AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Lia da Costa Alvim
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nogueira, Selene Siqueira da Cunha, Nogueira-Filho, Sérgio Luiz Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3834
Resumo: O presente estudo testou quatro metodologias em educação ambiental e duas formas de avaliação: a) atividades somente em sala de aula; b) atividades durante visita a uma Unidade de Conservação; c) atividades durante visita ao Centro de Estudos e Recuperação de Bradypus (Bicho-preguiça) e d) atividades durante sala de aula e visita a uma Unidade de Conservação. Foram quantificados o conhecimento, os sentimentos, os valores e as atitudes dos quatro grupos analisados, utilizando-se questionários antes e após os tratamentos. Para quantificar as mudanças de sentimentos e valores fez-se uso de um método de escalas de sentimentos. Os resultados obtidos permitiram concluir que os tratamentos que levam os alunos ao contato direto com a Mata Atlântica e seus animais são os que melhores resultados apresentam, pois reúnem aumento de conhecimento e mudanças de valores e sentimentos.
id FURG-9_618c2f4d6633aa06fc8ed5e29651ce17
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3834
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALAvaliação da aprendizagemensino-aprendizagemetologia aplicada.O presente estudo testou quatro metodologias em educação ambiental e duas formas de avaliação: a) atividades somente em sala de aula; b) atividades durante visita a uma Unidade de Conservação; c) atividades durante visita ao Centro de Estudos e Recuperação de Bradypus (Bicho-preguiça) e d) atividades durante sala de aula e visita a uma Unidade de Conservação. Foram quantificados o conhecimento, os sentimentos, os valores e as atitudes dos quatro grupos analisados, utilizando-se questionários antes e após os tratamentos. Para quantificar as mudanças de sentimentos e valores fez-se uso de um método de escalas de sentimentos. Os resultados obtidos permitiram concluir que os tratamentos que levam os alunos ao contato direto com a Mata Atlântica e seus animais são os que melhores resultados apresentam, pois reúnem aumento de conhecimento e mudanças de valores e sentimentos.Lepidus2013-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/383410.14295/remea.v20i0.3834REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3834/2284Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Lia da Costa AlvimNogueira, Selene Siqueira da CunhaNogueira-Filho, Sérgio Luiz Gama2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3834Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Alvarenga, Lia da Costa Alvim
Avaliação da aprendizagem
ensino-aprendizagem
etologia aplicada.
title_short AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Alvarenga, Lia da Costa Alvim
author_facet Alvarenga, Lia da Costa Alvim
Nogueira, Selene Siqueira da Cunha
Nogueira-Filho, Sérgio Luiz Gama
author_role author
author2 Nogueira, Selene Siqueira da Cunha
Nogueira-Filho, Sérgio Luiz Gama
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Lia da Costa Alvim
Nogueira, Selene Siqueira da Cunha
Nogueira-Filho, Sérgio Luiz Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
ensino-aprendizagem
etologia aplicada.
topic Avaliação da aprendizagem
ensino-aprendizagem
etologia aplicada.
description O presente estudo testou quatro metodologias em educação ambiental e duas formas de avaliação: a) atividades somente em sala de aula; b) atividades durante visita a uma Unidade de Conservação; c) atividades durante visita ao Centro de Estudos e Recuperação de Bradypus (Bicho-preguiça) e d) atividades durante sala de aula e visita a uma Unidade de Conservação. Foram quantificados o conhecimento, os sentimentos, os valores e as atitudes dos quatro grupos analisados, utilizando-se questionários antes e após os tratamentos. Para quantificar as mudanças de sentimentos e valores fez-se uso de um método de escalas de sentimentos. Os resultados obtidos permitiram concluir que os tratamentos que levam os alunos ao contato direto com a Mata Atlântica e seus animais são os que melhores resultados apresentam, pois reúnem aumento de conhecimento e mudanças de valores e sentimentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3834
10.14295/remea.v20i0.3834
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3834
identifier_str_mv 10.14295/remea.v20i0.3834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3834/2284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783564140544