AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3834 |
Resumo: | O presente estudo testou quatro metodologias em educação ambiental e duas formas de avaliação: a) atividades somente em sala de aula; b) atividades durante visita a uma Unidade de Conservação; c) atividades durante visita ao Centro de Estudos e Recuperação de Bradypus (Bicho-preguiça) e d) atividades durante sala de aula e visita a uma Unidade de Conservação. Foram quantificados o conhecimento, os sentimentos, os valores e as atitudes dos quatro grupos analisados, utilizando-se questionários antes e após os tratamentos. Para quantificar as mudanças de sentimentos e valores fez-se uso de um método de escalas de sentimentos. Os resultados obtidos permitiram concluir que os tratamentos que levam os alunos ao contato direto com a Mata Atlântica e seus animais são os que melhores resultados apresentam, pois reúnem aumento de conhecimento e mudanças de valores e sentimentos. |
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AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALAvaliação da aprendizagemensino-aprendizagemetologia aplicada.O presente estudo testou quatro metodologias em educação ambiental e duas formas de avaliação: a) atividades somente em sala de aula; b) atividades durante visita a uma Unidade de Conservação; c) atividades durante visita ao Centro de Estudos e Recuperação de Bradypus (Bicho-preguiça) e d) atividades durante sala de aula e visita a uma Unidade de Conservação. Foram quantificados o conhecimento, os sentimentos, os valores e as atitudes dos quatro grupos analisados, utilizando-se questionários antes e após os tratamentos. Para quantificar as mudanças de sentimentos e valores fez-se uso de um método de escalas de sentimentos. Os resultados obtidos permitiram concluir que os tratamentos que levam os alunos ao contato direto com a Mata Atlântica e seus animais são os que melhores resultados apresentam, pois reúnem aumento de conhecimento e mudanças de valores e sentimentos.Lepidus2013-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/383410.14295/remea.v20i0.3834REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3834/2284Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Lia da Costa AlvimNogueira, Selene Siqueira da CunhaNogueira-Filho, Sérgio Luiz Gama2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3834Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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