qualitativa descritiva, com dados obtidos pelo estudo de caso, análise de conteúdo documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas pelo aplicativo WhatsApp aos acadêmicos formandos voluntários. Analisou-se o Projeto Pedagógico de Curso e as temáticas ambientais nos conteúdos e disciplinas do curso. Das 129 disciplinas ofertadas, as temáticas ambientais aparecem em 13 disciplinas obrigatórias e 8 optativas. Para os discentes formandos voluntários a dimensão ambiental ficou superficialmente fundamentada e deficiente. Pela percepção do conhecimento discente às questões ambientais, se supõe que esta instituição deva dispor oportunidades de atualização destas temáticas, para ampliação, aperfeiçoamento e especialização universitária.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/937710.14295/remea.v37i4.9377REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 360-3781517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9377/8405Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalarraga, Vanessa FabricaFrancisco da Paz, MatheusCorrêa, Luciara Bilhalva2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/9377Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
title Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
spellingShingle Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
Galarraga, Vanessa Fabrica
Educação Ambiental
Grade Curricular
Sustentabilidade Ambiental
title_short Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
title_full Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
title_fullStr Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
title_full_unstemmed Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
title_sort Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
author Galarraga, Vanessa Fabrica
author_facet Galarraga, Vanessa Fabrica
Francisco da Paz, Matheus
Corrêa, Luciara Bilhalva
author_role author
author2 Francisco da Paz, Matheus
Corrêa, Luciara Bilhalva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galarraga, Vanessa Fabrica
Francisco da Paz, Matheus
Corrêa, Luciara Bilhalva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Grade Curricular
Sustentabilidade Ambiental
topic Educação Ambiental
Grade Curricular
Sustentabilidade Ambiental
description Este artigo é oriundo da análise do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, que teve como objetivo investigar a dimensão ambiental dentro desta formação. A metodologia foi de natureza qualitativa descritiva, com dados obtidos pelo estudo de caso, análise de conteúdo documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas pelo aplicativo WhatsApp aos acadêmicos formandos voluntários. Analisou-se o Projeto Pedagógico de Curso e as temáticas ambientais nos conteúdos e disciplinas do curso. Das 129 disciplinas ofertadas, as temáticas ambientais aparecem em 13 disciplinas obrigatórias e 8 optativas. Para os discentes formandos voluntários a dimensão ambiental ficou superficialmente fundamentada e deficiente. Pela percepção do conhecimento discente às questões ambientais, se supõe que esta instituição deva dispor oportunidades de atualização destas temáticas, para ampliação, aperfeiçoamento e especialização universitária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9377
10.14295/remea.v37i4.9377
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9377
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i4.9377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9377/8405
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 360-378
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781416656896