Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5051 |
Resumo: | Com o objetivo de conhecer a inserção da educação ambiental nas escolas públicas estaduais de ensino fundamental em Aracaju – Sergipe, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal de Sergipe no parecer 646.717, foi desenvolvida pesquisa de natureza exploratória e descritiva com coleta de dados junto a 54 professores de 12 escolas, com aplicação de questionários que, procedida a análise, revelaram que a temática meio ambiente vem sendo incluída de forma transversal, mas com dificuldades para o estabelecimento de um trabalho interdisciplinar contínuo e permanente. Os resultados apontam que 66,6% desconhecem os Parâmetros Curriculares Nacionais e 87% desconhecem as Diretrizes Curriculares para Educação Ambiental. Conclui-se que há necessidade de formação continuada para nivelamento dos conhecimentos. |
id |
FURG-9_68adcdb81ea9c8d6d468d15124069ee7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5051 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – SergipeEducação AmbientalEscolasInterdisciplinarCom o objetivo de conhecer a inserção da educação ambiental nas escolas públicas estaduais de ensino fundamental em Aracaju – Sergipe, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal de Sergipe no parecer 646.717, foi desenvolvida pesquisa de natureza exploratória e descritiva com coleta de dados junto a 54 professores de 12 escolas, com aplicação de questionários que, procedida a análise, revelaram que a temática meio ambiente vem sendo incluída de forma transversal, mas com dificuldades para o estabelecimento de um trabalho interdisciplinar contínuo e permanente. Os resultados apontam que 66,6% desconhecem os Parâmetros Curriculares Nacionais e 87% desconhecem as Diretrizes Curriculares para Educação Ambiental. Conclui-se que há necessidade de formação continuada para nivelamento dos conhecimentos.Lepidus2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/505110.14295/remea.v0i0.5051REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2016: Edição especial: Educação Ambiental na experiência escolar; 41-651517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5051/4345Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rose CleidePardo, Maria Benedita LimaIsrael, Vera Lúcia2020-11-16T20:56:35Zoai:periodicos.furg.br:article/5051Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe |
title |
Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe |
spellingShingle |
Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe Santos, Rose Cleide Educação Ambiental Escolas Interdisciplinar |
title_short |
Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe |
title_full |
Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe |
title_fullStr |
Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe |
title_full_unstemmed |
Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe |
title_sort |
Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe |
author |
Santos, Rose Cleide |
author_facet |
Santos, Rose Cleide Pardo, Maria Benedita Lima Israel, Vera Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Pardo, Maria Benedita Lima Israel, Vera Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rose Cleide Pardo, Maria Benedita Lima Israel, Vera Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Escolas Interdisciplinar |
topic |
Educação Ambiental Escolas Interdisciplinar |
description |
Com o objetivo de conhecer a inserção da educação ambiental nas escolas públicas estaduais de ensino fundamental em Aracaju – Sergipe, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal de Sergipe no parecer 646.717, foi desenvolvida pesquisa de natureza exploratória e descritiva com coleta de dados junto a 54 professores de 12 escolas, com aplicação de questionários que, procedida a análise, revelaram que a temática meio ambiente vem sendo incluída de forma transversal, mas com dificuldades para o estabelecimento de um trabalho interdisciplinar contínuo e permanente. Os resultados apontam que 66,6% desconhecem os Parâmetros Curriculares Nacionais e 87% desconhecem as Diretrizes Curriculares para Educação Ambiental. Conclui-se que há necessidade de formação continuada para nivelamento dos conhecimentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5051 10.14295/remea.v0i0.5051 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5051 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.5051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5051/4345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2016: Edição especial: Educação Ambiental na experiência escolar; 41-65 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784939872256 |