PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alberto Dias Vieira da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mendonça, Ana Waley, Marcomin, Fátima Elizabeti, Mazzuco, Kátia Teresinha Mateus, Becker, Randel Robson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3188
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com uma amostra de profissionais que nela atuam na busca de subsidiar programas de Educação Ambiental (EA). Pauta-se na pesquisa quali-quantitativa, elegendo a percepção ambiental como pano de fundo para identificação dos modos de perceber a questão ambiental e sinalização de possíveis estratégias a serem adotadas em processos interventivos na universidade. Dentre os resultados, destaca-se a representação de meio ambiente como natureza a ser preservada e apreciada, seguindo as concepções de Sauvé (1996). Dentre as principais preocupações e cuidados estão questões pertinentes à redução dos níveis de consumo de água, papel, energia e lixo. Os participantes, em sua maioria, consideram importante discutir a questão ambiental na universidade; afirmam que o contato com as questões ambientais emerge, preponderantemente, da influência de recursos midiáticos e indicam as palestras como principal estratégia interventiva educativa. Contudo, a ação na universidade requer um novo olhar para a conduta humana com vistas à sustentabilidade planetária.
id FURG-9_7f2f889c90a7040fcb79c5211abe5634
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3188
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADEPercepção ambientalEducação AmbientalUniversidade.Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com uma amostra de profissionais que nela atuam na busca de subsidiar programas de Educação Ambiental (EA). Pauta-se na pesquisa quali-quantitativa, elegendo a percepção ambiental como pano de fundo para identificação dos modos de perceber a questão ambiental e sinalização de possíveis estratégias a serem adotadas em processos interventivos na universidade. Dentre os resultados, destaca-se a representação de meio ambiente como natureza a ser preservada e apreciada, seguindo as concepções de Sauvé (1996). Dentre as principais preocupações e cuidados estão questões pertinentes à redução dos níveis de consumo de água, papel, energia e lixo. Os participantes, em sua maioria, consideram importante discutir a questão ambiental na universidade; afirmam que o contato com as questões ambientais emerge, preponderantemente, da influência de recursos midiáticos e indicam as palestras como principal estratégia interventiva educativa. Contudo, a ação na universidade requer um novo olhar para a conduta humana com vistas à sustentabilidade planetária.Lepidus2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/318810.14295/remea.v27i0.3188REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3188/1852Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alberto Dias Vieira daMendonça, Ana WaleyMarcomin, Fátima ElizabetiMazzuco, Kátia Teresinha MateusBecker, Randel Robson2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3188Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
title PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
spellingShingle PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
Silva, Alberto Dias Vieira da
Percepção ambiental
Educação Ambiental
Universidade.
title_short PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
title_full PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
title_fullStr PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
title_sort PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
author Silva, Alberto Dias Vieira da
author_facet Silva, Alberto Dias Vieira da
Mendonça, Ana Waley
Marcomin, Fátima Elizabeti
Mazzuco, Kátia Teresinha Mateus
Becker, Randel Robson
author_role author
author2 Mendonça, Ana Waley
Marcomin, Fátima Elizabeti
Mazzuco, Kátia Teresinha Mateus
Becker, Randel Robson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alberto Dias Vieira da
Mendonça, Ana Waley
Marcomin, Fátima Elizabeti
Mazzuco, Kátia Teresinha Mateus
Becker, Randel Robson
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção ambiental
Educação Ambiental
Universidade.
topic Percepção ambiental
Educação Ambiental
Universidade.
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com uma amostra de profissionais que nela atuam na busca de subsidiar programas de Educação Ambiental (EA). Pauta-se na pesquisa quali-quantitativa, elegendo a percepção ambiental como pano de fundo para identificação dos modos de perceber a questão ambiental e sinalização de possíveis estratégias a serem adotadas em processos interventivos na universidade. Dentre os resultados, destaca-se a representação de meio ambiente como natureza a ser preservada e apreciada, seguindo as concepções de Sauvé (1996). Dentre as principais preocupações e cuidados estão questões pertinentes à redução dos níveis de consumo de água, papel, energia e lixo. Os participantes, em sua maioria, consideram importante discutir a questão ambiental na universidade; afirmam que o contato com as questões ambientais emerge, preponderantemente, da influência de recursos midiáticos e indicam as palestras como principal estratégia interventiva educativa. Contudo, a ação na universidade requer um novo olhar para a conduta humana com vistas à sustentabilidade planetária.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3188
10.14295/remea.v27i0.3188
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3188
identifier_str_mv 10.14295/remea.v27i0.3188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3188/1852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782862643200